sexta-feira, 30 de setembro de 2011

4.º Torneio "Mário Reis" Futebol Jovem

Organizado pela União Desportiva e Recreativa de Algés, como previsto no calendário de jogos de pré-época da nossa equipa, irá decorrer no dia 5 de Outubro próximo e, no que concerne ao escalão Juniores "E" (Benjamins), o programa das festas é o seguinte:

11:00 - União Desportiva e Recreativa de Algés vs UDPF;

11:35 - União Desportiva e Recreativa de Algés vs Clube Futebol Montelavarenses;

12:00 - UDPF vs Clube Futebol Montelavarenses;

12:30 - Distribuição dos prémios.

Os Juniores "D" (Infantis) da UDPF também irão participar no evento, cujo escalonamento dos jogos e respectivos opositores é/são identicos aos nossos, excepto nos horários (9:00, 9:40 e 10:20).

Boa sorte, Ponte!

Alea jacta est

Já está disponível o resultado do sorteio do campeonato distrital de Juniores "E2" e, devo dizer-vos que, grande parte dos clubes com que calhámos não nos são totalmente estranhos, tendo em conta que os defrontámos na 1ª fase da época transacta. Todavia, as equipas são outras... A série é a mesma, a 3.

Mas, há mudanças de vulto. Ao que tudo indica, esta época cada série será jogada em regime de campeonato a duas mãos, sendo que a julgar pela respectiva calendarização, o final previsto é a 19.05.2012, num total de 26 jogos.

Pende a dúvida se serão disputadas outras fases para apurar o vencedor absoluto e demais posições classificativas ou se a classificação final será simplesmente a que resultar do total dos desafios em cada série, de forma isolada, com 8 vencedores em cada. É que a existir uma fase final, o campeonato estender-se-ia eventualmente para Julho... Logo veremos.

Como curiosidades refira-se que, na 1ª jornada recebemos o Sport Grupo Sacavenense (como no ano passado...), na 2ª jogamos no reduto do Sporting CP, à 6ª terá lugar o derby com o Sport Clube Frielas (lá) e na 12ª defrontamos o Grupo Sportivo de Loures, no Bonjardim.

A sorte está lançada. Força equipa!

Donwload em

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Futebol e humor



De Guillermo Mordillo, célebre cartoonista argentino, cujas ilustrações humorísticas se distiguem sobretudo pela ausência de texto.

Genial e universal.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Alterações aos jogos de pré-época - "O Regresso"

O treino agendado para o próximo Sábado, dia 1, fica sem efeito. Há jogo contra o Sporting Clube Pinheiro de Loures, pelas 9.30, naquela localidade.

O prognóstico ronda os 18ºc de mínima e 29ºc de máxima. Perfeito para cachecois.

UDPF 4 - 2 Geração Benfica – Vitória sem contestação

Configurando-se como um dos jogos mais aguardados da pré-época, o embate do passado Sábado serviu sobretudo para rotinar os jogadores às exigências da época desportiva que está agora no início.

A nossa equipa apresentou-se com uma postura mais ofensiva, tentando garantir desde o início da partida uma maior posse de bola em relação ao adversário, tendo, por essa via, controlado a contenda quase por inteiro. A equipa adversária mostrou jogadores com perícia no toque e transição de bola, com passes curtos e precisos, todavia não foram argumentos suficientes para levar de vencida a nossa, que se evidenciou mais consistente em todas as “secções” do campo de jogo.

Numa equipa cuja constituição final para a presente época ainda não se encontra totalmente definida, os atletas utilizados foram os seguintes: João Almeida, Miguel Passos, Henrique Mariano, Afonso Simão, Gabriel Rodrigues, Henrique Lopes, Diogo Nobre, Rodrigo Braga, Vasco Pereira, Zeca, Diogo, André, Miguel Loureiro, Rui, Gonçalo Rodrigues, Gonçalo Gonçalves e Eduardo Evangelista.

No capítulo da finalização da UDPF, sobressairam o Zeca, Diogo, Diogo Nobre e Rodrigo Braga.

Pese embora nos encontremos ainda numa fase muito embrionária da época desportiva, palpita-me que existe matéria-prima para a construção e consolidação de uma equipa com potencial suficiente para se bater de igual para igual com adversários de exigência acrescida. Vislumbra-se qualidade bastante para lutarmos, no mínimo, para resultados interessantes.

