domingo, 1 de julho de 2012

Fim de emissão

Com o término da época 2011/12, a missão do Olheiro Bonjardim chega ao fim. 142 posts depois, este será, provavelmente, o último de todos...

Ao longo dos últimos 12 meses e subjacente à ideia principal aquando da criação do blog, o Olheiro Bonjardim tentou relatar a atividade dos nossos craques, literalmente, da melhor forma possível, imprimindo um certo cunho pessoal e emocional ao enredo, quase sempre associado às características da nossa equipa, do clube União Desportiva de Ponte de Frielas (UDPF) e respetivo enquadramento espaço geográfico, pela quase sempre elevação dos respetivos atributos.

A utilização de figuras de estilo, a primazia à adjetivação e algum humor, foram notas dominantes de uma estratégia previamente anunciada. Exemplo disso está patente no próprio banner/avatar do blog espelhado na frase "Uma equipa jovem com uma alma enorme, no antigo clube duma pequena localidade", onde passa aparentemente despercebido um jogo de contrastes cruzantes, pela tentativa de utilização da antítese (exposição de ideias opostas) onde, a dicotomia de palavras como jovem/antigo e enorme/pequena, sobressai. Não me desiludam que eu sei que repararam, senão antes, pelo menos agora...

Outra particularidade, consistiu no aproveitamento com fins "lúdico-literários" da diversidade de acessos provenientes de nações terceiras e que surgiram praticamente dos 4 cantos do mundo, onde, até à emissão deste post, "só" faltaram registos do continente africano e da Antártida/Antártica...

A vermelho, o raio de ação do Olheiro Bonjardim, durante o seu período de atividade.
A azul, após o seu término. Até 15 de abril de 2015, acederam ainda novos países, a saber: Itália,Turquia, Bielorrússia, Israel, Sérvia, Perú, Roménia, Macedónia, Luxemburgo, República Checa, Dinamarca, Angola, Paquistão, Vietname, China, Bélgica, Nova Zelândia, Bulgária e Líbano.
Neste âmbito, além do nosso, claro, pelo menos 22 países (1), de sítios tão "comuns" como o Canadá, Estados Unidos da América, México, Brasil, Argentina, Reino Unido, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Ucrânia, Polónia, Suécia, Noruega, Finlândia, Suiça, Rússia e outros tão remotos ou longínquos como o Catar, Índia, Malásia, Filipinas e Austrália,  tiveram a oportunidade de conhecer os nossos craques e inteirarem-se do respetivo percurso no decurso da época 2011/12.

A título de curiosidade, a seguir ao nosso, os 5 países "mais atentos" foram a Rússia, os EUA, a Alemanha, o Brasil e a Argentina, respetivamente.

As estatísticas também foram uma constante na ordem de trabalhos. E porque não? Elas são a prova cabal dos níveis de excelência que os nossos rapazes atingiram esta época. Têm noção da quantidade de jogos realizados? Exatamente 55 (com jogos de treino e pré-época). Destes, contabilizando apenas os resultados no final do tempo regulamentar, derivam 40 vitórias, 9 derrotas (infligidas por 6 equipas, 5 das quais pela margem mínima) e 6 empates (dos quais 3 seguidos do critério de desempate através de grandes penalidades, e que em todos os casos convergiram na vitória da nossa equipa), com um registo de 298 tentos marcados (sem a adição de 11 golos convertidos por intermédio de critério de desempate através das grandes penalidades) e 104 sofridos (35%). Noutra perspetiva, dos 31 emblemas que defrontámos, só 6 lograram vencer-nos, sendo que desses, também nós retribuímos com a vitória a 5, i.e., durante toda a presente época apenas 1 clube foi 100% vitorioso na totalidade de encontros que nos opôs!

Das 6 competições em que participou na época 2011/12, a nossa equipa venceu 4, foi vice-campeã noutra e alcançou o 3.º lugar na correspondente série do campeonato da AFL. Naquelas, alcançou ainda 1 troféu de melhor defesa, 2 troféus disciplina/fair play e 3 prémios individuais atribuídos a atletas!

São estes os números. Confrontem-nos nas secções "Jogos de treino & Pré-época", "Campeonato Distrital AFL" e "Torneios & Eventos". Garanto-vos uma margem de erro mínima, a pender para a inexistência.

Alargando o leque interpretativo, a julgar pelos 500 lugares disponíveis no recinto desportivo do Bonjardim, de acordo com os números indicados aqui, as mais de 8.300 visualizações efetivas registadas pelo blogger.com, dariam para enchê-lo 16 vezes... só esta época. Equivalem a, pelo menos, todos os jogos do campeonato distrital da AFL em casa e ao III Torneio de Futebol 7 das Escolas da UDPF. Ficção?Exagero? Uma hipérbole, romanceada e baseada em factos verídicos. 

Outra vertente, a das dissertações. Não é fácil "alimentar" uma ideia destas, mesmo para quem gosta de escrever. Se nos cingirmos apenas aos resultados dos jogos, a imaginação e a criatividade ficariam relegadas para 2.º plano quando, tecnicamente, foram 2 dos trunfos utilizados para a compleição dos articulados que foram sendo redigidos ao longo desta viagem. Juntamente com os nossos craques, foram o sustento deste local.

Além de que são duas características igualmente fulcrais no futebol. Facultando-as com a necessária motivação, os atletas sentirão por certo mais confiança nas suas potencialidades para promover o risco, porque ele próprio é um elemento determinante do jogo e um fator contemplativo do espetáculo, que o torna mais apelativo e atraente.

Já foi referido e não é novidade para ninguém, a UDPF é uma instituição "familiar" na qual, diariamente, convivem um lote de pessoas às quais parte do sucesso atingido pelos craques lhes é diretamente imputado. Falo dos pais/tutores/encarregados de educação e familiares dos nossos atletas, essa alavanca, essa frente motora que se movimenta nos bastidores do palco principal, porém sempre atentos e presentes no turbilhão de emoções, na alegria e na tristeza, faça chuva, faça sol e que, dentro das suas possibilidades e investindo parte do seu tempo pessoal, tudo fazem para criar e proporcionar as melhores condições possíveis às estrelas do Bonjardim.

À sua medida, também eles são justos vencedores e tantas vezes são eles que fazem a força da União e não o contrário. Eles refletem, sobretudo, a postura e os níveis de moralidade e educação do clube e, nesse aspeto, o nosso passa com distinção!

Em complemento ao acima referido, há ainda que louvar o grande mecenas da nossa equipa, o nosso main sponsor: o restaurante "Os Courenses", nas pessoas da Alice e de José Braga, cuja amabilidade, simpatia e disponibilidade foram sempre totais.

A utilização do termo equipa, estende-se obviamente ao todo, incluindo necessariamente os obreiros e responsáveis técnicos envolvidos, nomeadamente Mister Fábio Almeida, Horácio Almeida (diretor/adjunto), José Maria (massagista), Felix (treinador dos guarda-redes, sempre que o tempo disponível o permitiu) e Tiago Serôdio (adjunto, sensivelmente durante o 1.º terço da época), numa época desportiva em que defrontar os benjamins da União Desportiva de Ponte de Frielas foi quase sempre, por um lado, sinónimo de grande qualidade futebolística, por outro, de dificuldades acrescidas para os nossos adversários! E que bem soube!

O Olheiro Bonjardim vai manter-se ligado (2) por tempo indeterminado (o n.º de acessos e visualizações vai por certo continuar a crescer, bem como as nações acedentes), a título de recordação de uma época brilhante a todos os níveis, como tributo a uma equipa enorme, humilde, de futebol genuinamente puro, recheada de juventude, disciplina, vontade e talento, ao que se lhe adiciona o toque daquela infantilidade e ingenuidade que tanto caracteriza as crianças e, claro, a alegria, sobretudo de jogar, porventura o ingrediente mais importante de todos, o fio condutor dos demais e sem o qual nada fará sentido.

Continuem assim, rapazes! Os maiores, numa perspetiva pessoal e... totalmente parcial! A meu ver, a geração de ouro da União Desportiva de Ponte de Frielas! Uma "fornada" de luxo que elevou e dignificou os pergaminhos do clube de forma exemplar, contribuindo - e muito - para a difusão do seu nome, cores, brasão e prestígio da instituição.

