terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O Campo reabriu!

Sim, esse. O dos comes e bebes. E ainda bem.

Com nova gerência e decoração pró desportiva, onde se incluem, entre outros artigos, imagens das glórias da agremiação, vai-se compondo a preceito.

Mas há uma lacuna... e grave: procurei e não encontrei os nossos craques!

Vou já fazer o requerimento, que não há campo em que eles não brilhem. E este não será exceção.

Para lá da Taprobana

É, até à data e ao que tudo indica, o mais remoto acesso registado pelas estatísticas do Blogger ao Olheiro.

Em linha reta, qualquer coisa como 16.168,968 km de distância! Duvidas? Nesse caso, sugiro-vos confirmação por via de viagem de circunavegação ou adaptação ao género do caminho marítimo para a Índia. Dali para acolá é só um pulinho, já que falamos daquela massa continental situada em frente à Tasmânia.

Banhada pelos oceanos Indico e Pacífico, e atual detentora do título de campeã da Taça Asiática de Futebol Feminino (competição equivalente ao Campeonato Europeu entre seleções) é mais um dos países observadores, cuja tradição desportiva, curiosamente, não pende para o futebol (apesar da influencia britânica e da popularidade da modalidade), mas antes para desportos como o críquete, hóquei em campo, rugby e natação, onde se destacam com uma pluralidade de títulos olímpicos e mundiais.

Pormenores que não obstam à procura de outras realidades, verdades, horizontes, experiências, culturas e protagonistas. Graças a essa curiosidade, algures no continente mais pequeno do mundo, houve quem tivesse o bom gosto de se estatelar na causa que todos (espero) abraçamos: o melhor para os nossos craques, se possível, em regime de tudo incluído.

Regime esse que, a título de exemplo, dava jeito na tropical Queensland... Na Austrália, pois claro.

Aussie rules, football rocks! Wellcome! And always support our team!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

UDPF 3 - 4 Grupo Sportivo de Loures - Dérbi à tangente

No passado Sábado, em dia de jogo grande, os 2.º e 3.º classificados da série 3 mediram forças no sintético do Bonjardim e providenciaram aos presentes um jogo disputado, equilibrado, emotivo e de constante incerteza no resultado até ao apito final.

Ainda que conscientes das dificuldades, os nossos craques entraram convictos e determinados em contrariar o favoritismo da equipa adversária, de se bater de igual para igual e, à semelhança do que sucedeu em 11 dos 12 jogos disputados na presente edição da prova da AFL, foram a 1ª equipa a enviar a bola para o fundo das redes contrárias, através de um golo de livre, marcado por Gabriel Gonçalves. Vantagem que seria desfeita antes do final da 1.ª parte, fixando-lhe o marcador.

A 2.ª metade manteve uma tendência de jogo de discussão equatitativa, onde a oscilação do marcador, quando não empatado, nunca se distanciou da margem mínima: 1-2, 2-2 (Diogo Nobre), 2-3, 3-3 (Gabriel Gonçalves, na conversão de grande penalidade) e 3-4.

No final, fica a sensação de duas equipas muito próximas uma da outra, pese embora algum pendor para o adversário no que respeita à circulação de bola, eventualmente mais eficaz e, sobretudo, no risco que os seus atletas assumem quando se torna necessário progredir no terreno, através de algumas bem sucedidas acções individuais, determinantes para o resultado final.

De resto, considerando que, segundo consta, a equipa adversária se apresentou em pleno solo sagrado na sua máxima força, o desempenho da nossa equipa foi, apesar da contrariedade do resultado, muito bom, com consciência de dever cumprido, porém com a ideia que, com melhor sorte, de facto era possível ganhar pontos. Enfim, há que seguir em frente...

As lágrimas de dor e frustração que correram dentro e fora do campo são, literalmente, águas passadas. Melhores virão, de alegria.

Posso encomendar regozijos já para o próximo jogo, contra a Sociedade Musical e Desportiva de Caneças? Combinado.

Força, equipa!

sábado, 28 de janeiro de 2012

Hoje é dia de festa...

O nosso n.º 14, o craque Eduardo Evangelista, fez hoje 11 anos.