Uma vez mais se destaca a opinião 100% optimista do resultado da sondagem para o jogo em causa, que se confirmou com a vitória dos nossos atletas.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Da Rússia com amizade

Mais continentes na rota dos benjamins: o asiático. Sobejam 2... ou serão 3? Quantos de vós julgam ser 5? Pois, mas actualmente são 6 com a Antárctida/Antárctica. Por mim, tudo bem. Não espero acessos de pinguins-imperador ou de cardumes de krill.

Mas vamos ao que realmente interessa, a agremiação de outra super potência ao lote de observadores da nossa equipa. Todavia, com esta (maior país do mundo, cujo extenso território abrange 2 continentes: Ásia e Europa) tudo parece ficar literalmente "ali ao lado", incluindo a Mongólia que, com efeito, já esteve mais longe.

Outra nação que respira futebol, actual destino de vários jogadores portugueses e berço de um dos melhores guarda-redes que o universo desportivo já conheceu, Lev Yashin. Quase tão bom quanto os nossos...

“Добро пожаловать, всегда поддерживать нашу команду. Ибо, когда матрешка намекая на наших звездных игроков?”, que é como quem diz "Bem-vindos, apoiem sempre a nossa equipa. Para quando uma matrioshka alusiva aos nossos craques?"

Exacto, meus caros, merchandising. É prática comum nos grandes clubes.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Nesta data querida...

Ontem, o nosso mister Tiago Serôdio fez anos: uma incrível unidade acrescida de duas décadas! A turminha aclamou-o com a afeição de sempre e formou para a recepção da talhada de bolo. Que estava óptimo, por sinal.

Muitos parabéns, Tiago!

Convívio “Antigas glórias da época 2010/2011”

É já no próximo dia 2 de Outubro e terá lugar no "Parque Aventura Emboscada", em Alcabideche, Cascais e vai durar praticamente o dia todo. A organização pensou em providenciar o programa de entretenimento mais divertido e relaxante possível aos intervenientes, com actividades calmas bem ao jeito familiar, dando primazia ao lazer acima de tudo.

Assim, do programa reza essencialmente qualquer coisa do género: escolha de equipas e tácticas/paintball/pausa breve para mudança de cenário e combater a desidratação/paintball/pausa breve para mudança de cenário, combater desidratação e recarregar armamento/paintball/pausa breve para mudança de cenário, combater a desidratação e larica, recarregar armamento e eventual evacuação (não necessariamente no termo bélico)/paintball/almoço e confraternização em regime de armistício, sem limite temporal previamente definido, i.e., até recebermos ordens específicas de saída do aquartelamento.

Atenção às nódoas negras. Levem roupa e calçado adequado à guerrilha, nomeadamente que proteja pernas e braços eventualmente despidos, é que há uma inexplicável atracção das "balas" por zonas não protegidas do corpo... Assimilem as regras do jogo quando divulgadas pelos animadores/monitores para evitarem mal entendidos, sobretudo rajadas e fuzilamentos a 20 cm de distância. Quando inevitavelmente emboscados e previamente avisados para se renderem, entreguem-se com dignidade, sem descarregarem 180 balas no “emboscante”, normalmente seguida de interjeição do estilo “não ouvi/não reparei/quem és tu?/epa, assustaste-me/toma”… Sei que é difícil, mas empreendam esforços nesse sentido, não apenas para melhorar as desculpas, mas tão só para evitá-las.

Confirmem as inscrições (preços, n.º de participantes e respectivos menus de almoço) junto da guerrilheira São. Para chegarmos ao acantonamento a forma mais directa é descer por Alcabi, mas o mais certo é logo combinarmos forma de irmos em pelotão.

Agora, snipers/magalas, urge rever grandes clássicos do conflito armado. Eu já o fiz e deixo-vos algumas considerações: “Platoon – Os Bravos do Pelotão", dá para decorar umas deixas, mas tem uma carga emocional enorme. Um individuo embrenha-se no Adagio for Strings de Samuel Barber e... zás... inconveniente borrão de tinta na região situada entre o esfenóide e o arco zigomático. Os “Desaparecido(s) em Combate"... é melhor esquecerem: a ideia é jogar e não sumir… Os “Rambo(s)”, compensam em diálogos profundos, só que o tipo privilegia o uso de facas. Não serve. Creio que o mais ajustado ainda é esse mítico portento das saraivadas letais: o "Comando”! Também quero acreditar que, com um punhado de bolinhas de tinta, aniquilo 3/4 do exército inimigo em sistema de ricochete.