A todos os que apoiaram a nossa equipa e acompanharam a atividade deste local de repasto, contribuindo direta ou indiretamente para a sua existência/continuidade, BEM HAJAM!

Em modo "stand by", a partir de... agora.

(1) Subsiste a duvida na exata proveniência dos registos do Reino Unido, já que é composto por 4 nações, nomeadamente a Inglaterra, o País de Gales, a Irlanda do Norte e a Escócia.
(2) Sem atualizações, salvo a eventual inclusão de fotografias na secção "Foto Síntese" ou nalguns posts.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

गेंद, pallo, ball, pelota...

Que fazem 1 indiano, 2 finlandeses, 2 noruegueses e 25 mexicanos?

Exato... fazem 30! E por uma linha, para compreender e, sobretudo, atingir a essência do futebol de qualidade.

Mais do mesmo, que o assunto é recorrente. Num só sprint, bateram à porta 4 países de 3 continentes distintos.

Os 2 vizinhos nórdicos, Finlândia e Noruega, são nações habituadas a topos cimeiros relativamente aos respetivos índices de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e que, entre outros, consubstanciam as medidas comparativas do respetivo índice de desenvolvimento humano de determinado país e a partir do qual se pode aferir a diferenciação entre países desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos.

E estes, meus caros, são categórica e inequivocamente, desenvolvidos.

Não evidenciando índices tão prósperos quanto as nações do "velho continente" acima referidas, a Índia e o México também estão familiarizadas com a vanguarda nalguns temas: o 1.º é detentor da maior força de trabalho do mundo com mais de 500 milhões de pessoas e é  uma das economias de mais rápido crescimento no mundo. O 2.º, o país hispânico mais populoso do globo terrestre, com uma economia cada vez mais forte é um dos locais com maior n.º de património mundial da UNESCO, onde se evidencia Chichén Itzá, a cidade arqueológica da civilização maia, e o respetivo "campo de jogos dos prisioneiros", no qual, aqueles, jogavam o pitz, com uma bola que, supostamente jogada apenas com as ancas, joelhos, cotovelos e cabeça, devia ser introduzida através de um aro situado no topo de uma murada. Quem sabe, os primórdios do que viria a ser o desporto mais popular do mundo.

Controlando e rematando de imediato, especularia apontar a interlocução das visitas para Jari Litmanen e Sami Hyypiä (Finlândia), Ole Gunnar Solskjær e John Carew (Noruega), Baichung Bhutia (Índia), Hugo Sánchez, Jared Borgetti e os Mariachi Vargas De Tecalitlán (México)... É que, por vezes, dar música ao adversário é estratégia a ponderar.

Enfim, não se pode ser bom em tudo... Eles têm, no geral, mais recursos humanos, naturais, tecnológicos e financeiros. Nós, uma horta urbana, enquadramento saloio e mais craques. Mais e melhores!

Tervetuloa, tukea tiimimme. Palaan! Velkommen, støtte vårt team. Kommer tilbake! स्वागत है, हमारी टीम का समर्थन करते हैं. वापस आ रहा है! Bienvenida(o), apoyar a nuestro equipo. Siempre volviendo!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Belém Cup 2012 - Ponte Super Campeão!

Equipa Super Campeã da Belém Cup 2012
Os nossos atletas sagraram-se, sábado último, Super Campeões da 2.ª edição da Belém Cup, goleando, na final, o Lusitano Ginásio Clube por 6-1, numa partida em que, em boa verdade, não deram quaisquer hipóteses ao adversário.

Sentindo desde o 1.º instante do jogo que era possível alcançar a vitória, os nossos atletas geriram-no eficazmente, com muita classe e determinação, criando inúmeras oportunidades de golo que, se materializadas, no mínimo, dobravam o resultado final.

A nossa equipa foi ainda merecedora do Troféu Disciplina/Fair Play, pelo seu comportamento irrepreensível que, alías, em conjunto com o futebol de excelência praticado, se tornou imagem de marca da nossa grande equipa!

Os marcadores dos tentos foram André Filipe (2), Gonçalo Rodrigues (2), Henrique Lopes e Diogo Nobre.

Mas há, pelo menos 2 situações de pendor negativo e cuja proveniência surge de fontes distintas, porém convergentes:

  • Ao contrário do que previa o regulamento da competição, a organização do evento, à ultima hora, determinou, em nome de uma diferença que era suposta primar pela distinção, a não atribuição de medalhas às centenas de crianças que participaram no torneio, sabendo de antemão o peso simbólico que aquelas têm para os jovens atletas. É que nem as taças chegaram para todos, sobretudo para as equipas vencedoras, onde se incluem os nossos craques. Uma decisão lamentável, a roçar o vergonhoso, que em nada abona a favor quer da instituição, quer da prova;
  • Os erros e as tendenciosas "parangonas", textos e conteúdo do jornal oficial da competição onde, durante toda a semana da prova, praticamente só relevou resultados de "clubes grandes", em detrimento de emblemas menos expressivos, secundarizando equipas que praticaram futebol de excelente nível, como a nossa, que atingiu de forma exemplar, o patamar máximo do evento no respetivo escalão.

Bilhete da final Benjamins,
Super Campeões
UD Ponte de Frielas vs Lusitano GD
Independentemente das evidentes falhas, a festa foi nossa! A bancada central do complexo desportivo do Restelo, personalizada pela irredutível e numerosa claque do nosso clube, recebeu os novos Super Campeões em apoteose, em mais uma jornada incrível e inédita levada a cabo pelas estrelas do Bonjardim, num final de época simplesmente fantástico!

Num torneio que, na categoria em questão envolveu 20 equipas, a nossa foi a que melhor desempenho registou, com 4 vitórias, 2 empates (que resultaram em vitórias após critério de desempate pela marcação de grandes penalidades) e 1 derrota, num total de 34 golos marcados contra 11 sofridos!

Excelente, rapazes! O nosso orgulho!

E salta, Ponte, e salta, Ponte, ale, ale! E salta, Ponte, e salta, Ponte, ale, ale!

SUPER CAMPEÕESSUPER CAMPEÕES, nós somos SUPER CAMPEÕES!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Belém Cup 2012 - 2.ª Fase "Super Campeões" - S. João antecipado, Ponte na final!

Emoções fortes no Restelo, no dia em que os nossos atletas garantiram o passaporte para a final da Super Campeões, o expoente máximo da competição para cada um dos escalões envolvidos!

A jornada desportiva acabou da mesma forma como começou, ou seja, com a nossa equipa a seguir em frente na 1.ª partida e a repetir na 2.ª, num dia em que as coincidências não ficaram por aqui: em ambas, esteve em desvantagem no marcador, recuperou, empatou, houve necessidade de decisão através da marcação de grandes penalidades (à maior de 3) e o nosso guarda-redes de serviço, não só se apresentou ao seu melhor nível, como foi considerado, nos dois jogos, o melhor jogador da equipa!

Dos resultados e breve resenha, resulta o seguinte:

  • União Atlético Povoense, 2-2 (Diogo Nobre e Henrique Lopes) no período regulamentar (estivemos a perder 2-0), 2-1 nas grandes penalidades (Diogo Nobre e André Filipe), sendo que o João Almeida defendeu duas;
  • Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica, 1-1 (Diogo Nobre) no período regulamentar, 3-1 (Diogo Nobre, André Filipe e Vasco Pereira) na marcação dos "castigos máximos". Mais uma vez João Almeida foi decisivo, defendendo uma.

Assim, e em face dos restantes resultados dos quartos e meias finais, o nosso adversário para o jogo de todas as decisões é oriundo de Évora, o Lusitano Ginásio Clube, equipa finalista vencida da 1.ª edição da prova, também na vertente Super Campeões.

Amanhã, pelas 16.30, no campo 1 e com o Rio Tejo de fundo, lá estaremos para ver e apoiar os nossos ENORMES craques!

Acreditem que é possível!

Boa sorte, equipa!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Belém Cup 2012 - 2.ª Fase "Super Campeões"

Concluídos os jogos da 1.ª fase da prova, já se encontram definidas as partidas a realizar para a correspondente 2.ª fase.

Nestes termos, amanhã, no campo 3 pelas 10.00, a nossa equipa irá defrontar a congénere da União Atlético Povoense, 1.º classificado da série A.

