quinta-feira, 31 de maio de 2012

Futebol (quase) de férias

Com o final da época desportiva à vista, a silly season do futebol está prestes a começar.

Antes de mais, faz-se um parêntesis para referir que Miguel Trebouchet (nome fictício para salvaguardar a identidade do atleta) parece ter assinado por 2 épocas pelo "clube Y" (designação fictícia para salvaguardar a entidade), quando tudo indicava que assinaria pelo "clube W" (idem).

Continuando.

Não tarda, à falta de notícias realmente importantes acerca do desporto rei, com o devido grau de dignidade e seriedade, a generalidade dos média será assolada pela quase ausência de assunto e pela proliferação de matérias off side tão profundas e interessantes, e que, entre outros, incluem temas como, indumentárias, copos, festas, separações, amores antigos e romances de verão. Tudo, menos futebol propriamente dito...

Passa em rodapé num noticiário televisivo que, afinal, Miguel Trebouchet foi "sequestrado" no aeroporto por emissários do  "clube W", quando se preparava para viajar, em segredo, com vista a assinar  por 3 épocas, pelo "clube Y". A noiva do jogador não confirma nem desmente.

Adiante, o que na realidade interessa é o que se passa dentro de campo: a força, a garra, o querer, a técnica, a festa do golo, a vitória, a derrota, enfim, tudo o que daí advém, todavia jogado com bola. Tudo o mais é literatura de cordel...

É certo. Na rádio já adiantaram que, nas próximas 4 épocas, Miguel Trebouchet é jogador do clube "Y". Foi noticiada a existência de um pré-acordo. Adeptos do clube exultam de satisfação e já se concentram aos milhares na respetiva sede. Jogador adianta sinal para compra de apartamento. Namorada preferia moradia.

Abreviando, dos exemplos que melhor distinguem o futebol de campo com o de cordel situa-se exatamente o antagonismo da objetividade pela subjetividade e vice-versa. Todavia, entre ambos, há um ponto comum: a imprevisibilidade do resultado final.

Última hora: Volte-face! Miguel Trebouchet vai vestir as cores do "clube X" (idem entidades acima), nos próximos 5 anos. É oficial e já consta na respetiva página institucional. Os valores negociados já foram comunicados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O jogador já tatuou o dístico do clube na nalga direita. A ex-namorada do atleta mostrou-se incontactável.

Valha-nos o mês que ainda nos resta e os nossos craques estarem integrados numa série de eventos que nos  permitem prolongar os resquícios da verdadeira paixão.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Brassicáceas em jogo

Poucos são os emblemas que se podem orgulhar de ter um enquadramento natural tão diversificado como o que assiste ao complexo desportivo do Bonjardim.

Tal como também pode eventualmente ocorrer, tendo a ribeira da Póvoa como destino, no Bonjardim é literalmente possível "chutar a bola para as couves". Ipsis verbis, meus caros.

É que o complexo desportivo conta com uma espécie de coutada, dedicada à cultura biológica, direcionada sobretudo à plantação de legumes e leguminosas.

Um lance em profundidade inicialmente projetado para finalizar na zona da grande área localizada a norte do tapete do Bonjardim, pode perfeitamente terminar do lado das brassicáceas, dicotiledóneas ou papilionáceas. 

Considerando que tal depende sobremaneira do engenho e pontaria do(s) interveniente(s), acontecendo, dificilmente haverá outra espécie de brassicácea a destacar-se com maior amplitude que o nabo...

terça-feira, 29 de maio de 2012

Belém Cup 2012 - Calendarização

Já são conhecidos os adversários dos nossos craques relativamente à 1.ª fase da prova.

Todos provenientes da margem sul: Juventude Sport Clube, Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão, Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica e o Grupo Desportivo Fabril do Barreiro.

Juntos, integramos a série B, a mais diversificada em termos de filiação a associações de futebol (Lisboa, Setúbal e Évora) e, provavelmente, uma das mais complicadas do escalão.

A competição segue parâmetros de regulamentação similares aos da edição anterior, i.e., os 1ºs e 2.ºs de cada série seguem para a série "Super Campeões"; os 3.ºs e 4.ºs para a série "Campeões" e os 5.ºs para a série "Taça Amizade", conferindo esta última uma inovação da presente edição para o escalão em causa.

Confiram os horários dos jogos e restantes séries aqui.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

X Torneio de Benjamins "CER Tenente Valdez"

Os nossos craques vão participar na 10.ª edição do Torneio de Benjamins "Tenente Valdez", organizado por aquela agremiação desportiva e que irá decorrer nos próximos dias 9 e 10 de Junho.