E prendou-nos com um bolo de aniversário cuja face era o símbolo do nosso clube: o Ponte de Frielas, imagem que se manteve intacta durante cerca de 5 segundos após a cantoria. E bem, que a malta é gulosa e impaciente..

Um dia muito feliz, Eduardo. Votos de muitos e longos, a contar a partir... de agora!

Muitos parabéns!!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Compreender o futebol 7

Passa sobretudo por entender o seu sistema tático, ter consciência das vantagens e desvantagens na utilização de determinada modalidade, em função das capacidades quer da equipa que se treina, quer das características do adversário, dos condicionalismos da partida e também do resultado que se pretende obter.

Aceito que realcem que "o resultado que se pretende obter" é algo imprevisível e que não depende apenas do desempenho da nossa equipa. Correto. Todavia, o querer, visto com determinação e ambição, acrescido de  algum risco, audácia, coragem e inteligência, podem concorrer à determinação dum fim desejado.

Para V. análise, deixo-vos link acerca da matéria em foco, escrito de forma clara e pouco exaustiva, porém suficiente. Muito útil para o efeito.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sporting Clube Pinheiro de Loures 2 - 12 UDPF - Déjà vu

Caríssimo(a)s, para vossa sorte, não vos vou maçar muito neste post, uma vez que não foi possível estar presente no encontro em questão. Já ouço suspiros de alívio...

Sem inventar, creio que o título acima indicado serve como uma luva, ou seja, pouco mudou desde a última vez que nos deparámos com o adversário em questão (ainda em período de pré-época), incluindo o resultado. [Sporting Clube Pinheiro de Loures vs UDPF (Outubro 2011)]

Os marcadores de serviço foram os seguintes artilheiros: André Filipe (4), Gabriel Gonçalves (2), Henrique Lopes (2), Diogo Carvalhinha, Gonçalo Gonçalves e Gonçalo Rodrigues. Acresce aos presentes um autogolo.

Porém, na 11.ª jornada da série 3, os nossos craques não ganharam só em Pinheiro de Loures...

Beneficiando do empate a 3 bolas registado entre o Grupo Sportivo de Loures e a ADCEO e bem ainda da vitória do Sport Grupo Sacavenense por 3-1 ao CAC, a nossa equipa aproveitou não só para descolar das equipas, digamos, perseguidoras, cimentando a vantagem no 3.º posto (com 4 pontos de avanço do CAC e 6 da ADCEO, 4.º e 5.º, respetivamente), para ao mesmo tempo se aproximar do 2.º classificado (a 1 ponto apenas), Grupo Sportivo de Loures.

Em face da atual classificação, a próxima jornada, a penúltima da 1.ª volta, é com certeza ser uma das mais esperadas e marcantes da série 3, uma vez que irá contar com confrontos diretos entre os 4 primeiros classificados: o 1.º com o 4.º e o 2.º com o 3.º.

Difícil, mas não impossível. Acreditar precisa-se, rapazes, o sucesso passa por aí!

Força, equipa!

Demais resultados e estatísticas Zero Zero

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Hambo, tango e samba

É inevitável.

Seguem para o rol de visitantes mais três nações "espiãs" dos feitos dos nossos artistas: Suécia, Argentina e Brasil, este 2 últimos, colossos do futebol mundial: o 1.º, 2 vezes campeão do Mundo, o 2.º, 5! Isto sem invocar a enorme quantidade de outros títulos amealhados por ambas, como a Copa América, Taça das Confederações, Jogos Pan-americanos e Jogos Olímpicos.

Ainda que se possa aferir como o elo mais fraco desta troika (até porque em termos futebolísticos poucas equipas/nações podem competir com palmarés daqueles níveis), o modesto currículo da Suécia é, ainda assim, composto por uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, feito alcançado por muito poucos, onde, a título de exemplo, não se incluí o Brasil que, apesar de penta campeão mundial, nunca logrou alcançar aquele metal precioso.