Àquela mesma hora, no campo 1, decorrerá a partida que oporá o Grupo Desportivo de Pescadores da Costa da Caparica e a Associação Académica de Santarém, e do qual sairá o nosso opositor para o jogo da parte da tarde.

Independentemente do adversário, esperemos que a nossos craques joguem, preferencialmente, às 16.00...

Boa sorte, equipa!

Acreditem!

Todos os jogos aqui

terça-feira, 19 de junho de 2012

Belém Cup 2012 - 1.ª Fase - Resultados dias 18 e 19 Junho

Basicamente redundam em 2 vitórias expressivas sobre os respetivos adversários, a saber:

  • Dia 18, 6-2 contra o Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão, com golos de André Filipe (4), Henrique Lopes e José Maciel;
  • Dia 19, 6-0 contra o Grupo Desportivo Fabril do Barreiro, com tentos de André Filipe (2), Henrique Lopes, Rodrigo Braga, Afonso Simão e Vasco Pereira.

Com estes resultados, a nossa equipa chega ao final da 1.ª fase somando 9 pontos, com um registo de 25 golos marcados e 7 sofridos.

Os resultados dos restantes jogos de hoje e amanhã, ditarão os nossos adversários para a 2.ª fase da prova, a realizar na próxima 6.ª feira, dia 22.

Até lá, rapazes, descansem!

Em grande, equipa!

Todos os resultados aqui

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Quid juris?

Recentemente, a AFL emitiu um comunicado oficial (Nº. 196 - 2011/2012 Infantis Juniores D) onde, partindo do princípio que se mantêm os pressupostos para a época 2012/13 refere, que "os jogadores inscritos na categoria de infantis (Juniores D), nascidos em 2001 apenas podem participar em competições de futebol de sete", informação que, aparentemente, se afigura algo ambígua e que, eventualmente, carece de clarificação.

É que apesar do n.º 6 do artigo 24.º, do Comunicado Oficial (CO) n.º 1 da época 2011-12, emitido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em 27.06.2011, referir que "os jogadores de futebol do 1.º ano etário do escalão de infantis podem participar em atividades lúdicas e/ou em competições 7x7", o artigo 25.º parece antever a respetiva abertura para a possibilidade de coabitação com o futebol 11 e em escalões superiores.

Ressalva-se, que o que é referido no n.º 6 do artigo 24.º do CO n.º 1, FPF, é "podem" e não "apenas podem", como é indicado no comunicado oficial n.º 196 da AFL, o que é manifestamente diferente.

Se nos nºs 1 e 3 do artigo 25.º "Categoria superior" é expressamente indicado que os infantis podem participar, sem perda da sua categoria, em jogos da categoria imediatamente superior (ou de 2 categorias imediatamente superiores), desde que, em momento anterior ao da participação na prova, se ateste mediante declaração médica ou exame médico a respetiva aptidão física do(s) atleta(s) para o efeito, salvo melhor opinião, não parece fazer muito sentido restringir os infantis de 1.º ano ao futebol 7, quando, tecnicamente, o articulado parece prever a possibilidade de poderem jogar em escalões superiores, nomeadamente nos iniciados e juvenis, onde impera o futebol 11.

Admitindo que os infantis de 1.º ano só podem competir em futebol 7: E se o clube de futebol só tiver equipa de futebol 11? Jogadores que, em função da idade (2001) transitam para o escalão de infantis (1.º ano) e que fizeram todo o seu percurso desportivo naquele clube, não podem jogar/competir? Ou o clube cria a equipa de futebol 7 ou os atletas, querendo competir, têm de arranjar outro clube?

São interpretações e duvidas possíveis de um leigo na matéria. Valem o que valem.

Já agora, aproveito e questiono, considerando que se trata de um normativo que vigorou para a época 2011/12, que procedimentos foram tidos em conta para os atletas oriundos do escalão benjamins,  i.e., 1.º ano infantis e que, durante toda a presente época desportiva, praticaram futebol 11, alguns em regime de exclusividade...

Assuntos de predileção para o departamento jurídico da UDPF.


Belém Cup 2012 - 1.ª Fase - Resultados dias 16 e 17 Junho

Começou a 2.ª edição da Belém Cup, a decorrer entre 16 a 23 de Junho e, uma coisa é certa, a claque do nosso clube tomou de assalto as bancadas do estádio do Restelo, disposta a apoiar incessantemente todos os escalões envolvidos no evento e, quem sabe, revalidar o título de "Melhor Claque" atingido na edição anterior.

No desfile de abertura do torneio, sobrelevando a principal característica do símbolo da União Desportiva de Ponte de Frielas, a respetiva embarcação, todas as equipas do nosso clube embarcaram numa original coreografia de cariz náutico rumo a uma semana de diversão e convívio.

Mas vamos aos jogos.

Até à data e em consonância com o calendário, a nossa equipa já efetuou 2 partidas:

  • A 1.ª no dia de abertura do torneio, contra o Juventude Sport Clube, na qual os craques do Bonjardim averbaram uma vitória sem dificuldades de maior por 9-0, com golos de André Filipe (4), Diogo Nobre (2), Rodrigo Braga, Henrique Lopes e um autogolo;

  • A 2.ª no dia seguinte, que nos opôs ao Grupo Desportivo Pescadores da Costa da Caparica, um grupo mais forte, com uma capacidade física superior e que nos infligiu uma derrota tangencial, de sabor acre por 5-4, num jogo em que começando a vencer por 2-0, permitimos ao adversário uma recuperação de 4 golos, pese embora a grande resposta dos nossos atletas, que ainda chegaram ao empate a 4-4, tendo inclusivamente disposto de várias oportunidades, pelo menos, para empatar. Os nossos marcadores de serviço foram Diogo Nobre (2), Vasco Pereira e Rodrigo Braga.

Cabeça erguida, rapazes, acreditem que os próximos jogos vão decerto correr melhor, a começar pelo agendado para o dia de hoje, contra  o Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão.

Confira todos os resultados aqui ou aqui

Força, equipa!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

X Torneio de Benjamins "CER Tenente Valdez" - Vice-campeões!

Equipa vice campeã do X Torneio de Benjamins
"CER Tenente Valdez"
O fim de semana de 9 e 10 de Junho foi, até à data, o mais intenso e o mais glorioso da época desportiva 2011/12: 2 competições, 7 jogos, muitos golos, palmas, troféus, convívio, alegria, lágrimas, enfim, tudo a que se tem direito.

Com a permissão tácita de V. Exas., apontá-lo-ia como épico!

A excelente participação dos nossos craques na 10.ª edição do Torneio de Benjamins CER Tenente Valdez, arrancou na manhã do 1.º dia da competição, com 3 vitórias consecutivas sobre os seguintes adversários e que a relegaram automaticamente para o topo da correspondente série:

  • Amadora Clube de Futebol, 4-0, com golos de André Filipe (2), Gabriel Gonçalves e José Maciel;
  • Centro Escolar Republicano Tenente Valdez "A", 6-0, golos de Gabriel Gonçalves, Vasco Pereira, Diogo Nobre, André Filipe, Miguel Loureiro e Eduardo Evangelista;
  • União Desportiva Alta de Lisboa, 2-0, golos de José Maciel e Vasco Pereira.

Em face aos resultados atingidos, o 2.º dia da prova iniciou com a fase de apuramento aos 1.ºs e 4.ºs postos da classificação, que opôs os nossos atletas às seguintes equipas, tendo averbado um total de 4 pontos (1 empate e 1 vitória) que lhes permitiram ganhar um lugar na final da competição:

  • Clube Atlético e Cultural, num jogo que registou um nulo no marcador;
  • Centro Escolar Republicano Tenente Valdez "B", 8-1, com golos de Miguel Loureiro (2), André Filipe (2), Vasco Pereira, Eduardo Evangelista, Gonçalo Rodrigues e autogolo.

Na final e num recinto humanamente bem emoldurado, as Uniões Desportivas de Ponte de Frielas e da Alta de Lisboa, apresentadas ao som da Champions League, defrontaram-se num jogo bem disputado, aguerrido, disciplinado, com oportunidades de golo de parte a parte e cujo desfecho mais desejado acabou por pender - infelizmente para nós - para a homónima União Desportiva Alta de Lisboa, numa vitória tangencial por 2-1 (Diogo Nobre), onde a maior capacidade física do adversário, provavelmente, ditou a diferença.

