sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Adeus 2011, Bem-vindo 2012!

Muita prosperidade, ventura, saúde, menor austeridade, muitos golos e triunfos a favor dos  nossos craques, são os votos do Olheiro Bonjardim para todos vós, mesmo para aqueles que (ainda) não torcem pelos nossos. Quem é amigo?

Um Réveillon em grande! Entrem em 2012, preferencialmente com os dois pés, mas sem falta, hein?!

Feliz Ano Novo!

sábado, 24 de dezembro de 2011

O Olheiro Bonjardim...

Deseja à equipa de craques, à UDPF e simpatizantes, aos cerca de 10 leitores assíduos e a todos os demais...

Um Feliz Natal 2011!!!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

TPC Férias de Natal

Este post é totalmente dedicado à maltinha, à rapaziada (mesmo) jovem.

Encarem-no com a admiração espontânea e assustadora que vos assombra, como que acabados de receber a notícia de um teste surpresa. Uma prova de diagnóstico à perspicácia, humor e sobretudo à vossa imaginação.

6 excitantes temas que, aposto, tanto adoram como a Matemática, História, Geografia, Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e, o mais chato, Futebol...

Então reza assim: lanço à demanda 1 questão de cada disciplina ou combinadas e proponho-me desafiá-los a conseguir as melhores respostas. Privilegia-se a objectividade e a criatividade.

Identifiquem-se com o vosso nome ou com um pseudónimo (nome falso) nas respostas para o e-mail do Olheiro Bonjardim (consultar perfil na barra do lado direito) ou através de comentários* neste post, até ao próximo dia 31 de Dezembro. Os resultados (incluindo as respostas correctas) são tornados públicos posteriormente, com a indicação do nome ou pseudónimo, se preferirem manter o anonimato.

Não há prémios, que os tempos são de austeridade. Só menções honrosas.

1ª Questão/Matemática - Começou a chover torrencialmente num treino e só há um balneário disponível para se abrigarem. Sabendo que o balneário pode levar 20 atletas infantis ou 24 atletas benjamins e tendo em conta que os 15 primeiros atletas que nele entraram são infantis, qual é o número de benjamins que ainda pode entrar?

2ª Questão/História - A 25 de Julho de 1139 deu-se uma das batalhas mais marcantes da História de Portugal. De que batalha se trata? Na tua opinião, que táctica achas que D. "Não Sei Das Quantas" utilizou para vencer o adversário e porquê?

3ª Questão/Geografia - Que rio nasce na Póvoa da Galega e desagoa no "Mar da Palha"?

4ª Questão/Língua Portuguesa - Mantendo numa só frase a afirmação: "Pela União: lutar, lutar, lutar!", altera-a para os tempos verbais do modo indicativo presente, futuro e gerúndio.

5ª Questão/Ciências da Natureza - Em sentido figurado, qual será para ti o habitat natural de um jogador da União Desportiva de Ponte de Frielas?

6ª Questão/Futebol - José Marca Dor, é um avançado exímio. Marca golos atrás de golos, é imparável e cobiçado por grandes emblemas mundiais. Todavia, para além das suas qualidades de jogador, desenvolveu o estranho dom de adivinhar todos os resultados dos jogos de futebol em que participa, mesmo antes de começarem. Qual o seu segredo para garantir 100% de fiabilidade dos resultados dos jogos sem errar?

Peçam ajuda aos graúdos, se assim o entenderem ou sentirem dificuldades. Ou então não: ajudem-nos a eles. Formem equipas.

Participem!

Duvidas para o e-mail do Olheiro.

* Alvo de análise prévia, só serão tornados públicos após aquela data e não necessariamente sob a forma de comentário.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Convívio de Natal 2011 da UDPF

Bar aberto, em regime all inclusive/
Agarra-me, quando puderes.
Foi no passado Domingo, na zona de Montemor, decorreu das tantas às tantas e contou com muita animação, comida, bebida, diversão, bebida, comida, futebol, bebida, comida, música, comida, bebida...

Espaço amplo e generoso, ideal para manifestações do género, com parque de estacionamento adaptado a campo da bola ou vice-versa.

A organização está de parabéns! E pela quantidade dos presentes, não aparentou ser tarefa fácil. Cansativa, no mínimo.

Venham mais, connosco lá! A repetir, decididamente.

Já referi comida e bebida?!

PontiRifas - Lotaria de Natal

Andou ontem à roda.

O n.º escrutinado para 1.º prémio foi o seguinte: 41153

Verifiquem os vossas apostas. Vale um (bem recheado) cabaz de Natal!

Resultados Lotaria de Natal

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Vai uma horilka?

Depois da Rússia, a Ucrânia, terra dos Cossacos, cuja independência da antiga União Soviética foi declarada a 24 de Agosto de 1991 e posteriormente reconhecida precisamente a 25 de Dezembro daquele mesmo ano, fazendo em breve 20 Primaveras. E atiram, V. Exas, o barro à parede: "É dia de Natal, pá!". Exacto, normalmente é... a menos que sejam oriundos de países eslavos, cuja calendarização se baseava no calendário juliano. Nestes, a festividade em causa comemora-se a 7 de Janeiro, ou seja, quando nós não eslavos, não ortodoxos, acabarmos de comemorar o Natal de 2011, eles prestam-se a festejar o de 2012.

Mas, cinjamo-nos ao que realmente é importante: os nossos craques, que são assunto prioritário, aguçam discussões e ribombam a oriente, na Crimeia e arredores, nação de futebol também, ou não fosse co-organizadora (com a vizinha Polónia) do Euro 2012, ainda que estreante ao nível de participações na mais importante competição europeia no que reporta às selecções.

Assim, de repente, por analogia, destacam-se duas correspondências em relação à nossa equipa: 1ª, são vistos como outsiders em relação aos seus (e pelos seus) mais directos adversários; 2ª, contam festejar a 7 de Janeiro. Nós também, em casa, com mais uma vitória.

Prepare-se a ialenka e venham de lá 2 horilkas e, já agora, um frango do campo, à Kiev, que no do Bonjardim só esporádicos deslizes e escassas desatenções. Frangos é que não!

Ласкаво просимо, повертаючись. Завжди підтримуйте нашу команду. Kурорти необхідності...

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Época 2011/12 - Por Toutatis! Eles somam e seguem!

As grandes exibições dos nossos artistas têm tido reflexo nos respectivos resultados desportivos.

Em jeito de balanço de final de ano, os números falam por si:
  • 17 jogos realizados (oficiais e não oficiais), 13 vitórias, 2 empates, 2 derrotas (ambas com a mesma equipa, Sporting Clube de Portugal), 89 golos marcados, 34 sofridos;
  • 1.º classificado (no respectivo escalão) do 4.º Torneio Mário Reis Futebol Jovem, organizado pela União Deportiva e Recreativa de Algés;
  • À 8ª jornada da série 3, do campeonato distrital da AFL, ocupa a 4ª posição, a 3 pontos dos 1.º e 2.º classificados, Sporting Clube de Portugal e Grupo Sportivo de Loures, respectivamente, com 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota, evidenciando-se como a 3ª melhor defesa (12 golos sofridos) e o 4.º melhor ataque (39 golos marcados).
Qual pequena aldeia gaulesa, os nossos "Astérix & Obélix" vão contendo, com gradual eficacia, as adversidades impostas pelos seus oponentes, impondo-se com uma natural e progressiva mestria, onde a  única poção mágica utilizada passa sobretudo pela confluência de factores como a humildade, crença e uma crescente auto-estima, que já se tornaram reflexo dos nossos craques e equipa técnica, no fundo, da nossa União.

Que se cuidem os "Romanos"...

Parabéns, equipa!

Mais estatísticas no Zero Zero

domingo, 18 de dezembro de 2011

Clube Atlético e Cultural B 1 - 4 UDPF - Lição de bom futebol

À 8ª jornada do campeonato distrital da AFL, o último jogo oficial de 2011, reservou-nos (mais) um excelente espectaculo de futebol, onde o controlo e consistência dos nossos craques se evidenciaram desde o 1.º minuto de jogo.

Pressão alta, muita personalidade e crença na vitória foram tónicos absolutamente irresistíveis para atingir o melhor objectivo possível, i.e., mais 3 pontos na tabela classificativa.

De uma forma geral, a nossa equipa ganhou desde cedo ascendente à equipa adversária, dominando sobretudo o meio campo adversário, por forma a bloquear-lhes a respectiva organização de jogo. E, com maior ou menor dificuldade, conseguiu, com distinção, levar a cabo esse intento. Prova disso foi o facto do Clube Atlético e Cultural apenas ter conseguido chegar à nossa baliza por intermédio de jogadas fruto de bola parada, nomeadamente através de livres e cantos.