No que toca à matéria prima, aos artistas, aos most value players, a lista corre o risco de ser interminável, senão vejamos:

Bebeto, Pelé, Ronaldo, Zico, Roberto Carlos, Rivaldo, Kaká, João Almeida, Romário, Kafu, Luís Fabiano, Afonso Simão, Robinho, Taffarel, Socrates, Gabriel Gonçalves, Garrincha, Jorge Valdano, Adriano, Rodrigo Braga, Tostão, Careca, Neymar, André Filipe, Zico, Juan Román Riquelme, Alfredo Di Stefano, Henrique Lopes, Lionel Messi, Mario Kempes, Ronaldinho Gaúcho, Vasco Pereira, Pablo Aimar, Martin Palermo, Diego Armando Maradona, Diogo Nobre, Gabriel Batistuta, Javier Saviola, Hernán Crespo, José Maciel, Esteban Cambiasso, Sergio Goycochea, Juan Sebastián Verón, Miguel Passos, Roberto Ayala, Fernando Redondo, Claudio Lopez, Eduardo Evangelista, Sergio Goycochea, Daniel Passarella, Diego Simeone, Rui Rebelo, Alberto Tarantini, Carlos Tévez, Jorge Burruchaga, Gonçalo Gonçalves, Zlatan Ibrahimović, Thomas Ravelli, Fredrik Ljungberg, Gonçalo Rodrigues, Tomas Brolin, Gunnar Nordahl, Henrik Larsson, Diogo Carvalhinha, Gunnar Gren, Jonas Thern, Kurt Hamrin, Henrique Mariano, Stefan Schwarz, Lennart Skoglund, entre outros...

Exato. Nacionalidades à parte, optei por equilibrar a lista elevando na qualidade e na jovialidade, considerando que, salvo raras exceções, grande parte das estrelas invocadas são atualmente valiosas antiguidades ou grandes jogadores em fim de carreira.

Esteticamente, pouco acresce, afinal são letras atrás de letras. Agora, tecnicamente, a lista de craques ganhou decididamente algo que na realidade não tinha: futuro!

Benvindos, bienvenidos, välkomna!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais B 2 - 3 UDPF - Suspense com final feliz

No frente a frente com um dos adversários mais próximos na tabela classificativa, o jogo deste sábado foi, para a nossa equipa, provavelmente o mais complicado da atual temporada (excetuando obviamente o realizado contra o supercandidato SC Portugal e que consubstancia a única derrota infligida aos nossos craques).

Numa partida no seu todo muito disputada, os primeiros 10 minutos revelaram-se algo confusos para os nossos atletas, tendo os mesmos sentido alguma dificuldade em explanar o seu melhor futebol, que, curiosamente, só atenuou a partir do momento em que se tornou imperativo reagir a um resultado adverso, o que sucedeu quando a equipa contrária abriu o marcador através da marcação de uma grande penalidade.

Foi a acha que faltava na fogueira, o café para acordar, o soar do gongo. A partir desse instante a equipa, obrigada a reagir, equilibrou mais a discussão de bola, pressionando com maior rigor, não demorou a conseguir o empate através de autogolo da defesa contrária, para no imediato se instalar na frente do marcador por via de um bem sucedido golpe de cabeça de Henrique Lopes, na sequência da marcação de um livre por André Filipe.

Contudo, a primeira parte não acabaria sem que a nossa equipa sofresse mais golo, em recarga à marcação de outra grande penalidade - que aliás suscitou grandes duvidas quanto à sua existência - após grande defesa do nosso guardião Miguel Passos.

Na segunda metade da partida, manteve-se o pendor de disputa acentuada entre as equipas, em que ambas dispuseram de possibilidades para desfazerem o empate registado a 2 bolas, objectivo que acabou por ser alcançado pela nossa squadra com a marcação de outro autogolo, resultado que se manteria até ao final do  jogo, fruto de grande consistência e entreajuda dos nossos atletas que, sabendo sofrer, o fizeram diligentemente.

Na retina, ficam 2 grandes penalidades, 2 autogolos, algumas acesas discussões de bola com e sem mazelas, nervos em franja e um juíz de campo inclinado, com dualidade de critérios, tendencialmente caseiros.

Para a história, fica a nossa vitória, a 8.ª seguida, a melhor da série 3 até ao momento!

