quinta-feira, 3 de maio de 2012

Puto, suman, espasol, bibingka, sapin-sapine, biko e kakanin: 2-3-1 de ataque em hidratos de carbono

Fica longe e os habitantes têm nome de biscoito...

Sensivelmente a 12.156 km, a contar da lápide do Cabo da Roca a Intramuros, Manila, nesse país ao largo da Tailândia e Indonésia, vizinho da Malásia, local do qual já obtivemos (e continuamos a obter) vestígios de presença.

Descoberto há 591 anos pelo português Fernão de Magalhães, reportamo-nos ao arquipélago da República das Filipinas, e a distância que se refere no paragrafo anterior é praticamente idêntica à que a separa do 1.º classificado no ranking da FIFA e que a coloca entre as piores seleções do continente asiático e do mundo.

Com efeito, apesar de estar na origem da Confederação de Futebol da Ásia, nunca logrou obter qualificação para a fase final da Taça das Nações Asiáticas. Idem para o Campeonato do Mundo.

As principais figuras desportivas das Filipinas resumem-se, genericamente, a 2 craques do xadrez e ao boxer super campeão, Manny Pacquiao.

Que não se julgue que o futebol é ignorado e que não se pratica. Errado. Pratica-se, joga-se é mal. E muito! Daí o registo em busca da qualidade, classe e genialidade das vedetas do Bonjardim.

Vai uma aposta?

Babalik. Football ay kalidad sa aming koponan!

1 comentário:

  1. Ó blogger, até tenho medo que te "roubem"! Até Filipino tu agora falas!? ;)
    És o maior Xôr "Presidente".

    ResponderEliminar