A contrário, o futebol praticado pela nossa equipa foi mais atractivo e eficaz, com jogadas de futebol corrido a toda a largura, previligiando as alas com circulação de bola  para a zona central, tendo a 1ª parte terminado com a vantagem mínima, a nosso favor que, em face às oportunidades criadas, até pecou por escassa.

A segunda metade iniciou com um esperado crescendo da equipa contrária que, com o decurso da partida, foi esmorecendo contra a eficaz barreira defensiva dos nossos atletas, aliada a um querer obstinado e perseverante muito forte, chegando com mérito aos 0-3, apenas contrariado com o tento de honra na sequência de canto e pelo 1-4 com que finalizou o jogo, numa vitória totalmente merecida em prol de uma União cada vez mais sólida.

Os marcadores de serviço foram Diogo Nobre (hat-trick) e Miguel Loureiro.

Fomos melhores e provámo-lo integralmente: tão importante como aceitar a derrota com dignidade é saber ganhar com honorabilidade e respeito.

Em grande, equipa!

Mais resultados em Zero Zero

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Um pouco de História

O que há em comum entre a assinatura do Tratado Atlântico Norte, em Washington, dando origem à NATO; a proclamação da República Popular da China com Mao Tse-tung como líder; a atribuição do Nobel da Medicina ao nosso compatriota, Egas Moniz; o anuncio oficial da Irlanda como República independente; a antiga União Soviética desenvolve e testa a sua 1ª bomba atómica; o Óscar para "Hamlet" e o lançamento do Mercedes 170D?

Antes que não se escusem a respostas para além da racionalidade, imaginação e criatividade admissíveis, eu adianto-me: um número primo, o MCMXLIX. Convertam-no para árabe e resolvem a “charada”.

Exacto: um ano, meus caros.  E qual? 1949.

Precisamente o atribuído à fundação do nosso clube: União Desportiva de Ponte de Frielas, que nasceu da fusão entre o Grupo Desportivo de Ponte de Frielas (1949) e o Romeira Social Clube de Recreio e Cultura (1967).

Do 1.º, herdou a data, o símbolo e a devoção a uma só modalidade desportiva, o futebol.

Do 2.º, o legado de um passado ecléctico, filantrópico até, dedicado não só à prática desportiva relacionada com as demais vertentes que deteve (federadas ou não), nomeadamente futebol, ténis de mesa, basquetebol, voleibol, atletismo, xadrez e damas, que incluiu não só a dinamização da actividade desportiva com especial ênfase para as crianças e jovens, como também a uma componente social no auxílio a pessoas/publicos desfavorecidos ou com mais dificuldades.

A União Desportiva de Ponte de Frielas confunde-se com a própria localidade que lhe dá nome e, volvidas mais de 6 décadas após o nascimento da 1ª agremiação que lhe deu corpo, continua, todos os anos, a receber e a formar atletas, passando por todos os escalões de futebol, incluindo escolas de formação e seniores femininos.

Clube humilde e "familiar" cuja existência e subsistência resulta duma conjunção de factores que se repartem, com maior ou menor peso e entre outros, na persistência, altruísmo, carolice e afeição dos respectivos dirigentes e demais funcionários da colectividade, atletas, treinadores, associados e simpatizantes, a quem o Bonjardim exerce uma especial empatia e atracção que só quem as vive e sente, as compreende.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

UDPF 5 - 0 Sociedade Recreativa Catujalense - Vitória sem contestação

Manhã de chuva e nevoeiro, que não revelou a presença de nenhum D. Sebastião. Nem foi necessário. Os nossos craques chegaram e bastaram para garantir a 5ª vitória consecutiva (7ª, contando com jogos não oficiais) no Campeonato Distrital da AFL.

Não obstante o resultado alcançado, a nossa equipa entrou para o período complementar da partida com a vantagem mínima, muito por fruto da muralha defensiva instalada no último terço do terreno adversário que, resistindo à toada, foi adiando o inevitável.

Os goleadores do dia foram: Henrique Lopes, André Filipe, Rodrigo Braga, José Maciel e Vasco Pereira.

Mantendo o ímpeto, a alma, e sempre revelando um querer muito forte e personalizado, os nossos jovens craques vão fazendo História e, por ora, já se instalaram, isolados, no 4.º lugar da classificação geral. Efémero? Talvez, mas neste momento é nosso. E merecidamente.

Desfrutem, rapazes.

Próximo embate: Clube Atlético e Cultural, actual 1.º classificado.

Força, equipa!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

UDPF 8 - 1 Atlético Clube Tojal - Jogo de treino

Ainda que de um jogo de treino se tenha tratado, foi a 6.ª partida seguida sem conhecer outra realidade que não seja a vitória, com 41 golos marcados e 7 sofridos.

Os marcadores foram os seguintes craques: Henrique Lopes (2), Gabriel Gonçalves (2), Miguel Loureiro, Gonçalo Gonçalves, Eduardo Evangelista.

A manter, artístas! Sintam-se desafiados.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Petroleum & futebol: Que relação?

Toda, meus caros. Numa palavra: dinheiro. Em duas? Muito dinheiro!

Sobretudo se nos referimos a países que constituem o chamado Médio Oriente, termo utilizado à área geográfica que circunda as partes leste e sul do Mar Mediterrâneo e que se estende até ao Golfo Pérsico. No caso, reportemo-nos ao Catar.

Nação próspera em crude refinado e gaz natural, sinónimo de muita capacidade financeira para aquisições de vulto no âmbito do desporto rei que, e sobretudo nas últimas 2 décadas, têm proliferado em clubes como, Al-Sailiya Sport Club, Al-Rayyan Sports Club, Al-Gharafa Sports Club, Al-Kagoy Tah Sports Club ou mesmo Al-Arabi Sports Club. Exemplos disso são nomes como Josep Guardiola, Gabriel Batistuta, Stefan Effenberg, João Tomás, Franck Lebœuf, Romário, Frank e Ronald de Boer, etc.

Exacto. Perspicazes, hein? Há portugueses em cena. O jogador que actualmente enverga a camisola do Rio Ave fez sucesso naquele país nos anos 2006/2007, tendo inclusivamente jogando em 2 dos clubes acima referenciados, marcando um total de 29 golos em 28 jogos. Nada mau para o Catar e região circundante ao Estreito de Ormuz.

Porém, razoável para a região de Ponte de Frielas e imediações da Ribeira de Frielas/Póvoa, quando confrontados aqueles números com os actuais dados estatísticos dos nossos craques: 72 golos marcados em 14 jogos. Média de 5,14 golos por partida, à razão de 4,23 tentos per capita!

São indicadores que tornam crível que a busca por jogadores portugueses talentosos, se estenda  novamente a ocidente, mais concretamente a território circunscrito ou adjacente à várzea de Loures, entre o km 4 e 5 da A8, região particularmente profícua no género.

Aos desatentos e ao contrário do que eventualmente possa parecer relativamente a todos os demais, o 4º clube acima referenciado, não existe. Não consegui resistir...

!ترحيب! دعم النجوم لدينا! نحن بحاجة إلى غرف تغيير الملابس الجديدة! أعود

Jogo de treino com o Atletico Clube Tojal

Amanhã, feriado da Imaculada Conceição, pelas 11.00, no nosso recinto desportivo.

Mantém-se o treino da tarde, às 18.10.

Cachecois ao alto... ou no pescoço que o frio aperta!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sport Clube Frielas 0 - 9 UDPF - Hegemonia total

Dia de berby na (ainda) freguesia de Frielas, cujos  5,63 km² de área começam a ser curtos para o talento da nossa equipa que, mais uma vez, demonstrou grande consistência e capacidade de finalização, sobretudo num piso sempre complicado como o do campo da Corredoura.

À semelhança do tem vindo a suceder nas últimas partidas, a pressão alta dos nossos craques logo à saída de jogo do adversário alicercou-se como uma das notas dominante do encontro, mantendo os oponentes afastados da nossa baliza praticamente toda a partida (recordo apenas um registo de livre e quase no final da partida), o que contribuiu em muito para a preponderância absoluta e para um jogo descansado no que reporta aos nossos guarda-redes de serviço.

Os goleadores foram Diogo Nobre (5 remates certeiros!), José Maciel, Henrique Lopes, Afonso Simão e Rodrigo Braga.

Em frente, rapazes! Próximo "nível": Sociedade Recreativa Catujalense.