Próximo nível: Sporting Clube Pinheiro de Loures. Mas a 11.ª jornada traz outros aliciantes, nomeadamente os alegadamente difíceis confrontos que opõem os nossos mais diretos seguidores. A ver vamos.

Sempre a subir, equipa!

Restantes resultados no sítio do costume Zero Zero.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Campo fechou...

Calma! Treinos e jogos estão assegurados. Chá, café e laranjada, é que não. O restaurante "O Campo", sediado no complexo desportivo do colosso de Ponte de Frielas, encerrou. E que falta faz...

Sinais dos tempos de crise anunciada, aos quais não será coincidência a proliferação de espaços vazios nas muradas do Bonjardim...

Paradoxalmente, crise é termo que não se adapta, adequa, à nossa equipa de craques. Esperemos que se mantenha à distância... connosco isolados, de preferência à frente.

Muitos anos de vida...

O nosso craque Gabriel Gonçalves faz hoje 10 anos! A avaliar pelo impacto que imprime no esférico a cada remate que disfere com o seu potente pé esquerdo, dar-lhe-ia... 11! :)

Muitos parabéns, Gabriel, e um dia cheio de sorte!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PontiRifas - Lotaria dos Reis

A extracção foi ontem e o n.º vencedor foi o 13553.

Verifiquem os vossos "talões". É possível que possam ter ganho um espetacular purificador de água.

A adjetivação do prémio foi o meu principal trunfo para promover a respetiva venda de rifas...

Confirmem em Jogos Santa Casa

Números...

Para além dos referidos no post de ontem, deixo, para análise de V. Exas., os seguintes dados estatísticos, onde destaco que, na série 3 da competição da AFL e à 9ª jornada, a nossa equipa configura o 4.º melhor ataque, a 3.ª melhor defesa, sendo que neste âmbito, das 14, é a menos batida em casa.

Quero-vos sempre informados.

Nada mau, rapazes!


Mais vitórias
Melhores resultados
Mais golos marcados
Mais empates
Mais derrotas
Jogos com mais golos
Evolução da classificação


Evolução dos resultados

Menos golos sofridos

Golos por jornada
(1) Média de golos por jogo da jornada
(2) Média de golos por jornada
(3) Média de golos por jogo de todas as jornadas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

UDPF 6 - 0 Sport Clube Sanjoanense - Eficácia e controlo


Numa manhã de céu limpo mas de frio assolador, os nossos craques entraram em campo convictos a arrumar, desde logo, a contenda a seu favor. E, de facto, não foi preciso esperar muito tempo: decorridos pouco mais que 5 minutos, já ganhavam por 2-0. Continuando a acelerar, o resultado foi dilatando até à meia dezena com que finalizou a 1ª parte.

Na segunda metade, e sem comprometer o objetivo único da vitória, os nossos atletas regressaram dispostos a resguardar-se um pouco mais, controlando o jogo de forma mais calculista, "à distancia", sem necessidade de imprimir uma pressão mais acirrada sobre o adversário, que, ainda assim, não mostrou capacidades para contrariar a estratégia montada pela a nossa equipa que, ao cair do pano, fixaria o resultado final na meia dúzia.

Os goleadores foram Diogo Nobre (2), Rodrigo Braga (2), Gabriel Gonçalves e Vasco Pereira.

Tal como sucedeu no final do ano que findou, os nossos craques entraram em 2012 a ganhar e, à 9ª jornada para além de subirem ao 3.º lugar, já contam com 7 vitórias consecutivas na competição, igualando a melhor série até à data, levada a cabo pelo CAC. Nos últimos 7 jogos oficiais, a nossa equipa atingiu os 42 golos marcados, contra apenas 5 sofridos, e se analisarmos os últimos 5, contabilizámos 32 a favor tendo sofrido... 1 único tento!

O brilhante campeonato que os nossos rapazes têm feito suscita a um sentimento, um poder, uma crença de capacidade maior que eleva a expetativas outrora impensáveis, apelando, em muito, à nossa imaginação e sobretudo àquela enorme curiosidade de saber até onde conseguem ir. Todavia, e independentemente do que vier a suceder no futuro e por mais que se possa acreditar que é possível alcançar números ainda mais favoráveis que os atuais, a "nossa turma" já está de parabéns! E com distinção!