Na 1.ª participação na competição em foco, para além do honroso 2.º lugar atingido (21 golos marcados, 3 sofridos), a nossa equipa foi ainda agraciada com os troféus de "Menção Honrosa/Melhor Jogador da Equipa", atribuído ao nosso n.º 7, André Filipe e de "Melhor Jogador do Torneio", ao nosso n.º 10, Diogo Nobre.

Três notas de destaque na presente edição da competição organizada pela centenária e distinta instituição Centro Escolar Republicano Tenente Valdez: a ótima organização evidenciada, onde se particulariza, e bem, o apelo ao estrito cumprimento dos horários pré definidos, o sol abrasador e... Rui Veloso que, juntamente com o speaker de serviço, se impôs como voz dominante.

Uma participação brilhante de todos os atletas da nossa grande equipa, para mais tarde recordar!

Muitos parabéns, rapazes!

FootLoures 2012 - Resultados Fase Final - Campeões!

Os campeões do FootLoures 2012
Ao final da tarde de sábado, 9 de Junho, os nossos craques sagraram-se justos campeões da 4ª edição do FootLoures, ao baterem na final o Sport Grupo Sacavenense por 5-4 (resultado algo lisonjeiro, tendo em conta o maior numero de oportunidades criadas pela nossa equipa), arrecadando dessa forma o troféu de 1.º classificado, título inédito no clube, registando um grau de invencibilidade absoluta nos 4 jogos disputados, com 29 golos marcados, contra apenas 8 sofridos.

O palco da festa foi o campo Meia Laranja em Stº Antão do Tojal, onde os nossos atletas nunca se deixaram intimidar pelos "fantasmas do passado", já que dos 2 encontros efetuados esta época contra o adversário em causa, o registo histórico era-nos desfavorável (1 empate/1 derrota).

Numa partida gerida de forma eficiente, os nossos atletas mantiveram sempre o discernimento necessário para controlar o jogo na sua quase totalidade, não obstante, o 1.º golo sofrido praticamente no único remate à baliza efetuado pela equipa adversária, numa altura em que se adivinhava exatamente o contrário. Contra a adversidade do marcador, imbuída de uma força maior que carateriza as grandes equipas, os nossos artistas responderam com 3 tentos (Diogo Nobre, Gabriel Gonçalves e José Maciel) que selariam a 1.ª parte da contenda, impondo total justiça ao resultado.

Na 2.ª parte e aguardando-se uma maior intensidade de jogo por parte do opositor, a nossa equipa refreou um pouco mais a vertente atacante, posicionando-se e resguardando-se mais no seu meio campo, enveredando por ataques assertivos, situação que lhe valeu a marcação de mais 2 golos (Rodrigo Braga e Henrique Lopes).

Nos últimos 5 minutos da partida e numa altura em que o marcador se situava nos 5-2 e os corações já batiam descontroladamente dentro e fora de campo, a equipa adversária ainda conseguiu remeter o marcador para a diferença mínima, mas não havia tempo para mais, pois era chegada a hora da glória dos nossos campeões!

A alegria contagiante foi extensiva às bancadas do recinto desportivo de Stº. Antão do Tojal, numa  festa de celebração conjunta, que irá fixar-se indelevelmente na memória de todos os presentes e intervenientes.

De notar e louvar, o facto da nossa equipa ter iniciado o jogo da final, já com 3 jogos "nas pernas", decorrentes da participação noutro evento desportivo da parte da manhã, o que só valoriza e engrandece a força de vontade, a determinação e capacidade dos nossos atletas.

Um título inteiramente merecido que distingue, nesta fase, a melhor equipa do concelho de Loures, provavelmente a mais equilibrada e constante ao longo de toda a época desportiva: a geração de ouro da União Desportiva de Ponte de Frielas!

Parabéns, rapazes vocês são ENORMES!

CAMPEÕES, CAMPEÕES, nós somos CAMPEÕES!!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

To be or not to be

Trata-se de um pormenor de importância acrescida e reporta diretamente ao nosso clube, nomeadamente à sua divisa, mais concretamente à embarcação nela impressa.

Qual bula, desde já se avisa que as conclusões vertidas neste post são passíveis da criação de transtornos psicossomáticos nos leitores mais sensíveis e que, nalguns casos, podem acomodar-se como permanentes.

Vislumbrando a doutrina, debrucemo-nos então à teoria:

Caravela? Nau? Barca? Veleiro? Carraca? Galeão?

Tendo por base o tipo de embarcação comummente assimilado como o correto, e que reporta à caravela, após aturada e intensa recolha de dados e elementos bibliográficos, a conclusão do estudo aponta o resultado daquela posição, ideia quase universal como, meus caros... errado!

Lamento desapontar os que desde sempre interiorizaram essa mítica embarcação de criação genuinamente portuguesa, mas o símbolo do nosso clube não é de facto a caravela. E porquê? Porque a caraterística que melhor a define é a predominância da vela latina (triangular), facto que por si só, a excluí automaticamente.

Apesar de muito próxima da carraca (bordos mais baixos) e do galeão (4 mastros verticais), sendo a imagem do nosso dístico, aparentemente, composta por 3 mastros verticais, maioritariamente por (2) velas quadradas (ou redondas) e 1 latina no mastro da ré, "bocas de fogo", bordos altos e castelo de popa, a embarcação que melhor se assemelha é, salvo melhor opinião, a nau. De grande porte, destinada essencialmente a transportar mercadorias, retrata, sobretudo, a era do caminho marítimo para a Índia.

Atraquem-se a esta ideia. Ou então, não...

FootLoures 2012 - Resultados 2ª fase - Ponte final.

Disputada sábado último no parque desportivo 1.º de Maio, no Catujal, a 2ª fase da competição juntou todas as equipas envolvidas com vista ao apuramento para a fase final, em que o aliciante maior convergia nas meias-finais que opunham os 1.ºs classificados de cada 1 das 4 séries existentes na 1ª fase e cujos vencedores seriam imediatamente finalistas da competição.

Neste âmbito, pela 3.ª vez na presente temporada, os nossos craques voltaram a defrontar a Associação Desportiva Bobadelense e, mais uma vez, demonstraram maior capacidade e habilidade, atingindo, igualmente, o único resultado final averbado nos encontros anteriores: a vitória, no caso por 5-1, onde os marcadores de serviço foram Vasco Pereira (2), José Maciel, Rodrigo Braga, tendo o 1.º tento sido obtido por via de autogolo.

Desta forma, considerando que na outra meia-final o Sport Grupo Sacavenese derrotou o Grupo Sportivo de Loures por 2-1, espera-se que amanhã, às 17.45, o campo Meia Laranja, em Stº. Antão do Tojal, esteja bem composto para assistir à final do torneio, que oporá, sem margem para duvidas, 2 das melhores equipas do concelho na presente época.

Sempre em grande, equipa!

Boa sorte e força para a final, rapazes!

terça-feira, 5 de junho de 2012

X Torneio de Benjamins "CER Tenente Valdez" - Calendarização

Além da nossa, as equipas que figuram na competição supra são as seguintes:

  • Amadora Clube de Futebol;
  • Centro Escolar Republicano Tenente Valdez A;
  • Centro Escolar Republicano Tenente Valdez B;
  • Clube Atlético e Cultural;
  • Clube Futebol Unidos de Lisboa;
  • Grupo Sportivo Carcavelos;
  • União Desportiva Alta de Lisboa.

A prova é constituída por 3 fases:

  • a 1.ª (9 de Junho), com 2 séries de 4 equipas cada, classificando-se conforme o número de pontos obtidos. 3 jogos de 30 minutos/cada;
  • a 2.ª (10 de Junho, de manhã) será disputada em 2 jogos (30 minutos/cada), em 2 séries juntando as primeiras 2 e as 2 últimas equipas de cada série da 1.ª fase;
  • a 3.ª ( 10 de Junho, à tarde), a fase final, será disputada num jogo (de 50 minutos) de atribuição de lugar de classificação final do torneio, conforme os resultados obtidos na 2.ª fase.