Outros resultados e classificações no local do costume Zero Zero

UDPF 6 - 3 Grupo Sportivo de Loures - Jogo de treino

Como previsto, no passado dia 1, o Bonjardim acolheu o jogo de treino da nossa equipa contra o vizinho Grupo Sportivo de Loures, numa partida onde a nossa formação contou - e bem - com a utilização de jogadores habitualmente menos utilizados, nomeadamente ao nível do campeonato distrital da AFL.

Apesar de se tratar de um jogo de treino, a partida contou com bons momentos de futebol de parte a parte, quer no plano colectivo, quer no individual, sendo que a supermacia da nossa equipa nunca foi colocada em causa.

Saliente-se, que a formação adversária que se deslocou ao complexo desportivo do Bonjardim, não será a mesma que iremos defrontar na 12ª jornada, até porque, praticamente à mesma hora deste jogo, decorria em Loures o jogo em atraso da 1ª jornada e que opunha o Grupo Sportivo de Loures e a Sociedade Musical e Desportiva de Caneças.

Os nossos marcadores de serviço foram Diogo Nobre (3), André Filipe, Rodrigo Braga e Miguel Loureiro.

Força, equipa!

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Estatísticas...

No futebol, valem o que valem, é certo. Todavia, permitem efectuar análises interpretativas em função dos dados existentes, cujas conclusões podem conduzir a uma melhor compreensão das situações alvo dessa observação, originando mecânismos de correcção, continuidade, ou implementação de métodologias de organização que permitam atingir resultados mais favoráveis.

Desta forma e em comparação com a época passada, à 5ª jornada resulta o seguinte:

2011/2012
  • 5.º classificado (10 pontos), 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota, 11 golos sofridos/21 golos marcados (o calendário apresenta 1 resultado em atraso, sem influencia na actual classificação da nossa equipa)
  • 4ª melhor defesa, ex aequo com o Sport Clube Sacavenense;
  • 4 º melhor ataque, ex aequo com o Grupo Sportivo de Loures.
2010/2011
  • 11.º classificado (3 pontos), 1 vitória e 4 derrotas, 17 golos sofridos/13 golos marcados;
  • 8ª melhor defesa;
  • 8 º melhor ataque, ex aequo com o Grupo Sportivo de Loures.
As diferenças são óbvias e demostrativas. Basta termos em consideração que na época passada, e na 1ª fase do campeonato, em 13 jogos disputados apenas vencemos 2, terminando-a com apenas 7 pontos...

Para estes resultados, convém salientar, concorreram alguma dose de azar (por vezes, excessiva), bem ainda alguns desempenhos de arbitragem inequivocamente parciais, a nosso desfavor. Felizmente, essa tendência menos positiva, esmoreceu quase por completo logo a partir da 2ª fase do campeonato, para assim se manter até ao final da época.

Força, equipa! Melhorar nunca é demais.

És tu, Sandokan, o "tigre"?


Vá lá, confessem! Qual dos cerca de 7 leitores deste blog, tirou uns dias de férias na semana passada para ir até à Malásia, visitar as Petronas Twin Towers e aceder ao Olheiro?

As estatísticas confirmam-no. Alguém provindo desse longínquo país, malaio ou não, passeou por aqui. Mas não espanta. Os resultados desportivo-exibicionais dos nossos artistas chegam longe, galgam fronteiras e não se ficam apenas pela área metropolitana da cidade de Moscovo, inclusive.

Não será à toa que o símbolo do nosso clube é uma clara alusão à época dos Descobrimentos, altura pela qual também "nós" chegámos precisamente à Malásia, e nos instalámos em Malaca.

Hoje, não será preciso ir tão longe em busca de especiarias e a eles, eventualmente, chegou a hora de retribuir o contacto cultural, até porque a língua portuguesa não lhes é, de facto, totalmente estranha, tanto mais que existem dialectos malaios com origens que reportam à presença portuguesa. A História sustenta-o.

Perguntarão alguns, o que leva um individuo, em território malaio, a procurar informação acerca dos nossos craques, para os lados de Ponte de Frielas? Sem certezas, e aliado aos motivos já referidos no 2º paragrafo, aposto na mesma razão que geralmente nos motiva à duradoura fidelidade a um determinado clube ou colectivo desportivo: um sentimento de  inexplicável paixão, hereditário, tantas vezes irracional, imaterial, que não se mede, não se vê, mas que se sente e que se quer bem. Também tinha em mente as bifanas da roullote, em sistema de take away, mas achei a hipótese anterior, ainda que menos nutritiva, mais pungente.

Poderão outros apostar na subsistência dessa remota e quase improvável possibilidade do, digamos, acesso por engano ou acaso... Ainda que admitindo a blasfémia, chamar-lhe-ia antes, sorte. Ao nível do "encontrar uma agulha num palheiro". Não é para todos e por ora, é direccionada algures para a Malásia.

Mengalu-alukan! Kembali.

Belém Cup 2012: Inscrição a custo 0

É dado adquirido.

Na sequência de posts anteriores acerca do mesmo assunto, e porque duvidas subsistiam (sobretudo quanto ao respectivo pagamento da inscrição), à semelhança da edição anterior, o Ponte foi novamente convidado a participar na prova organizada pelo Clube Futebol "Os Belenenses", e que tão boas recordações nos traz.

Mais. Na missiva, "Os Belenenses" fazem questão de frisar o facto de sermos sua filial, destacando e elevando o comportamento exemplar demonstrado na edição transacta, e que por certo não se circunscreveu unicamente à equipa no seu todo, considerando a atribuição do prémio "Melhor Claque", o que aliás pode ser confirmado em  http://www.belemcup.com/.

Aplaudo de pé.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Jogo de treino com o Grupo Sportivo de Loures

Está marcado para a próxima 5ª feira, dia 1 de Dezembro, pelas 11h. e terá lugar naquele campo sintetico que se vê daquela conhecida loja de mobiliário que, por sua vez, igualmente se vislumbra do tal campo sintético.

É crível que o jogo não dispense o treino do final de tarde, mas é só um palpite...

Para os mais distraídos, o campo é mesmo esse: o tal que nos atrai, em média, 2/3 vezes por semana.

Levem cachecois.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

UDPF 8 - 0 Centro Cultura e Desporto Olivais Sul B - Exibição categórica

O crescendo da nossa equipa atingiu, na presente época e no passado Sábado, o seu expoente máximo até à data. Um exibição de se lhe tirar o chapéu.

O Bonjardim apresentava à partida 2 grandes aliciantes: perspectiva de futebol de qualidade e... feijoada de polvo com gambas, o que provavelmente já seria um prenúncio para o que viria a acontecer em pleno solo sagrado da União: uma vitória sem espinhas. E que vitória, meus caros...

O jogo só se manteve equilibrado praticamente durante os primeiros 15 minutos, a partir dos quais os nossos craques arrancaram para uma exibição arrasadora. Pressão alta, concentração e aproveitamento objectivo das ocasiões criadas, foram ingredientes que condicionaram quase por completo a capacidade de resposta da equipa adversária.

Apesar do resultado com que finalizou a 1ª parte da contenda, 2-0, poder prever um desfecho mais equilibrado para o período complementar, o que se vislumbrou foi uma constante e sucessiva avalanche de galopadas dos nossos atletas em direcção à baliza contrária, aliadas a um elevado n.º de oportunidades criadas e, sobretudo, concretizadas.

Os marcadores de serviço foram o Diogo Nobre (3), André Filipe (3), Gabriel Gonçalves e José Maciel.

A feijoada ficou-me no goto, confesso, mas (não desfazendo) a exibição soube-me melhor. E não foi só a mim, por certo.

Sempre a subir, equipa!

Mais resultados no Zero Zero

domingo, 27 de novembro de 2011

Muitas felicidades...

No passado dia 25, o nosso míster Fábio fez anos. Tantos quanto a quantidade de golos marcados pela nossa equipa no campeonato distrital da AFL até à data: 21.

Como sempre, a celebração teve direito a tudo incluído: cantoria e bolo de aniversário, que desapareceu num ápice.

Que contes muitos, Fábio: anos e golos a favor!
 
Muitos parabéns!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Grupo Desportivo Águias de Camarate 2 - 4 UDPF - Vitória suada

E foi mesmo. Merecida, mas muito esforçada. A equipa manteve o suspense no resultado, com um 2-2 que durou quase até ao final da partida, para nos intantes finais, sagrar-se vencedora. E bem.

Melhorar a finalização precisa-se, rapazes. Nada que não se resolva com persistência no treino e frieza objectiva na execução. Ou isso, ou umas consultas de oftalmologia!