Em grande, equipa!

Outros resultados no Zero Zero.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

TPC Férias de Natal: Respostas

Deixo-vos as respostas que tinha preparado ao repto por mim lançado e do qual obtive as seguintes comunicações:      !

Conseguem vê-las? Exacto. Eu também não...

Não quero que vos falte nada. Amigos na mesma. :)

1ª Questão/Matemática - Começou a chover torrencialmente num treino e só há um balneário disponível para se abrigarem. Sabendo que o balneário pode levar 20 atletas infantis ou 24 atletas benjamins e tendo em conta que os 15 primeiros atletas que nele entraram são infantis, qual é o número de benjamins que ainda pode entrar?

Resposta: Vamos identificar de I os atletas infantis e B os atletas benjamins. Assim, a capacidade do balneário é 20I ou 24B, ou seja:

20I = 24B
Então 24B a dividir por 20I = 1,2B
Ou seja, por cada atleta infantil temos 1,2 benjamins

Sabe-se que 15 atletas infantis já estão no balneário. Logo, podem entrar mais 5I. Em termos de atletas benjamins, isso corresponde a:

Se 1I = 1,2B então 5Ix1,2B = 6B

Em suma, o número de atletas benjamins que ainda podem entrar no balneário é de 6.

2ª Questão/História - A 25 de Julho de 1139 deu-se uma das batalhas mais marcantes da História de Portugal. De que batalha se trata? Na tua opinião, que táctica achas que D. "Não Sei Das Quantas" utilizou para vencer o adversário e porquê?

Resposta: Trata-se da batalha de Ourique contra as tropas muçulmanas e o D. "Não Sei Das Quantas" é (ou foi) nada mais nada menos que o 1.º Rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

O resto da resposta, ficava ao sabor da vossa imaginação. Todavia, tenho para mim que o soberano e estratega,  para vencer os sarracenos, galopou em 4-3-3, uma vez que as principais características desta reportam à consistência da defesa e a um ataque forte e vincado com a utilização de extremos para a finalização.

Porque não?

3ª Questão/Geografia - Que rio nasce na Póvoa da Galega e desagoa no "Mar da Palha"?

Resposta: Não vos cheira? Rio Trancão.

4ª Questão/Língua Portuguesa - Mantendo numa só frase a afirmação: "Pela União: lutar, lutar, lutar!", altera-a para os tempos verbais do modo indicativo presente, futuro e gerúndio.

Resposta: Pela União: luto, lutarei, lutando!

5ª Questão/Ciências da Natureza - Em sentido figurado, qual será para ti o habitat natural de um jogador da União Desportiva de Ponte de Frielas?

Resposta: Considerando que por habitat natural se entende o espaço físico e os demais factores que condicionam um determinado ecossistema (tal como o sol, a chuva, o vento, etc) que determinam a distribuição das populações de determinada comunidade, e que o termo é normalmente utilizado em referência a uma (ou mais) "espécies", no sentido de estabelecer os locais e as condições ambientais onde o estabelecimento dessas "espécies" é viável, creio que a resposta só pode passar por algo que envolva o campo de jogos do Bonjardim.

Mas o sentido figurado apela à imaginação e essa, eventualmente, pode não ter limites!

6ª Questão/Futebol - José Marca Dor, é um avançado exímio. Marca golos atrás de golos, é imparável e cobiçado por grandes emblemas mundiais. Todavia, para além das suas qualidades de jogador, desenvolveu o estranho dom de adivinhar todos os resultados dos jogos de futebol em que participa, mesmo antes de começarem. Qual o seu segredo para garantir 100% de fiabilidade dos resultados dos jogos sem errar?

Resposta: Não se tratou efectivamente duma questão de futebol, mas antes que envolvia futebol, mais em jeito de charada. Qualquer jogo antes de começar, está 0-0, logo o José Marca Dor não tinha dificuldades em "adivinhar" os resultados dos jogos em que participava, "mesmo antes de começarem"! :)