As séries previstas para a 1.ª fase são:

Série A (manhã)

Amadora Clube de Futebol
Centro Escolar Republicano Tenente Valdez A
União Desportiva de Ponte de Frielas
União Desportiva Alta de Lisboa

Série B (tarde)

Centro Escolar Republicano Tenente Valdez B
Clube Atlético e Cultural
Grupo Sportivo Carcavelos
Clube Futebol Unidos de Lisboa

Os resultados obtidos ditarão os encontros a disputar nas restantes fases da competição a disputar no dia 10 de Junho.

Força, equipa!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

FootLoures 2012 - Resultados 1ª fase

Tal como previsto, o torneio FootLoures 2012 teve início este fim de semana tendo a 1ª fase sido disputada, simultâneamente, em 2 recintos desportivos distintos: séries A e C, no parque desportivo 1.º de Maio no Catujal e as restantes B e D, no campo Major Rosa Bastos, em Pinheiro de Loures.

Incorporada na série C e em dia de jornada dupla, os nossos craques defrontaram o Clube Futebol de Santa Iria e o Clube Desportivo de Olivais e Moscavide, respetivamente, não tendo sentido dificuldades de maior em superar ambas as formações, vencendo-as por números esclarecedores: 10-2 e 1-9.

Os marcadores da nossa equipa foram os seguintes:

  • 1.º jogo - Gabriel Gonçalves (2), Gonçalo Gonçalves, Diogo Nobre, Miguel Loureiro, Vasco Pereira, André Filipe (2), Rodrigo Braga e autogolo;
  • 2.º jogo - Gabriel Gonçalves, Gonçalo Gonçalves, José Maciel (2), Miguel Loureiro, Vasco Pereira e André Filipe (3).

Em face destes resultados e tendo em consideração a calendarização prevista, os nossos atletas discutem, na próxima jornada, dia 7 de Junho, a passagem à final da competição, defrontando às 11.30, igualmente no Catujal, o 1.º classificado da série A, designadamente a Associação Desportiva Bobadelense.

À mesma hora e no mesmo local, terá lugar a outra meia final que opõe as equipas do Sport Grupo Sacavenense e o Grupo Sportivo de Loures. Uma delas será o nosso adversário na fase final, independentemente de quaisquer resultados de parte a parte.

Em grande, equipa!

Boa sorte para a meia final!

domingo, 3 de junho de 2012

Tenha muita saúde

O nosso clube celebra hoje 63 anos de vida!

Se há prenda que o clube há muito já merecia, seriam uns balneários com melhores condições para os atletas e demais agentes desportivos que utilizam o respetivo complexo desportivo. Isso é que era...

É certo que os tempos são de austeridade, mas fica a aspiração, o desejo que, convenhamos, é partilhado, do domínio publico e não é recente [2006 (pág. 34/35) e 2012].

Peçam com força na hora de soprar as velas...

Votos de continuidade e longevidade nos horizontes traçados e por trilhar, na captação, desenvolvimento e acompanhamento dos atletas que acolhe no seio da sua humildade, quer em prol do desporto, contribuindo para o seu incremento e progresso, quer atuando como pólo dinamizador à própria região onde se encontra inserido.

Muitos parabéns, União Desportiva de Ponte de Frielas!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Futebol (quase) de férias

Com o final da época desportiva à vista, a silly season do futebol está prestes a começar.

Antes de mais, faz-se um parêntesis para referir que Miguel Trebouchet (nome fictício para salvaguardar a identidade do atleta) parece ter assinado por 2 épocas pelo "clube Y" (designação fictícia para salvaguardar a entidade), quando tudo indicava que assinaria pelo "clube W" (idem).

Continuando.

Não tarda, à falta de notícias realmente importantes acerca do desporto rei, com o devido grau de dignidade e seriedade, a generalidade dos média será assolada pela quase ausência de assunto e pela proliferação de matérias off side tão profundas e interessantes, e que, entre outros, incluem temas como, indumentárias, copos, festas, separações, amores antigos e romances de verão. Tudo, menos futebol propriamente dito...

Passa em rodapé num noticiário televisivo que, afinal, Miguel Trebouchet foi "sequestrado" no aeroporto por emissários do  "clube W", quando se preparava para viajar, em segredo, com vista a assinar  por 3 épocas, pelo "clube Y". A noiva do jogador não confirma nem desmente.

Adiante, o que na realidade interessa é o que se passa dentro de campo: a força, a garra, o querer, a técnica, a festa do golo, a vitória, a derrota, enfim, tudo o que daí advém, todavia jogado com bola. Tudo o mais é literatura de cordel...

É certo. Na rádio já adiantaram que, nas próximas 4 épocas, Miguel Trebouchet é jogador do clube "Y". Foi noticiada a existência de um pré-acordo. Adeptos do clube exultam de satisfação e já se concentram aos milhares na respetiva sede. Jogador adianta sinal para compra de apartamento. Namorada preferia moradia.

Abreviando, dos exemplos que melhor distinguem o futebol de campo com o de cordel situa-se exatamente o antagonismo da objetividade pela subjetividade e vice-versa. Todavia, entre ambos, há um ponto comum: a imprevisibilidade do resultado final.

Última hora: Volte-face! Miguel Trebouchet vai vestir as cores do "clube X" (idem entidades acima), nos próximos 5 anos. É oficial e já consta na respetiva página institucional. Os valores negociados já foram comunicados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O jogador já tatuou o dístico do clube na nalga direita. A ex-namorada do atleta mostrou-se incontactável.

Valha-nos o mês que ainda nos resta e os nossos craques estarem integrados numa série de eventos que nos  permitem prolongar os resquícios da verdadeira paixão.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Brassicáceas em jogo

Poucos são os emblemas que se podem orgulhar de ter um enquadramento natural tão diversificado como o que assiste ao complexo desportivo do Bonjardim.

Tal como também pode eventualmente ocorrer, tendo a ribeira da Póvoa como destino, no Bonjardim é literalmente possível "chutar a bola para as couves". Ipsis verbis, meus caros.

É que o complexo desportivo conta com uma espécie de coutada, dedicada à cultura biológica, direcionada sobretudo à plantação de legumes e leguminosas.

Um lance em profundidade inicialmente projetado para finalizar na zona da grande área localizada a norte do tapete do Bonjardim, pode perfeitamente terminar do lado das brassicáceas, dicotiledóneas ou papilionáceas. 

Considerando que tal depende sobremaneira do engenho e pontaria do(s) interveniente(s), acontecendo, dificilmente haverá outra espécie de brassicácea a destacar-se com maior amplitude que o nabo...

terça-feira, 29 de maio de 2012

Belém Cup 2012 - Calendarização

Já são conhecidos os adversários dos nossos craques relativamente à 1.ª fase da prova.

Todos provenientes da margem sul: Juventude Sport Clube, Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão, Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica e o Grupo Desportivo Fabril do Barreiro.

Juntos, integramos a série B, a mais diversificada em termos de filiação a associações de futebol (Lisboa, Setúbal e Évora) e, provavelmente, uma das mais complicadas do escalão.

A competição segue parâmetros de regulamentação similares aos da edição anterior, i.e., os 1ºs e 2.ºs de cada série seguem para a série "Super Campeões"; os 3.ºs e 4.ºs para a série "Campeões" e os 5.ºs para a série "Taça Amizade", conferindo esta última uma inovação da presente edição para o escalão em causa.

Confiram os horários dos jogos e restantes séries aqui.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

X Torneio de Benjamins "CER Tenente Valdez"

Os nossos craques vão participar na 10.ª edição do Torneio de Benjamins "Tenente Valdez", organizado por aquela agremiação desportiva e que irá decorrer nos próximos dias 9 e 10 de Junho.

É uma iniciativa que conta com o patrocínio da Federação Portuguesa de Futebol, Associação de Futebol de Lisboa, Câmara Municipal de Odivelas e Junta de Freguesia da Pontinha.

Força, equipa!

terça-feira, 22 de maio de 2012

FootLoures 2012 - Calendarização

O sorteio ditou que a nossa equipa irá compor a série C, juntamente com o Clube Futebol de Santa Iria e o Clube Desportivo de Olivais e Moscavide, em jogos a realizar no dia 2 de Junho, no parque desportivo 1.º de Maio, no Catujal.

Independentemente das classificações que resultarem dos confrontos entre as equipas envolvidas, o adversário a considerar para a fase seguinte será, de acordo com a calendarização prevista, um destes três: Associação Desportiva Bobadelense, Sport Clube Sanjoanense e Sport Clube de Frielas.