Enfim, nada como um miliciano dia de tácticas militares, fogo cruzado, tiros em cheio e reféns em cativeiro para descontrair da azáfama quotidiana. Diversão aguarda-se!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Alterações aos jogos de pré-época

Infelizmente, não foi possível a realização do jogo previsto para o passado fim-de-semana com o Sporting Clube Encarnacense, tendo, em sua substituição, ocorrido um treino.

E é o que está previsto suceder para os próximos dias 1 e 15 de Outubro, considerando que os jogos inicialmente agendados com o Clube Desportivo Venda do Pinheiro, também já não se irão realizar.

Começo a pensar que a próxima sondagem poderia eventualmente abordar qual dos jogos já agendados tem mais probalidades de caminhar para fins identicos... Já agora, fica o registo 100% optimista (em relação à nossa equipa), acerca da sondagem com o Sporting Clube Encarnacense.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Futebol e póquer, que semelhanças?

Não obstante reconhecer-se ou não o póquer como uma modalidade desportiva, (para muitos é encarado como um autêntico desporto na verdadeira acepção da palavra) tal como o futebol, é um autêntico fenómeno de popularidade em crescendo (nomeadamente na vertente Texas Hold’em), e conta, cada vez mais, com milhões de seguidores e adeptos à escala planetária. Organizam-se campeonatos, torneios, circuitos europeus e mundiais, à semelhança das principais provas de futebol organizadas pela UEFA e FIFA, existem canais de televisão totalmente dedicados à causa, e claro, há muitos milhões (mesmo muitos) de unidades monetárias envolvidas. E, como em tudo, e em similitude ao futebol, também tem as respectivas individualidades, as estrelas, os craques.

É certo que se trata de uma modalidade solitária (chegam a jogar entre 12 a 14 horas seguidas), individual, sem colectivo (embora existam equipas), que a componente sorte é mais vincada que no futebol, mas se reparar-mos bem, para além das já referidas, há semelhanças que baste, senão vejamos: os jogadores despendem bastante tempo ao treino dos aspectos técnicos e tácticos, apuram o sentido emocional e não descuram a respectiva componente física com preparação intensiva; o jogador de póquer estuda e avalia o carácter dos adversários por forma a adaptar as suas estratégias a um resultado positivo, da mesma forma que no futebol as equipas o fazem, quer através de vídeos, quer pela observação directa dos jogos por forma a adaptar os seus treinos e estratégias às características do seu oponente; à parte da técnica e dons inatos individuais, a inteligência, disciplina, astúcia, competitividade e concentração são primordiais.

A título de exemplo e se, metaforicamente, analisarmos as semelhanças à luz do resultado do último jogo da nossa equipa, diria que os nossos atletas foram jogadores exemplares: 1 Póquer/Four of a kind (4 golos do Vasco), 2 pares (os Diogos marcaram 2 golos cada) e 3 highest cards (cada 1 dos golos dos restantes marcadores). A nossa equipa portou-se, no seu todo, como uma espécie de Royal Straight Flush, (a cartada mais alta na modalidade e praticamente imbatível), arrecadando o pote.

A ver se na próxima partida, a distribuição das "cartas" é de feição para defesas seguras e remates certeiros. Para nós, claro.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Parabéns a você...

O nosso distintíssimo director, Sr. Horácio Almeida, comemorou hoje 50 primaveras. Miúdos e graúdos, em uníssono, prestaram o justo tributo, com direito a bolo, claro. Que conte muitos e bons!

Mas fica a ressalva: se quando fizer os 51 levar o tempo que demorou a apagar as velas dos 50, corre o sério risco de prefazer os 52 primeiro. Confusos? Não creio. Daqui a 365 dias logo se vê... :)

Muitos parabéns e bem-haja, Sr. Horácio!

Ponte no centro do mundo

Pode parecer incrível mas, ao contrário do que se poderia esperar, este site não é acedido apenas na zona da várzea de Loures. Pasmem-se, meus caros, a informação que ora vos veiculo é rigorosamente verídica: os arredores também acedem.

A julgar pelas estatísticas produzidas pelo blogger.com, o segundo maior número de “acessões” provêm – imagine-se – da Alemanha, logo seguido daquele país que se situa precisamente entre o México e o Canadá... Exacto, esse onde futebol se escreve com s. No topo, o nosso, claro, sempre na vanguarda do que de melhor se faz.

Quem diria?! Acessos provindos de duas super potências mundiais, a espreitar as vissicitudes dos benjamins do colosso de Ponte de Frielas... Não admira. O futebol praticado é de altíssimo nível.