Os marcadores de serviço foram os seguintes craques: Gabriel Gonçalves (2 remates certeiros), Vasco Pereira e José Maciel.

A subir, equipa! Continuem. É esse o caminho.

Mais resultados no local do costume Zero Zero

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Etimologia dessa "misteriosa" palavra míster/mister

Foi sempre algo que me intrigou desde miúdo, dos tempos que me recordo de começar a apreciar futebol: porque raio não chamavam os treinadores por… treinadores e, a contrário, lhes chamavam de mister para ali, míster para acolá? Achava estranho. Hoje, nem tanto. Todavia, é uma palavra que tende a cair em desuso.

Míster é, nada mais nada menos, que um estrangeirismo proveniente do país criador do futebol, Inglaterra e, talvez por isso, tenha proliferado. É um extenso da abreviatura Mr., que significa… senhor, simplesmente. Na gíria desportiva, treinador, geralmente de futebol.

Embora não tenha encontrado evidências acerca dos primórdios da sua utilização (em termos futebolísticos) em território nacional, é crível que remonte, provavelmente, à vinda dos primeiros treinadores estrangeiros ou, quem sabe, ao próprio início da respectiva modalidade desportiva, importando o termo original como que lhe inerente (à semelhança do penalty, corner kick ou offside). E, acrescento: eventualmente seria utilizado mais no sentido do respeito/regras da boa educação (Mr.=Sr., tão tipíco da formal cordialidade britânica), que no da gíria propriamente dito, como que uma espécie de prefixo que limita por antecipação, que, impondo-se sem obrigação, permanece com naturalidade, como se de um primeiro nome se tratasse. Bom... adiante, que isso são conjecturas que reportam às primeiras 374 páginas do 3.º volume da tese de doutoramento.

Porém, o vasto arsenal da linguística lusa engloba, de facto, no seu extenso rol, a palavra mister (do latim ministerium) que significa cargo ou actividade profissional, aquilo que é forçoso, necessário ou urgente, incumbência, encargo.

Analisando-as e decompondo-as por simetria, qualquer uma delas ao seu jeito e sentidos mais ou menos estritos, apresentam uma uniforme coerência, sobretudo quando combinadas ou utilizadas no contexto de “Sr. Treinador”.

Mr. Fábio, na condição de mister, é mister que regresse, no imediato, às suas funções!

Fica o recado.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

UDPF 6 - 1 Associação Desportiva Bobadelense - O lado favorável do quiasmo

À 3ª jornada do campeonato distrital da AFL, a nossa equipa fez jus às suas plenas competências e não teve dificuldades em levar de vencida o adversário, a Associação Desportiva Bobadelense. E -lo de forma a que duvidas não subsistissem: 4 golos na 1ª metade, a adir aos 2 no período complementar, vincaram a superioridade dos nossos craques.

Foi a resposta, mais que positiva, ao desaire da partida anterior, que revela sobretudo personalidade, qualidade, espírito de união e muita capacidade de luta. Mas isso já nós sabemos.

Os goleadores de serviço foram os seguintes artistas: Rodrigo Braga, Gabriel Gonçalves, José Maciel, Miguel Loureiro, André Filipe e Diogo Nobre.

Quiasmo? Figura de estilo que se resume na existência duma estrutura cruzada construída principalmente por quatro termos, sendo os dois últimos da mesma natureza dos dois primeiros, mas apresentando uma ordem invertida, ou seja, os golos sofridos (6) e marcados (1) na jornada passada, converteram-se nesta em 1 e 6, respectivamente. Coisas da língua portuguesa.

Força, equipa!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sporting Clube de Portugal B 6 - 1 UDPF - A arma(dilha) secreta

Num jogo que se afigurava desde logo muito complicado, considerando o adversário em questão e com o qual, aliás, já tínhamos jogado na pré-época, a nossa equipa ainda que ciente das dificuldades e valor do adversário, entrou com vontade e determinação para disputá-lo até ao limite das suas possibilidades.

E, de facto, durante toda a primeira parte, o equilíbrio foi provavelmente a nota mais ou menos dominante, com especial destaque para os primeiros 15 minutos, onde a nossa equipa conseguiu impor-se à habitual supremacia do adversário, sobretudo ao nível da defesa, com cortes precisos e cirúrgicos, período no qual esteve inclusivamente à frente no marcador, com um golo madrugador de Diogo Nobre.

Ainda que sem grandes oportunidades de golo de parte a parte, e muito graças à rápida circulação de bola imposta e de uma acertada condução de bola pelas laterais, a 1ª metade da partida, terminou com a vantagem mínima a pender para a equipa adversária, sendo que no segundo tento, a direcção do esférico sofreu um desvio não intencional da nossa defesa, enganando irremediavelmente o nosso guarda-redes, João Almeida.

À semelhança do jogo de pré-época e não obstante a capacidade individual de cada atleta, a “arma(dilha) secreta” do adversário passa sobretudo pela constante circulação de bola, privilegiando as alas em profundidade, ao que os nossos atletas, a dada altura, respondem com autenticas provas de atletismo na vertente corrida, mas sem bola, que os obriga a um veloz desgaste da respectiva condição física. Foi, de uma forma geral, o que sucedeu até ao final da partida.

O resultado final não orgulha, é certo, muito menos envergonha e, sobretudo, não espelha de modo algum a qualidade da nossa equipa, que é capaz de muito melhor e vai com certeza consegui-lo, respondendo positivamente, se possível, já no próximo Sábado. Acreditar, rapazes... é meio caminho andado!

Força, equipa!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Jornada 2, Campeonato Distrital AFL - Alteração ao calendário de jogos

Exacto. Leram bem.

E diz-nos directamente respeito: o jogo com o Sporting Clube de Portugal, inicialmente agendado para as 10.30, foi "adiantado"para as 15.30.

Ganharam mais tempo para se mentalizarem psicologicamente. Eles, pois claro!

Força, equipa!

Belém Cup 2012 - Actualização

Em virtude do post relativo ao mesmo assunto, já existe regulamento disponível do qual resulta, sumariamente, o seguinte:

- 16 equipas por escalão, portuguesas e estrangeiras;
- 150,00€/escalão, a título de inscrição;
- Não há indicação de convites formulados a filiais (ao contrário do sucedido na edição anterior);
- O formato do torneio é idêntico ao anterior;
- Em paralelo com a competição, irá decorrer outro torneio para os pais dos atletas intervenientes, sujeito a respectiva inscrição.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Treino adicional

Na 3ª feira, amanhã, pelas 15.30.

UDPF 2 - 2 Sport Grupo Sacavenense - Empate com sabor amargo

No 1.º jogo oficial da época, o fim-de-semana deu tréguas ao temporal que assolou os dias anteriores e quem se deslocou ao Bonjardim no Sábado passado, teve a oportunidade de assistir a um óptimo jogo de futebol, disputado e correcto. Talvez o jogo mais equilibrado e bem conseguido da nossa equipa até à data, contra um adversário capaz, cauteloso e algo imprevisível no contra-ataque.

A nota dominante da 1ª parte consistiu na pressão alta que a nossa equipa impôs ao adversário, bem como de um desempenho objectivo ao nível da defesa. A insistência no ataque acabou por surtir o efeito desejado, através da cobrança de um livre directo, por intermédio de Gabriel Gonçalves. Apesar do pendor mais ofensivo da nossa formação, o adversário alcançaria o empate mesmo no final do 1.º tempo.

No período complementar, a tendência manteve-se e, na sequência da marcação de um canto, Diogo Nobre correspondeu bem de cabeça, colocando justiça no marcador. Assistiu-se então a um período em que ambas as equipas dispuseram de oportunidades, mas contra a menor eficácia dos nossos (bola à trave), correspondeu o Sacavenense com o almejado golo. Até ao final do encontro, penderam duas grandes oportunidades para o nosso lado (outra bola à trave através de jogada de ataque pelo corredor direito; e uma grande defesa do guarda-redes contrário, após jogada de insistência), que só por manifesta falta de sorte, ficaram aquém da respectiva concretização.

No geral, fica a imagem de que estivemos nós mais próximos da vitória que o adversário do empate, pelo que a repartição de pontos deixa um certo travo acre... Por outro lado, com o adversário em questão não se adivinhavam facilidades e nesse aspecto, os nossos atletas apresentaram-se a rigor (com o novo equipamento, deveras agradável à vista, por sinal) e deram um excelente exemplo de combatividade, coesão e espírito de sacrifício. Mais era difícil.

Fica a devida vénia, a minha pelo menos. Ânimo, rapaziada!