Curiosamente, do elenco das equipas acima referidas, esta época só não defrontámos o Clube Desportivo de Olivais e Moscavide.

Mais informações em CML

Boa sorte, equipa!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Inter omnes unum

Para os atletas que, para a próxima época, transitam para o escalão de infantis, esta será a (dura) realidade para o futebol de 11…
  • Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais;
  • Clube Atlético e Cultural;
  • Clube de Futebol “Os Belenenses”;
  • Clube Desportivo de Mafra;
  • Real Sport Clube;
  • Sport Clube Sanjoanense;
  • Sport Clube União Torreense;
  • Sport Grupo Sacavenense;
  • Sport Lisboa e Benfica;
  • Sporting Clube de Portugal;
  • Sporting Clube Lourinhanense;
  • União Atlético Povoense;
  • União Recreativa e Desportiva de Tires.
É que a equipa de infantis 2011/12 do nosso clube, ao classificar-se em 7.º lugar na Série 1, da 1ª divisão do campeonato distrital da AFL, logrou alcançar o objetivo da subida à divisão de honra, que contará com a 1ª edição já na próxima época.

Parabéns aos artistas!

Do que a vida contém

Chegou a vez do n.º 7, o craque André Filipe, soprar 11 velas!

Aconteceu no sábado e, em total ambiente festivo, recebeu dos colegas e amigos uma prenda muito especial que, em breve, poderá utilizar (e bem) em prol da equipa: aquelas chuteiras que tanto desejava.

Votos de grandes arrancadas, slalons e dribles em velocidade e golos, muitos e de belo efeito, regados de alegria, sucesso e longevidade.

Muitos parabéns, André!

Campeonato Distrital AFL, série 3 - Relatório de contas final

A pouco mais de um mês do final da presente época desportiva, chegou ao fim a principal prova em que os nossos atletas participam e, digo-vos, fizeram um campeonato exemplar, brilhante até.

Com muito poucos percalços, a equipa manteve-se coerente e constante durante praticamente toda a prova. Terminando a 1ª volta da competição na 3.ª posição, a 2.ª ronda acabou por confirmar que aquela classificação não foi fruto do acaso, mas sim de muita vontade e determinação e, claro, de talento e qualidade!

Os números que vos deixo são esclarecedores:
  • 3.º lugar (19 vitórias, 1 empate e 6 derrotas em 26 jogos realizados);
  • 3.º melhor ataque da prova (3.º melhor em casa, 92; 5.º melhor fora, 60), num total de 152 golos marcados (média de golos marcados: 5,85/jogo);
  • 4.ª melhor defesa da prova (3.ª melhor em casa, 23; 6.ª melhor fora, 32), num total de 55 golos sofridos (média de golos sofridos: 2,12/jogo);
  • 3.ª equipa com maior n.º de vitórias, 19;
  • 2.ª melhor série de resultados, com 9 vitórias consecutivas;
  • 3.ª equipa com maior n.º de goleadas, 16;
  • 11.º melhor ataque, no computo das 8 séries envolvidas no campeonato distrital da AFL, num total de 104 equipas participantes;
  • Das 6 derrotas (infligidas por apenas 4 clubes), 3 foram pela margem mínima.

Os nossos jovens craques estão todos de parabéns, incluindo os 3 elementos da equipa técnica, cujo mérito não se lhes pode (nem deve) deixar de ser reconhecido.

Podem conferir os parciais aqui

UDPF 11 - 2 Sociedade Musical e Desportiva de Caneças - Despedida em grande

Sábado, 19 de Maio, campeonato distrital da AFL, 26.ª e última jornada.

Na receção ao último classificado da série 3, só a vitória interessava aos craques do Bonjardim.

Num jogo praticamente de sentido único, a nossa equipa apresentou-se calma, com uma dinâmica de ataque continuo que, desde logo, lhe permitiu assegurar mais que a vitória, um lugar no pódio de honra da classificação final: o 3.º lugar!

Sem oposição à qualidade e à eficácia demonstradas, o desempenho da nossa equipa repetiu (em diferença de golos) a goleada registada na 1.ª volta da competição, onde os craques com pontaria afinada foram os seguintes: André Filipe (3), Diogo Nobre (3), Rodrigo Braga (3), Gabriel Gonçalves e José Maciel.

De parabéns, equipa!

Restantes resultados no local do costume: Zero Zero.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Aviso à navegação

Sábado, após o último jogo dos nossos atletas na competição da AFL, há lugar ao clássico Pais/tios/padrinhos vs Filhos/sobrinhos/afilhados.

A ideia é mesmo essa: jogar com os miúdos, aproveitando o facto de já terem alguns km's nas "canetas".

O risco é menor. Pelo menos, aparentemente...

FootLoures 2012

A Câmara Municipal de Loures, vai promover a realização da 4.ª edição da FootLoures, prova dedicada ao futebol 7, em exclusivo para o escalão dos nossos atletas, e que pretende contar com a participação das 12 equipas (federadas) do concelho.

A edição deste ano está prevista decorrer nos dias 2, 7 e 9 de Junho, no campo Major Rosa Bastos, em Pinheiro de Loures, nos parques desportivos 1.º de Maio, no Catujal e municipal do Tojal, em St.º Antão do Tojal.

A competição será disputada em 3 fases distintas: a 1ª (2 de Junho) com recurso a 4 séries, de 3 equipas cada, defrontando-se entre si apenas a uma mão. A 2.ª (7 de Junho) terá em conta a classificação da fase anterior e oporá os 3.ºs classificados da série A com os da série C, os 3.ºs classificados da série B com os da série D e assim sucessivamente. A 3.ª fase (9 de Junho), reporta à fase final do torneio.

O sorteio da prova irá decorrer amanhã, dia 18, na Casa do Adro em Loures.

A nossa equipa estará presente!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Craques em campo

Edição impressa do jornal Correio da Manhã,
suplemento Sport de 12.05.2012
Afinal, a comissão técnica do III Torneio de Futebol 7 das Escolas da UDPF encontra-se tão habilitada para aferir e reconhecer talento e qualidade, quanto outros emblemas de projeção universal.

A notícia ao lado, confirma-o, colocando o mérito daquela comissão ao nível da capacidade de prospeção de alguns dos melhores clubes nacionais e internacionais, nomeadamente do Real Madrid, por muitos considerado o melhor clube do mundo.

Mas a verdadeira vedeta é, de facto, Bruno Tavares, cujo  virtuosismo surpreende pela tenra idade e que, ao que tudo indica, irá emigrar para Madrid na próxima época.

Porém, a notícia em foque peca por uma enorme imperfeição, considerando que o selecionador nacional não esteve presente no Bonjardim no dia 1 de Maio, mas sim a 25 de Abril, data em que efetivamente entregou ao craque, o troféu de melhor jogador do evento.

Nesse dia e apesar da merecida distinção, o Bruno não foi o único craque em campo. Outros houve que, à sua maneira, também espalharam atributos de igual epíteto e qualificação. E muita alegria, sobretudo.

Grupo Sportivo de Loures 8 - 0 UDPF - Reverso da moeda

Não há bela sem senão.

Uma semana depois de obtermos a maior vitória da época, eis que surge a derrota mais pesada na competição, ao que se lhe junta, convenhamos, uma grande dose de surpresa, já que é minha convicção que, na espetativa de ninguém passaria um resultado tão desnivelado, incluindo ao nosso adversário...

Ele há dias assim.

Rapazes, felizmente, esta temporada tem sido profícua em vivências e números bastante positivos, mas os maus momentos também contam para a construção do carater e para a assunção do sucesso. Encarem-no com naturalidade, numa perspetiva de melhoria. Ninguém gosta de perder, mas saber aceitá-lo é sinal de elevação e dignidade.

A 50 minutos do final da competição, há que recuperar o fôlego e animo para a última jornada, uma vez que aquele tempo também configura a distância que nos coloca a 1 vitoria de atingirmos, em definitivo, o 3.º lugar.

Força, equipa! Vocês são capazes!

Mais resultados aqui

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Tenha tudo de bom

Rodrigo Braga, o nosso n.º 6, faz hoje 11 anos.

Votos de grandes e exemplares sprints em velocidade, preferencialmente pelo corredor esquerdo e remates colocados e certeiros, doseados de felicidade, alegria e longevidade.