Agora, desenganem-se aqueles que esperam um tradutor bilíngue... Para já bastam uns "Willkommen, unterstützung unseres teams. Und einladungen zum Oktoberfest, nicht ordnen sich?" e "Welcome and always support our team. Come to Frielas Bridge, near St. Anthony of horse riders", depois logo se vê.

Mal posso esperar por acessos da Mongólia e do Torcomenistão. Isso é que era.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Sondagens...

Vão ser recorrentes, por isso habituem-se.

Actualmente, decorre uma de cariz fulcral. Respeita aos acessórios que podem ser considerados mais úteis aos nossos craques, encarados como complemento ao (kit) equipamento... Algumas das hipóteses poderão parecer, à primeira vista, ridículas... no entanto, talvez não. Um canivete suiço pode sempre revelar-se extremamente proveitoso nas quentes palestras de sol a pino, sobretudo para abrir aquela imaginária garrafa cheia de água fresquinha...

Votem em consciência e com consideração que é assunto sério. A sério!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

UDPF vs Alhandra Sporting Clube - Chuva de golos

O primeiro jogo da época (ainda que fora de competições oficiais) é, para os miúdos, um dos jogos mais esperados da temporada, simplesmente porque é o primeiro de muitos... e claro, por ser a primeira oportunidade para poderem mostrar o seu valor e, mais claro ainda, alcançar, se possível, a vitória. Foi o que sucedeu no passado Sábado: jogaram, mostraram capacidades e ganharam com muitos golos.

Para além dos jogadores da época transacta, nomeadamente João Almeida, Miguel Passos, Rodrigo Braga, Vasco Pereira, Afonso Simão e Diogo Nobre e do reforço das Escolinhas UDPF, Miguel Loureiro (Mikas), juntaram-se-lhes entretanto uma série de caras novas, fruto dos treinos de captação e que são: André, Zeca, Rodrigo, Diogo, Henrique Mariano e Eduardo Evangelista.




Olhando apenas para o resultado, a actuação da nossa equipa foi, numa só palavra, brilhante! Para a exibição, os atletas mostraram, nesta fase, alguma agilidade na condução da bola, entrosamento bastante para manterem uma percentagem de posse de bola muito superior à do adversário e sobretudo conseguirem jogar mais próximo da baliza contrária, com um aproveitamento muito objectivo das oportunidades criadas.

Todavia, o facto do nosso adversário se ter mostrado algo fragilizado quer na defesa quer no ataque, ainda sem rotina de jogo (provavelmente pelo facto de estar ainda a "construir" equipa, cujos jogos de preparação, como este, servem para tal), não permitiu ainda verificar com maior grau de certeza até que ponto é que, em confrontos com índices de dificuldade superior, os nossos atletas terão ou não capacidade de acção e reacção. Ao nível da defesa, a título de exemplo, não foi possível aferir essa capacidade, simplesmente porque os defesas não intervieram muitas vezes (eventualmente por maior incapacidade do adversário que por mérito próprio), não me recordando sequer de ter vislumbrado uma defesa que fosse de quaisquer dos 3 guarda-redes que jogaram. O que, convenhamos, não deixa de ser excelente, porém, eventualmente enganador... Mas ainda é cedo e mais testes virão.

Independentemente do referido, no final do encontro os 11-0 registados foram demasiado esclarecedores. No top de marcadores evidenciaram-se o Vasco (4), Diogo Nobre (2), Diogo (2), Rodrigo Braga, André e Zeca (1 cada).




Esperemos que se mantenha a tendência da melhor equipa de Ponte de Frielas! Já agora, por falar em tendências, fica a sugestão de incluir no kit equipamento, fitas para a melena dos craques! Ele há cada guedelhudo na equipa...

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Jogos Pré Época

Agora que as férias estão quase no fim e os atletas recarregaram baterias, arranca a nova temporada com uma pré época em cheio:

10.09.2011 - 10.30 - UDPF vs Alhandra;

17.09.2011 - 10.30 - Encarnacense vs UDPF;

24.09.2011 - 10.00 - UDPF vs SL Benfica;

01.10.2011 - 09.00 - Venda do Pinheiro vs UDPF;

05.10.2011 - 10.00/12.00 - Torneio de Algés;

08.10.2011 - 11.00 - UDPF vs Sporting CP;

15.10.2011 - 10.00 - UDPF vs Venda do Pinheiro;

22.10.2011 - 10.00 - Santa Iria vs UDPF.

Os treinos (que começaram ontem) mantêm o mesmo horário e dias: 2ªs e 5ªs, das 18.15 às 20.00.