Restantes resultados em
http://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=32635

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ode à imaginação

Na sequência de um - dos poucos mas excelente - comentário que envolvia o lema da nossa equipa (pela União, lutar, lutar, lutar), esbarrei contra essa intemporal lacuna: o facto do Ponte, clube com mais de 6 décadas, não ter um hino… Ou terá? Não creio. Mas o clube merecia-o. O hino, obviamente.

Tal como a nossa equipa também merecia um cântico à sua dimensão, i.e., enorme, no sentido de grandeza, não necessariamente na respectiva extensão. Algo que se distinguisse das relíquias de flores buliçosas, de marchas ou escudos abençoados… Algo com uma letra simples mas pungente, magnificente, marcante, com uma sonoridade actual, ritmada, agradável ao pavilhão auditivo. Em suma: algo diferente, que envolvesse, por exemplo, a comoção de “Starlight” dos Muse, a singularidade de “Honey White”, dos Morphine, a originalidade de "Lotus Flower" dos Radiohead, a rebeldia enérgica de “Smells Like Teen Spirit” dos Nirvana e a gravidade e pujança de “Enter Sandman” dos Metallica.

Não julguem os criativos que, com estes sensatos e magníficos exemplos de substantivos na fronteira da adjectivação, pretendo influenciá-los... Fi-lo sobretudo por uma questão de apego, afecto e salvaguarda à equipa: é que a ter em conta alguma da selecção musical disponibilizada na recepção aos adeptos nalguns jogos aos Sábados de manhã, só se me ocorre uma palavra: medo!

Pensem nisso. Mas sem exageros, claro.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Clube de Futebol de Santa Iria 2 - 3 UDPF

Infelizmente, não foi possível estar presente no último jogo de pré-época da nossa equipa, pelo que o correspondente relato será breve: ganhámos.

Os goleadores de serviço foram os seguintes craques: Vasco Pereira, Henrique Lopes e Rodrigo Braga.

O saldo de pré-época foi bastante positivo e augura esperanças para uma temporada que pode vir a ser auspiciosa.

Cabeça erguida, equipa!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sangue, suor e lágrimas – Eles correm tudo

Duvidas não existem acerca da capacidade de luta, vontade e querer da nossa equipa.

Não há jogo em que os nossos craques não corram quilómetros, não se lancem em cavalgadas extenuantes, além da maior ou menor qualidade do adversário, independentemente do resultado que se registe. Por vezes demais. Cansa quem os vê.

Soa o apito e eles avançam à contenda, sem temor e hesitação, correm, correm e correm... suor e lágrimas também, mesmo depois do assobio final, já longe das 4 linhas. Às vezes pega-se, como que contagiante.

E o sangue? Também, nas veias e na guelra. Mas, no caso, foi só para intensificar a carga dramática...

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Belém Cup 2012 - Inscrições abertas

Não há ainda regulamento disponível para a competição, mas as datas estão lançadas: 16 a 23 de Junho do próximo ano.

Quanto ao valor da inscrição, a informação é dúbia, pois tanto é referida a gratuitidade como o pagamento de 150,00€/escalão.

O formato parece ser idêntico ao anterior, o que permite pensarmos que, pelo menos, é possível lutar pela revalidação do título obtido na edição transacta.

Mais informações em http://www.belemcup.com/

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Ponte é uma passagem...

É um facto. A Europa desperta inevitavelmente para o colosso de Ponte de Frielas. De um momento para o outro e quase em simultâneo, uma pluralidade de indivíduos, dois do Reino Unido, um de Espanha e outro de França, acedem às notícias dos nossos craques. E o que procuram? O de sempre: evidências de futebol de nível superior!

Observadores doutras colectividades de importância acrescida? Especula-se já: do Reino Unido, os rivais Manchester e Chelsea. De França a Espanha, eventualmente monsieur Zidane em harmonia com "el merengue" Mou. É que o mercado de Inverno não tarda...

Colossos à parte, há coincidências indiscutíveis: o Chelsea de Londres, tem o Tamisa (River Thames). O Ponte de Frielas, o Trancão (Trancan River); muito do conhecimento que se tem da localidade de Ponte de Frielas é, por certo, devida ao clube de futebol, tal como Manchester. E o Real Madrid, perscrutam V. Exas.? Meus caros, o CR7 antes de ser o que é, pisou o rectângulo de jogo do Bonjardim e é bem provável que essa experiência tenha contribuído para fazer a diferença na sua carreira futebolística. Ou isso ou as lufadas de vento com odor a vacaria... Adiante. Quaisquer das situações são, à sua maneira, decididamente marcantes.

"Saludos deportivos, toujours soutenir notre équipe! Keep on watching our Benjamin's effect. Bienvenidos, La Puente de Frielas vous attend."

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

UDPF vs Sporting Clube de Portugal - Pesadelo na Ball Field Street

Jogo grande no Bonjardim. À semelhança do sucedido com a Geração Benfica, também o encontro com o Sporting CP reunia grandes expectativas acerca da capacidade de resposta da nossa equipa em face de um adversário de valor e competência reconhecidas: nada mais, nada menos que um dos candidatos a líder da competição distrital da AFL e nosso opositor na correspondente série 3, que aliás voltaremos a defrontar já no próximo dia 5 de Novembro.

E, de facto, a nossa equipa sentiu desde logo dificuldades em suster o ímpeto atacante da equipa contrária, cujo pendor ofensivo foi constante durante quase toda a partida, com uma circulação de bola muito assertiva, obrigando os nossos atletas a um esforço intenso, o que concorreu para um desgaste acelerado da condição física dos mesmos.

Ainda assim, a 1ª parte da partida terminou apenas com um golo de desvantagem, tendo a nossa equipa respondido ao prejuízo com muita vontade e determinação, que só não desfez em 2 ocasiões, por muito mérito do guarda-redes contrário. Na 2ª metade, as constantes mexidas na equipa fruto de um normal jogo de treino, acentuaram o fosso existente entre ambas as formações e o resultado foi-se dilatando com normalidade, estacionando na fronteira dos 2 dígitos.

Não há que escamotear a realidade: a nossa equipa é boa, tem muita capacidade, qualidade, carácter, vontade e talento, mas outras há cuja dimensão e peso institucional se superiorizam quase de forma inata.

Melhores jogos virão, mas há um facto insofismável: vocês são a melhor equipa de benjamins de Ponte de Frielas!

Não deixem de sonhar, equipa. Sem Freddy Kruegers, de preferência.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

UDPF vencedor absoluto em Algés

Para além do 101.º aniversário da implantação da República Portuguesa, neste 5 de Outubro comemorou-se ainda a presença vitoriosa dos Benjamins e Infantis da UDPF no 4.º Torneio Mário Reis, organizado pela União Desportiva e Recreativa de Algés, arrecadando ambas os trofeus de vencedor nos respectivos escalões.

Numa ensolarada manhã de Outono mais típica de um quente dia de Verão, os nossos Benjamins jogaram contra a União Desportiva e Recreativa de Algés e Clube Desportivo de Belas, tendo obtido os seguintes resultados:

União Desportiva e Recretativa de Algés 0-3 UDPF
(marcaram Rodrigo Braga, Diogo Nobre e Gabriel Gonçalves)
(grandes penalidades - 2-3: Rodrigo Braga, Gabriel Gonçalves e André Filipe)

UDPF 2-2 Clube Desportivo de Belas

(bis de José Maciel)
(grandes penalidades - 3-2: Diogo Nobre, Gabriel Gonçalves e Vasco Pereira)

No final de cada uma das partidas acima referidas, foram apontadas grandes penalidades a título de critério de desempate em caso de igualdade pontual, forma pela qual a nossa equipa alcançou o 1.º lugar na competição, tendo ainda garantido o troféu para melhor defesa.

Os nossos Infantis lograram de igual sorte, recebendo ainda o troféu de melhor marcador (Zé Luís).

Sondagem 100% vitoriosa, mais uma vez...

5 de Outubro, 5 troféus.

Parabéns, Ponte!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Benjamins no zerozero.pt

É possível acompanhar a nossa equipa no campeonato distrital da AFL para a época 2011/2012, através do zerozero.pt.

http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=17051

Convívio “Antigas Glórias da época 2010/2011” - Rescaldo

Dia em cheio para atiradores furtivos e militares de trazer por casa, pequenos e graúdos.