Muitos parabéns, Rodrigo!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Casa arrombada, quadras à porta

Eis o recado que se encontra afixado na porta da direção do nosso clube e que surgiu no âmbito de um furto àquelas instalações.

Após aturada pesquisa ao cancioneiro popular e face à análise de qualificação do extrato literário referenciado, fica  irremediavelmente de fora, pela falta de requisitos, respetiva analogia quer às cantigas de amigo, quer às de escárnio e maldizer (apesar de eventual proximidade a estas últimas).

Imbuídos de alguma literacia e numa perspetiva lírica, debrucemo-nos, em síntese, à decomposição de cada frase:

1.ª: Identificação, com recurso à adjetivação e ainda que em abstrato, de um dos pressupostos essenciais da oração: o sujeito. Do género masculino, nomeadamente a alguém que se dedica à pratica do roubo ou furto.

Ainda que precedida de abreviatura demonstrativa de alguma polidez e cortesia, a utilização da palavra ladrão em detrimento de outros sinónimos tais como larápio ou gatuno, parece acentuar a ideia de uma maior reprovação social, ficando vincada a respetiva graduação antagónica.

Note-se a dimensão visual do termo pela utilização de maiúsculas a negrito sublinhado.

2.ª: Convite velado a eventual acesso, com utilização de vocábulo formal, de pronome de tratamento usado quando alguém se dirige a outrem, mas que obriga à concordância com o verbo na terceira pessoa.

Para que melhor se entenda, trata-se da contração de vossa mercê ou vossemecê que, em certas regiões de Portugal, é considerado depreciativo, diminuidor, como que dirigido a pessoas de condição inferior. Crê-se ser o caso.

3.ª: Utilização de ironia para com o sujeito, pela existência de um ato posterior, futuro, no caso uma caução, uma garantia, que desvaloriza a sua ação dolosa ou intenção aparentemente penalizadora.

4.ª: Repetição do vocábulo utilizado na 2.ª frase, seguido de nova verbalização na terceira pessoa, todavia pelo uso de dicção de intensidade dramática, num claro alerta para a possibilidade de desfecho trágico para o sujeito. À semelhança da 1.ª frase, é novamente utilizada parte da técnica de ampliação visual nos caracteres empregados.

A conclusão parece óbvia: trata-se de uma estrofe em quadra, constituída por 4 versos brancos ou soltos, já que os mesmos primam pela ausência de rima.

Digamos que, a linguagem é utilizada com fins estéticos, onde se retrata algo que pode eventualmente acontecer, dependendo tanto da imaginação do autor como da do leitor.

Poesia, meus caros.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

UDPF 15 - 0 Sporting Clube Pinheiro de Loures - Quinjajero

O jogo da 24ª jornada da competição organizada pela AFL, que envolvia os nossos craques, foi, digamos, frutuoso em números.

A equipa adversária resistiu durante cerca de 15 minutos ao primeiro golo da nossa equipa. A partir daí, o Bonjardim assistiu à maior goleada da época, num jogo praticamente de sentido único.

Os goleadores do dia foram: Diogo Nobre (4), André Filipe (2), Henrique Lopes (2), José Maciel (2), Gabriel Gonçalves (2), Diogo Carvalhinha, Eduardo Evangelista e Gonçalo Gonçalves.

Com este resultado a equipa consolidou a posição de 3.º melhor ataque da série em causa e o 11.º melhor ataque das 8 séries existentes na prova, num total de 104 equipas envolvidas!

De realçar ainda que, beneficiando do triunfo do Grupo Sportivo de Loures sobre a Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais, encontramo-nos a 1 vitória de garantir, em definitivo, a 3.ª posição na série a que reporta.

Nada mau, rapazes!

Próximo jogo: Grupo Sportivo de Loures.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Manual do riso aplicado ao futebol

Para V. total descontração, deixo-vos, de entre tantas que existem, uma compilação de hilariantes erros, gafes e perdidas escandalosas.

As cenas que se seguem são verídicas e foram executadas por profissionais responsáveis... pelo riso dos outros.

Rapazes, evitem fazê-las nos nossos jogos...

Preparem-se para rir.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Puto, suman, espasol, bibingka, sapin-sapine, biko e kakanin: 2-3-1 de ataque em hidratos de carbono

Fica longe e os habitantes têm nome de biscoito...

Sensivelmente a 12.156 km, a contar da lápide do Cabo da Roca a Intramuros, Manila, nesse país ao largo da Tailândia e Indonésia, vizinho da Malásia, local do qual já obtivemos (e continuamos a obter) vestígios de presença.

Descoberto há 591 anos pelo português Fernão de Magalhães, reportamo-nos ao arquipélago da República das Filipinas, e a distância que se refere no paragrafo anterior é praticamente idêntica à que a separa do 1.º classificado no ranking da FIFA e que a coloca entre as piores seleções do continente asiático e do mundo.

Com efeito, apesar de estar na origem da Confederação de Futebol da Ásia, nunca logrou obter qualificação para a fase final da Taça das Nações Asiáticas. Idem para o Campeonato do Mundo.

As principais figuras desportivas das Filipinas resumem-se, genericamente, a 2 craques do xadrez e ao boxer super campeão, Manny Pacquiao.

Que não se julgue que o futebol é ignorado e que não se pratica. Errado. Pratica-se, joga-se é mal. E muito! Daí o registo em busca da qualidade, classe e genialidade das vedetas do Bonjardim.

Vai uma aposta?

Babalik. Football ay kalidad sa aming koponan!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Campeonato distrital AFL - Ponto de situação

À 23 jornada do campeonato distrital da AFL e no que reporta à série 3, os dados estatísticos dos nossos atletas, são os seguintes:
  • 3.º lugar (ainda que ex aequo, pontualmente, com a  Associação Desportiva e Cultural de Encarnação e Olivais B, beneficia nos resultados do confronto direto, com 2 vitórias);
  • 3.º melhor ataque com um total de 126 golos marcados (66 em casa e 60 fora);
  • 4.ª melhor defesa com um total de 45 golos sofridos (3.ª melhor em casa com 21. Fora, 24 sofridos);
  • 2.ª melhor série de resultados com 9 vitórias consecutivas (apenas o Sporting Clube de Portugal se superiorizou neste aspeto) registo que, ao que tudo indica, permanecerá incólume até ao final da prova.
As 3 jornadas que restam da competição em causa reservam ainda um lote de jogos bastante interessantes no que respeita às equipas que, como a nossa, almejam alcançar a 3.ª posição e dos quais se particularizam os seguintes:

24ª jornada
  • Associação Desportiva e Cultural de Encarnação e Olivais B vs Grupo Sportivo de Loures
  • Clube Atlético e Cultural B vs Sport Grupo Sacavenense

25.ª Jornada
  • Grupo Sportivo de Loures vs UDPF

26ª jornada
  • Associação Desportiva e Cultural de Encarnação e Olivais B vs Sport Grupo Sacavenense

Em grande, equipa!

III Torneio de Futebol 7 das Escolas UDPF (Benjamins Sub. 11) - Vestígios do evento na comunicação social/outros

Jornal Record, edição impressa de
25.04.2012
Em complemento ao post de 16.04.2012

  • Site da Formação do Clube Futebol Benfica:


Uma salva de palmas

Para o nosso n.º 1, João Almeida, que ontem perfez 11 primaveras.

Votos de grandes vôos no presente e no futuro, com sucesso, jovialidade e longevidade incluída(o)s.

Muitos parabéns, João!

UDPF 7 - 2 Associação Desportiva e Cultural Encarnação e Olivais B - Chuva de estrelas

A 4 jornadas do fim da competição organizada pela AFL, o Bonjardim foi este sábado palco da partida mais aguardada da série 3 e que opunha o 4.º (nós) e o 3.º classificados.

Caso a nossa equipa alcançasse a vitória passaria para 3.º lugar em igualdade de pontos com o opositor, porém com a vantagem do confronto direto, já que na 1.ª volta, tinha ganho no reduto do adversário por 2-3, num jogo que ficou na memória por ter sido um dos mais difíceis da presente temporada.

Por outro lado, em caso de derrota, as possibilidades de alcançar o 3.º lugar ficariam praticamente arredadas. O empate não mataria as esperanças, todavia tornar-nos-ia totalmente dependentes dos resultados do nosso adversário.

Mas vamos aos factos.

Sob chuva torrencial que, momentos antes do início da partida, se abeirou para os lados da ribeira da Póvoa, os nossos craques apresentaram-se em pleno solo sagrado com um único propósito: ganhar.

E, meus caros, isso ficou provado pela forma direta como a nossa equipa abordou o jogo, onde a pressão alta, futebol de ataque e grande eficácia na hora da concretização foram disso exemplos. Ao ritmo da intensidade da forte chuvada, os golos foram aparecendo com naturalidade, culminando a 1.ª parte da partida com um surpreendente 4-0.

A 2.ª metade do jogo, apesar de menos intensa e mais enxuta (a chuva parou), não deixou de proporcionar aos presentes bons momentos de futebol e golos de parte a parte, onde, no final, os nossos atletas se evidenciaram com uma contundente vitória por 7-2.

Os goleadores do dia foram André Filipe (3), Diogo Nobre (2), Rodrigo Braga e José Maciel.

Num dos  jogos mais importantes da época, os nossos rapazes alcançaram novamente o 3.º lugar. Pelo menos, por ora.

Grande jogo, grande vitória! De parabéns, equipa, numa semana sensacional!

Mais resultados

Para memória futura

É um facto insofismável...

A organização do III torneio de futebol 7 das Escolas UDPF está de parabéns!

Por tudo!

Na edição desta época desportiva, a organização arriscou e apostou na inovação e no incremento dos padrões de exigência habitualmente utilizados e, consequentemente, nos meios técnicos e humanos envolvidos: equipas históricas da região de Lisboa e de maior grau de dificuldade, divulgação do evento junto de órgãos de comunicação social e outras entidades, captação dum maior número de patrocínios, publicidade, árbitros filiados à Associação Futebol de Lisboa e, claro, a presença do Paulo Bento.

Tal minuciosidade obrigou a organização não só a um trabalho empenhado de planeamento prévio das atribuições e competências, com eventuais cenários de recurso,  que configurou uma maior responsabilização a todos os membros da comissão organizadora.

Outra particularidade que se salienta, traduziu-se numa maior dinamização do efeito visual do evento, com recurso a imagens estilizadas à edição em causa, com um design moderno e apelativo, como que elevado ao estatuto de marca e que se refletiu na produção duma maior variedade e quantidade de documentação produzida, sobretudo para efeitos de publicidade e divulgação.

Todavia, o mais importante foi a moldura humana, a entrega e investimento pessoal de cada elemento, onde sobreleva a entreajuda, a disponibilidade, a partilha e a amizade evidenciada por todos os que contribuíram ativamente para o legado da competição.

O êxito organizacional e o sucesso desportivo alcançado, são História com um final feliz.

E é isso que subsiste.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

III Torneio Futebol 7 das Escolas da UDPF (Benjamins Sub. 11) - Futebol total no Bonjardim

Benjamins sub. 11 União Desportiva de Ponte de Frielas,
equipa vencedora da competição
O campo de jogos da União Desportiva de Ponte de Frielas acolheu, ontem, 25 de Abril, a 3ª edição da competição em causa e que este ano contou com a bem-vinda presença do selecionador nacional, Paulo Bento.

Outra presença que se instalou praticamente durante toda a prova foi a chuva, inicialmente moderada, impôs-se como intensa, tendo obrigado a organização a alguns contextos de recurso.

Como já referido em posts anteriores, relacionados com o mesmo tema, as equipas convidadas foram o Clube de Futebol "Os Belenenses", o Clube Futebol Benfica e o Centro Escolar Republicano Tenente Valdez.

Com efeito, e para a maratona de futebol que se previa, contou-se ainda com a presença de 2 árbitros filiados à Associação Futebol de Lisboa (Marco Ferreira e Joaquim Matos).

Na generalidade e na especialidade, o desempenho dos nossos craques foi excelente, tendo arrecadado o 1.º lugar da prova com inteira justiça e dignidade, com 2 vitórias e 1 empate, superiorizando-se deste modo a qualquer um dos adversários.

Em suma, contra o Clube Futebol Benfica, durante todo o tempo de jogo, a supremacia da nossa equipa nunca foi beliscada, mesmo quando em campo se encontravam jogadores cuja titularidade é mais intermitente.

No embate com o Centro Escolar Republicano Tenente Valdez (que acabara de derrotar o Clube de Futebol "Os Beleneses") a nossa equipa entrou em campo exercendo pressão alta, remetendo o adversário a uma posição mais defensiva e facilitadora ao erro, o que, aliado a uma maior posse de bola, deu igualmente azo a uma maior quantidade de oportunidades criadas e cuja eficácia foi a que bastou para garantir uma vitória sem contestações.

No que reporta ao último jogo, e numa altura em que o Clube de Futebol "Os Beleneses", para vencer a competição, tinha obrigatoriamente de assegurar uma vitória com, pelo menos, 2 golos de diferença (a nós bastaria o empate), a atuação dos artistas do Bonjardim pautou-se por uma atitude de grande elevação, humildade e segurança, tendo inclusivamente disposto de melhores situações de golo eminente.

Campeões em pose para a posteridade, com o selecionador
nacional, Paulo Bento, em pano de fundo.
Num jogo muito disputado e com uma dinâmica no marcador imprópria para cardíacos (1-0, 1-1, 1-2 e 2-2) o apito final do arbitro soou qual grito de libertação para os nossos craques!

E para nós também...

Em apoteose, os nossos atletas receberam, pelas mãos do próprio Paulo Bento, a taça mais desejada da competição e exultaram à glória num momento único de grande felicidade e alegria, que perdurará na memória de todos.

Resultados:

1º Jogo: União Desportiva de Ponte de Frielas 6 - 1 Clube Futebol Benfica;
2º Jogo: Clube de Futebol "Os Beleneses" 3 - 4 Centro Escolar Republicano Tenente Valdez;
3º Jogo: Centro Escolar Republicano Tenente Valdez 2 - 4 União Desportiva Ponte de Frielas;
4º Jogo: Clube Futebol Benfica 1 - 7 Clube de Futebol "Os Beleneses";
5º Jogo: Centro Escolar Republicano Tenente Valdez 6 - 5 Clube Futebol Benfica;
6º Jogo: União Desportiva de Ponte de Frielas 2 - 2 Clube de Futebol “Os Belenenses”.

Melhor jogador: Bruno Tavares (Clube de Futebol “Os Belenenses)

Melhor guarda-redes: João Almeida (União Desportiva de Ponte de Frielas)

Melhor marcador: Miguel Lopes (Centro Escolar Republicano Tenente Valdez)

Troféu Disciplina: União Desportiva de Ponte de Frielas

Classificação final:

1.º União Desportiva de Ponte de Frielas, 7 pontos;
2.º Centro Escolar Republicano Tenente Valdez, 6 pontos;
3.º Clube de Futebol "Os Belenenses", 4 pontos;
4.º Clube Futebol Benfica, 0 pontos.

Muitos parabéns, campeões!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sport Clube Sanjoanense 2 - 4 UDPF - Postes e travessões: esses malditos elementos do jogo...

Tendo o rio Tejo como wallpaper, a 22.ª jornada do campeonato distrital levou-nos a S. João da Talha.

Após um atraso pouco habitual no arranque da partida e apesar de uma entrada no jogo um tanto ao quanto pouco aguerrida, os nossos craques demonstrarem sempre maior capacidade, habilidade e força para obter os 3 pontos desejados. Não obstante o empate ao intervalo a 1 bola (golo de André Filipe), os talentos do Bonjardim remeteram 5 bolas aos contornos metalizados das balizas, pelo que o resultado ao intervalo para além de injusto, pecava por escasso.

A segunda metade, começa praticamente com o nosso 2.º golo (Diogo Nobre), cuja vantagem viria a ser  posteriormente "anulada" por um momento de grande infelicidade da nossa equipa ao cometer autogolo. Ao improvável 2-2 que se registava a 15 minutos do final da partida, os nossos craques, não desistindo, acabaram por impor-se com a marcação de mais 2 golos (Vasco Pereira e Henrique Lopes, respetivamente), num resultado curto mas inteiramente merecido.

A continuar, equipa!

Próximo jogo: Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais B, atual 3.º classificado da nossa série.