Antes de mais, o cenário de guerra estava bem escondido, mas não o suficiente para nos impedir de lá chegar. Vestidos a rigor, de arma em riste, com equipas definidas e com uma táctica média a roçar os 10-3-2-1, durante cerca de 3 horas (com pausas generosas) foi ver as milícias a guerrear tinta por tudo quanto mexia ou não, nos dois cenários disponibilizados: um decorado ao jeito western mas sem desfiladeiros e outro semi desértico com dunas de terra semeadas de forma pouco aleatória. Enfim, terrenos pouco favoráveis à perícia e técnica apurada dos craques envolvidos, mais habituados ao esplendor sintético do Bonjardim que à poeirenta, seca e rija terra batida. Mesmo a jogar fora, safaram-se.

Duas situações a reter:

1.º) O fogo amigo (friendly fire), i.e., fuzilar inadvertidamente os nossos aliados em campo de batalha. Epa... atarem um "garrote" no braço de um militar em ambiente de intensa adrenalina e esperarem que o mesmo sirva de distintivo entre os "bons" e os "maus", é quase cruel! Curioso é como o fogo amigo rapidamente dá lugar a um admirado: "Fogo, amigo!?!". “Matei” 2 dos “meus” melhores soldados assim...

2.º) As munições sabem mal. Literalmente.

No final, no lugar das medalhas houve nódoas negras para os mais sortudos e os únicos distúrbios pós-traumáticos do stress de guerra foram sobretudo a sede e fome, posteriormente colmatados pelo catering do aquartelamento. O resto foi paródia, convívio e tudo menos lei seca.

Se há guerra que aconselho é esta. Mas nem tudo são rosas: é dispendiosa, cansativa, pode ser dolorosa e tem agenda apertada, com horário rígido e pouco flexível. Mas divertida, convenhamos.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

And the winner is...

O grande vencedor da sondagem intitulada "Que acessório(s) considera mais útil(eis) como complemento ao (kit) equipamento?", foi a bandolete(a), que reuniu a totalidade dos votos a escrutínio.

Tinha esperanças na pata de coelho... Veremos se a nossa audácia ao longo da época requer ou permite a intervenção determinante do factor sorte. Ou não... Antes de mais, é acreditar na vontade, atitude e capacidades dos nossos talentos. O resto virá por acréscimo.

Próximo acessório: pochete? :)

Sporting Clube Pinheiro de Loures 3 - 13 UDPF - Supremacia

Tempo excelente para a prática desportiva no não menos excelente tapete sintético do campo Major Rosa Bastos, em Pinheiro de Loures. Brisa suave e moderada com golos a nordeste, noroeste, sudoeste e sudeste.

No terceiro encontro de pré-época e apesar de um início de jogo algo equilibrado, a nossa equipa não mostrou dificuldades em bater o Sporting Clube Pinheiro de Loures, equipa que consta da nossa série do campeonato distrital da AFL. O pendor ofensivo e o aproveitamento de grande parte das oportunidades criadas, sobretudo na primeira parte, foi decisivo para o desfecho final da partida, numa segunda metade mais amena.

Os goleadores da UDPF foram José Maciel (3), Diogo Nobre (3), Henrique Lopes, André Filipe, Diogo Carvalhinha, Eduardo Evangelista, Gabriel Gonçalves e Vasco Pereira.

Continuem assim, maltinha!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

4.º Torneio "Mário Reis" Futebol Jovem

Organizado pela União Desportiva e Recreativa de Algés, como previsto no calendário de jogos de pré-época da nossa equipa, irá decorrer no dia 5 de Outubro próximo e, no que concerne ao escalão Juniores "E" (Benjamins), o programa das festas é o seguinte:

11:00 - União Desportiva e Recreativa de Algés vs UDPF;

11:35 - União Desportiva e Recreativa de Algés vs Clube Futebol Montelavarenses;

12:00 - UDPF vs Clube Futebol Montelavarenses;

12:30 - Distribuição dos prémios.

Os Juniores "D" (Infantis) da UDPF também irão participar no evento, cujo escalonamento dos jogos e respectivos opositores é/são identicos aos nossos, excepto nos horários (9:00, 9:40 e 10:20).

Boa sorte, Ponte!

Alea jacta est

Já está disponível o resultado do sorteio do campeonato distrital de Juniores "E2" e, devo dizer-vos que, grande parte dos clubes com que calhámos não nos são totalmente estranhos, tendo em conta que os defrontámos na 1ª fase da época transacta. Todavia, as equipas são outras... A série é a mesma, a 3.

Mas, há mudanças de vulto. Ao que tudo indica, esta época cada série será jogada em regime de campeonato a duas mãos, sendo que a julgar pela respectiva calendarização, o final previsto é a 19.05.2012, num total de 26 jogos.

Pende a dúvida se serão disputadas outras fases para apurar o vencedor absoluto e demais posições classificativas ou se a classificação final será simplesmente a que resultar do total dos desafios em cada série, de forma isolada, com 8 vencedores em cada. É que a existir uma fase final, o campeonato estender-se-ia eventualmente para Julho... Logo veremos.

Como curiosidades refira-se que, na 1ª jornada recebemos o Sport Grupo Sacavenense (como no ano passado...), na 2ª jogamos no reduto do Sporting CP, à 6ª terá lugar o derby com o Sport Clube Frielas (lá) e na 12ª defrontamos o Grupo Sportivo de Loures, no Bonjardim.

A sorte está lançada. Força equipa!

Donwload em

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Futebol e humor



De Guillermo Mordillo, célebre cartoonista argentino, cujas ilustrações humorísticas se distiguem sobretudo pela ausência de texto.

Genial e universal.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Alterações aos jogos de pré-época - "O Regresso"

O treino agendado para o próximo Sábado, dia 1, fica sem efeito. Há jogo contra o Sporting Clube Pinheiro de Loures, pelas 9.30, naquela localidade.

O prognóstico ronda os 18ºc de mínima e 29ºc de máxima. Perfeito para cachecois.

UDPF 4 - 2 Geração Benfica – Vitória sem contestação

Configurando-se como um dos jogos mais aguardados da pré-época, o embate do passado Sábado serviu sobretudo para rotinar os jogadores às exigências da época desportiva que está agora no início.

A nossa equipa apresentou-se com uma postura mais ofensiva, tentando garantir desde o início da partida uma maior posse de bola em relação ao adversário, tendo, por essa via, controlado a contenda quase por inteiro. A equipa adversária mostrou jogadores com perícia no toque e transição de bola, com passes curtos e precisos, todavia não foram argumentos suficientes para levar de vencida a nossa, que se evidenciou mais consistente em todas as “secções” do campo de jogo.

Numa equipa cuja constituição final para a presente época ainda não se encontra totalmente definida, os atletas utilizados foram os seguintes: João Almeida, Miguel Passos, Henrique Mariano, Afonso Simão, Gabriel Rodrigues, Henrique Lopes, Diogo Nobre, Rodrigo Braga, Vasco Pereira, Zeca, Diogo, André, Miguel Loureiro, Rui, Gonçalo Rodrigues, Gonçalo Gonçalves e Eduardo Evangelista.

No capítulo da finalização da UDPF, sobressairam o Zeca, Diogo, Diogo Nobre e Rodrigo Braga.

Pese embora nos encontremos ainda numa fase muito embrionária da época desportiva, palpita-me que existe matéria-prima para a construção e consolidação de uma equipa com potencial suficiente para se bater de igual para igual com adversários de exigência acrescida. Vislumbra-se qualidade bastante para lutarmos, no mínimo, para resultados interessantes.

Uma vez mais se destaca a opinião 100% optimista do resultado da sondagem para o jogo em causa, que se confirmou com a vitória dos nossos atletas.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Da Rússia com amizade

Mais continentes na rota dos benjamins: o asiático. Sobejam 2... ou serão 3? Quantos de vós julgam ser 5? Pois, mas actualmente são 6 com a Antárctida/Antárctica. Por mim, tudo bem. Não espero acessos de pinguins-imperador ou de cardumes de krill.

Mas vamos ao que realmente interessa, a agremiação de outra super potência ao lote de observadores da nossa equipa. Todavia, com esta (maior país do mundo, cujo extenso território abrange 2 continentes: Ásia e Europa) tudo parece ficar literalmente "ali ao lado", incluindo a Mongólia que, com efeito, já esteve mais longe.

Outra nação que respira futebol, actual destino de vários jogadores portugueses e berço de um dos melhores guarda-redes que o universo desportivo já conheceu, Lev Yashin. Quase tão bom quanto os nossos...

“Добро пожаловать, всегда поддерживать нашу команду. Ибо, когда матрешка намекая на наших звездных игроков?”, que é como quem diz "Bem-vindos, apoiem sempre a nossa equipa. Para quando uma matrioshka alusiva aos nossos craques?"

Exacto, meus caros, merchandising. É prática comum nos grandes clubes.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Nesta data querida...

Ontem, o nosso mister Tiago Serôdio fez anos: uma incrível unidade acrescida de duas décadas! A turminha aclamou-o com a afeição de sempre e formou para a recepção da talhada de bolo. Que estava óptimo, por sinal.

Muitos parabéns, Tiago!

Convívio “Antigas glórias da época 2010/2011”

É já no próximo dia 2 de Outubro e terá lugar no "Parque Aventura Emboscada", em Alcabideche, Cascais e vai durar praticamente o dia todo. A organização pensou em providenciar o programa de entretenimento mais divertido e relaxante possível aos intervenientes, com actividades calmas bem ao jeito familiar, dando primazia ao lazer acima de tudo.

Assim, do programa reza essencialmente qualquer coisa do género: escolha de equipas e tácticas/paintball/pausa breve para mudança de cenário e combater a desidratação/paintball/pausa breve para mudança de cenário, combater desidratação e recarregar armamento/paintball/pausa breve para mudança de cenário, combater a desidratação e larica, recarregar armamento e eventual evacuação (não necessariamente no termo bélico)/paintball/almoço e confraternização em regime de armistício, sem limite temporal previamente definido, i.e., até recebermos ordens específicas de saída do aquartelamento.

Atenção às nódoas negras. Levem roupa e calçado adequado à guerrilha, nomeadamente que proteja pernas e braços eventualmente despidos, é que há uma inexplicável atracção das "balas" por zonas não protegidas do corpo... Assimilem as regras do jogo quando divulgadas pelos animadores/monitores para evitarem mal entendidos, sobretudo rajadas e fuzilamentos a 20 cm de distância. Quando inevitavelmente emboscados e previamente avisados para se renderem, entreguem-se com dignidade, sem descarregarem 180 balas no “emboscante”, normalmente seguida de interjeição do estilo “não ouvi/não reparei/quem és tu?/epa, assustaste-me/toma”… Sei que é difícil, mas empreendam esforços nesse sentido, não apenas para melhorar as desculpas, mas tão só para evitá-las.

Confirmem as inscrições (preços, n.º de participantes e respectivos menus de almoço) junto da guerrilheira São. Para chegarmos ao acantonamento a forma mais directa é descer por Alcabi, mas o mais certo é logo combinarmos forma de irmos em pelotão.

Agora, snipers/magalas, urge rever grandes clássicos do conflito armado. Eu já o fiz e deixo-vos algumas considerações: “Platoon – Os Bravos do Pelotão", dá para decorar umas deixas, mas tem uma carga emocional enorme. Um individuo embrenha-se no Adagio for Strings de Samuel Barber e... zás... inconveniente borrão de tinta na região situada entre o esfenóide e o arco zigomático. Os “Desaparecido(s) em Combate"... é melhor esquecerem: a ideia é jogar e não sumir… Os “Rambo(s)”, compensam em diálogos profundos, só que o tipo privilegia o uso de facas. Não serve. Creio que o mais ajustado ainda é esse mítico portento das saraivadas letais: o "Comando”! Também quero acreditar que, com um punhado de bolinhas de tinta, aniquilo 3/4 do exército inimigo em sistema de ricochete.

Enfim, nada como um miliciano dia de tácticas militares, fogo cruzado, tiros em cheio e reféns em cativeiro para descontrair da azáfama quotidiana. Diversão aguarda-se!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Alterações aos jogos de pré-época

Infelizmente, não foi possível a realização do jogo previsto para o passado fim-de-semana com o Sporting Clube Encarnacense, tendo, em sua substituição, ocorrido um treino.

E é o que está previsto suceder para os próximos dias 1 e 15 de Outubro, considerando que os jogos inicialmente agendados com o Clube Desportivo Venda do Pinheiro, também já não se irão realizar.

Começo a pensar que a próxima sondagem poderia eventualmente abordar qual dos jogos já agendados tem mais probalidades de caminhar para fins identicos... Já agora, fica o registo 100% optimista (em relação à nossa equipa), acerca da sondagem com o Sporting Clube Encarnacense.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Futebol e póquer, que semelhanças?

Não obstante reconhecer-se ou não o póquer como uma modalidade desportiva, (para muitos é encarado como um autêntico desporto na verdadeira acepção da palavra) tal como o futebol, é um autêntico fenómeno de popularidade em crescendo (nomeadamente na vertente Texas Hold’em), e conta, cada vez mais, com milhões de seguidores e adeptos à escala planetária. Organizam-se campeonatos, torneios, circuitos europeus e mundiais, à semelhança das principais provas de futebol organizadas pela UEFA e FIFA, existem canais de televisão totalmente dedicados à causa, e claro, há muitos milhões (mesmo muitos) de unidades monetárias envolvidas. E, como em tudo, e em similitude ao futebol, também tem as respectivas individualidades, as estrelas, os craques.

É certo que se trata de uma modalidade solitária (chegam a jogar entre 12 a 14 horas seguidas), individual, sem colectivo (embora existam equipas), que a componente sorte é mais vincada que no futebol, mas se reparar-mos bem, para além das já referidas, há semelhanças que baste, senão vejamos: os jogadores despendem bastante tempo ao treino dos aspectos técnicos e tácticos, apuram o sentido emocional e não descuram a respectiva componente física com preparação intensiva; o jogador de póquer estuda e avalia o carácter dos adversários por forma a adaptar as suas estratégias a um resultado positivo, da mesma forma que no futebol as equipas o fazem, quer através de vídeos, quer pela observação directa dos jogos por forma a adaptar os seus treinos e estratégias às características do seu oponente; à parte da técnica e dons inatos individuais, a inteligência, disciplina, astúcia, competitividade e concentração são primordiais.

A título de exemplo e se, metaforicamente, analisarmos as semelhanças à luz do resultado do último jogo da nossa equipa, diria que os nossos atletas foram jogadores exemplares: 1 Póquer/Four of a kind (4 golos do Vasco), 2 pares (os Diogos marcaram 2 golos cada) e 3 highest cards (cada 1 dos golos dos restantes marcadores). A nossa equipa portou-se, no seu todo, como uma espécie de Royal Straight Flush, (a cartada mais alta na modalidade e praticamente imbatível), arrecadando o pote.

A ver se na próxima partida, a distribuição das "cartas" é de feição para defesas seguras e remates certeiros. Para nós, claro.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Parabéns a você...

O nosso distintíssimo director, Sr. Horácio Almeida, comemorou hoje 50 primaveras. Miúdos e graúdos, em uníssono, prestaram o justo tributo, com direito a bolo, claro. Que conte muitos e bons!

Mas fica a ressalva: se quando fizer os 51 levar o tempo que demorou a apagar as velas dos 50, corre o sério risco de prefazer os 52 primeiro. Confusos? Não creio. Daqui a 365 dias logo se vê... :)

Muitos parabéns e bem-haja, Sr. Horácio!

Ponte no centro do mundo

Pode parecer incrível mas, ao contrário do que se poderia esperar, este site não é acedido apenas na zona da várzea de Loures. Pasmem-se, meus caros, a informação que ora vos veiculo é rigorosamente verídica: os arredores também acedem.

A julgar pelas estatísticas produzidas pelo blogger.com, o segundo maior número de “acessões” provêm – imagine-se – da Alemanha, logo seguido daquele país que se situa precisamente entre o México e o Canadá... Exacto, esse onde futebol se escreve com s. No topo, o nosso, claro, sempre na vanguarda do que de melhor se faz.

Quem diria?! Acessos provindos de duas super potências mundiais, a espreitar as vissicitudes dos benjamins do colosso de Ponte de Frielas... Não admira. O futebol praticado é de altíssimo nível.

Agora, desenganem-se aqueles que esperam um tradutor bilíngue... Para já bastam uns "Willkommen, unterstützung unseres teams. Und einladungen zum Oktoberfest, nicht ordnen sich?" e "Welcome and always support our team. Come to Frielas Bridge, near St. Anthony of horse riders", depois logo se vê.

Mal posso esperar por acessos da Mongólia e do Torcomenistão. Isso é que era.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Sondagens...

Vão ser recorrentes, por isso habituem-se.

Actualmente, decorre uma de cariz fulcral. Respeita aos acessórios que podem ser considerados mais úteis aos nossos craques, encarados como complemento ao (kit) equipamento... Algumas das hipóteses poderão parecer, à primeira vista, ridículas... no entanto, talvez não. Um canivete suiço pode sempre revelar-se extremamente proveitoso nas quentes palestras de sol a pino, sobretudo para abrir aquela imaginária garrafa cheia de água fresquinha...

Votem em consciência e com consideração que é assunto sério. A sério!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

UDPF vs Alhandra Sporting Clube - Chuva de golos

O primeiro jogo da época (ainda que fora de competições oficiais) é, para os miúdos, um dos jogos mais esperados da temporada, simplesmente porque é o primeiro de muitos... e claro, por ser a primeira oportunidade para poderem mostrar o seu valor e, mais claro ainda, alcançar, se possível, a vitória. Foi o que sucedeu no passado Sábado: jogaram, mostraram capacidades e ganharam com muitos golos.

Para além dos jogadores da época transacta, nomeadamente João Almeida, Miguel Passos, Rodrigo Braga, Vasco Pereira, Afonso Simão e Diogo Nobre e do reforço das Escolinhas UDPF, Miguel Loureiro (Mikas), juntaram-se-lhes entretanto uma série de caras novas, fruto dos treinos de captação e que são: André, Zeca, Rodrigo, Diogo, Henrique Mariano e Eduardo Evangelista.




Olhando apenas para o resultado, a actuação da nossa equipa foi, numa só palavra, brilhante! Para a exibição, os atletas mostraram, nesta fase, alguma agilidade na condução da bola, entrosamento bastante para manterem uma percentagem de posse de bola muito superior à do adversário e sobretudo conseguirem jogar mais próximo da baliza contrária, com um aproveitamento muito objectivo das oportunidades criadas.

Todavia, o facto do nosso adversário se ter mostrado algo fragilizado quer na defesa quer no ataque, ainda sem rotina de jogo (provavelmente pelo facto de estar ainda a "construir" equipa, cujos jogos de preparação, como este, servem para tal), não permitiu ainda verificar com maior grau de certeza até que ponto é que, em confrontos com índices de dificuldade superior, os nossos atletas terão ou não capacidade de acção e reacção. Ao nível da defesa, a título de exemplo, não foi possível aferir essa capacidade, simplesmente porque os defesas não intervieram muitas vezes (eventualmente por maior incapacidade do adversário que por mérito próprio), não me recordando sequer de ter vislumbrado uma defesa que fosse de quaisquer dos 3 guarda-redes que jogaram. O que, convenhamos, não deixa de ser excelente, porém, eventualmente enganador... Mas ainda é cedo e mais testes virão.

Independentemente do referido, no final do encontro os 11-0 registados foram demasiado esclarecedores. No top de marcadores evidenciaram-se o Vasco (4), Diogo Nobre (2), Diogo (2), Rodrigo Braga, André e Zeca (1 cada).




Esperemos que se mantenha a tendência da melhor equipa de Ponte de Frielas! Já agora, por falar em tendências, fica a sugestão de incluir no kit equipamento, fitas para a melena dos craques! Ele há cada guedelhudo na equipa...

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Jogos Pré Época

Agora que as férias estão quase no fim e os atletas recarregaram baterias, arranca a nova temporada com uma pré época em cheio:

10.09.2011 - 10.30 - UDPF vs Alhandra;

17.09.2011 - 10.30 - Encarnacense vs UDPF;

24.09.2011 - 10.00 - UDPF vs SL Benfica;

01.10.2011 - 09.00 - Venda do Pinheiro vs UDPF;

05.10.2011 - 10.00/12.00 - Torneio de Algés;

08.10.2011 - 11.00 - UDPF vs Sporting CP;

15.10.2011 - 10.00 - UDPF vs Venda do Pinheiro;

22.10.2011 - 10.00 - Santa Iria vs UDPF.

Os treinos (que começaram ontem) mantêm o mesmo horário e dias: 2ªs e 5ªs, das 18.15 às 20.00.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Época 2011/2012 - Campeonato Distrital da AFL - Datas previstas

Este ano, no que respeita à categoria Juniores E2 (Benjamins/10 anos), as datas previstas são as seguintes:

- 29 Setembro 2011 - Sorteio;
- 29 Outubro 2011 - Início do campeonato distrital de juniores E2 da AFL.

http://www.afutebollisboa.org/index.php?option=com_remository&Itemid=143&func=fileinfo&id=4059

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Belém Cup 2011 [18 a 25.06.2011]

A convite do Clube de Futebol "Os Belenenses", organizador e anfitrião da 1ª edição da Belém Cup, a participação da nossa equipa constituiu - ao contrário do que muitos podiam prever - um autentico sucesso desportivo, sagrando-se campeã no respectivo escalão, tendo ainda a respectiva claque ganho o título de "Melhor Claque" (diga-se, em abono da verdade, merecidamente!).

A nossa equipa destacou-se desde logo pela humildade que a caracteriza e, mais concretamente, pelo sentido prático do jogo pelo jogo.

Integrada na Série B - Associação Futebol de Lisboa, teve como oponentes as seguintes equipas: Lusitano Ginásio Clube, Sporting Clube de Linda-a-velha, Clube de Futebol da Trafaria, Clube Futebol Benfica e Clube de Futebol "Os Unidos".

O regulamento da prova previa que as equipas de cada série, na 1ª fase, jogassem entre elas (a uma só mão), sendo os 1.ºs e 2.ºs classificados de cada série apurados para a 2ª fase, constituída pelas meias-finais "Super Campeões" e os 3.ºs e 4.ºs para a as meias-finais "Campeões". Os 5.ºs e 6.ºs classificados, foram automaticamente excluídos.

Desta forma, os resultados da UDPF foram os seguintes:

UDPF 7-1 Clube de Futebol "Os Unidos (dia 18);

UDPF 4-0 Clube Futebol Benfica (dia 19);

Sporting Clube Linda-a-velha 6-0 UDPF (dia 22);

Clube Futebol da Trafaria 3-5 UDPF (dia 23);

Lusitano Ginásio Clube 2-0 UDPF (dia 24).


Desta forma, volvida a 1ª fase, garantem o 3.º lugar da série e respectivo acesso à meia-final Campeões e cujo oponente foi o Grupo Desportivo e Cultural do Alvito (dia 24, à tarde). Num jogo muito disputado e de resultado oscilante que, no final do tempo regulamentar, registava um 4-4, a derradeira carga dramática surgiu na marcação das grandes penalidades, onde os nossos atletas se superiorizaram alcançando o acesso à final Campeões por 3-1.

A final (dia 25), curiosamente, ditou o confronto contra o Clube Futebol da Trafaria, ao qual já haviamos ganho na 1ª fase e ao qual voltariamos a vencer por 3-2, noutro jogo impróprio para cardíacos, onde o tento vencedor foi alcançado mesmo ao cair do pano! É verdade que qualquer das equipas podia ter vencido o jogo, porém, aquela "estrelinha" que tantas vezes nos escapuliu durante a época, ficou-nos reservada para o último jogo... e de que maneira!

2.º Torneio de Futebol 7 das Escolas UDPF - Benjamins Sub. 11 [28.05.2011]

A 2.ª edição do Torneio de Futebol 7 das Escolas UDPF foi disputada em formato de campeonato a uma só mão e contou com a presença de 4 equipas, designadamente a União Desportiva de Ponte Frielas, a Associação Desportiva Bobadelense, o Atlético Clube do Tojal e o Sport Clube de Frielas.

Num dia que começou e acabou com chuva, os nossos atletas prestigiaram elevadamente o emblema que aconchegam ao peito: 3 jogos, 3 vitórias, 0 golos sofridos, arrecadando assim o merecido 1.º lugar, à semelhança do sucedido aquando da 1.ª edição da prova.

Os resultados foram os seguintes:

UDPF 1-0 Associação Desportiva Bobadelense

Sport Clube Frielas 4-1 Atlético Clube Tojal

Associação Desportiva Bobadelense 2-1 Sport Clube Frielas

Atlético Clube Tojal 0-2 UDPF

Associação Desportiva Bobadelense 2-5 Atlético Clube Tojal

UDPF 2-0 Sport Clube Frielas

Classificação final:

1.º UDPF, 2.º Sport Clube Frielas, 3.º Atlético Clube Tojal e 4.º Associação Desportiva Bobadelense.

Na atribuição dos prémios individuais, destacaram-se:

Melhor Jogador do Torneio - Afonso Mariano (União Desportiva Ponte de Frielas)

Melhor Marcador do Torneio - Diogo Nobre (União Desportiva Ponte de Frielas)

Melhor Guarda-redes do Torneio - Gonçalo Ferreira (Atletico Clube do Tojal)

Taça Disciplina - Associação Desportiva Bobadelense