É uma iniciativa que conta com o patrocínio da Federação Portuguesa de Futebol, Associação de Futebol de Lisboa, Câmara Municipal de Odivelas e Junta de Freguesia da Pontinha.

Força, equipa!

terça-feira, 22 de maio de 2012

FootLoures 2012 - Calendarização

O sorteio ditou que a nossa equipa irá compor a série C, juntamente com o Clube Futebol de Santa Iria e o Clube Desportivo de Olivais e Moscavide, em jogos a realizar no dia 2 de Junho, no parque desportivo 1.º de Maio, no Catujal.

Independentemente das classificações que resultarem dos confrontos entre as equipas envolvidas, o adversário a considerar para a fase seguinte será, de acordo com a calendarização prevista, um destes três: Associação Desportiva Bobadelense, Sport Clube Sanjoanense e Sport Clube de Frielas.

Curiosamente, do elenco das equipas acima referidas, esta época só não defrontámos o Clube Desportivo de Olivais e Moscavide.

Mais informações em CML

Boa sorte, equipa!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Inter omnes unum

Para os atletas que, para a próxima época, transitam para o escalão de infantis, esta será a (dura) realidade para o futebol de 11…
  • Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais;
  • Clube Atlético e Cultural;
  • Clube de Futebol “Os Belenenses”;
  • Clube Desportivo de Mafra;
  • Real Sport Clube;
  • Sport Clube Sanjoanense;
  • Sport Clube União Torreense;
  • Sport Grupo Sacavenense;
  • Sport Lisboa e Benfica;
  • Sporting Clube de Portugal;
  • Sporting Clube Lourinhanense;
  • União Atlético Povoense;
  • União Recreativa e Desportiva de Tires.
É que a equipa de infantis 2011/12 do nosso clube, ao classificar-se em 7.º lugar na Série 1, da 1ª divisão do campeonato distrital da AFL, logrou alcançar o objetivo da subida à divisão de honra, que contará com a 1ª edição já na próxima época.

Parabéns aos artistas!

Do que a vida contém

Chegou a vez do n.º 7, o craque André Filipe, soprar 11 velas!

Aconteceu no sábado e, em total ambiente festivo, recebeu dos colegas e amigos uma prenda muito especial que, em breve, poderá utilizar (e bem) em prol da equipa: aquelas chuteiras que tanto desejava.

Votos de grandes arrancadas, slalons e dribles em velocidade e golos, muitos e de belo efeito, regados de alegria, sucesso e longevidade.

Muitos parabéns, André!

Campeonato Distrital AFL, série 3 - Relatório de contas final

A pouco mais de um mês do final da presente época desportiva, chegou ao fim a principal prova em que os nossos atletas participam e, digo-vos, fizeram um campeonato exemplar, brilhante até.

Com muito poucos percalços, a equipa manteve-se coerente e constante durante praticamente toda a prova. Terminando a 1ª volta da competição na 3.ª posição, a 2.ª ronda acabou por confirmar que aquela classificação não foi fruto do acaso, mas sim de muita vontade e determinação e, claro, de talento e qualidade!

Os números que vos deixo são esclarecedores:
  • 3.º lugar (19 vitórias, 1 empate e 6 derrotas em 26 jogos realizados);
  • 3.º melhor ataque da prova (3.º melhor em casa, 92; 5.º melhor fora, 60), num total de 152 golos marcados (média de golos marcados: 5,85/jogo);
  • 4.ª melhor defesa da prova (3.ª melhor em casa, 23; 6.ª melhor fora, 32), num total de 55 golos sofridos (média de golos sofridos: 2,12/jogo);
  • 3.ª equipa com maior n.º de vitórias, 19;
  • 2.ª melhor série de resultados, com 9 vitórias consecutivas;
  • 3.ª equipa com maior n.º de goleadas, 16;
  • 11.º melhor ataque, no computo das 8 séries envolvidas no campeonato distrital da AFL, num total de 104 equipas participantes;
  • Das 6 derrotas (infligidas por apenas 4 clubes), 3 foram pela margem mínima.

Os nossos jovens craques estão todos de parabéns, incluindo os 3 elementos da equipa técnica, cujo mérito não se lhes pode (nem deve) deixar de ser reconhecido.

Podem conferir os parciais aqui

UDPF 11 - 2 Sociedade Musical e Desportiva de Caneças - Despedida em grande

Sábado, 19 de Maio, campeonato distrital da AFL, 26.ª e última jornada.

Na receção ao último classificado da série 3, só a vitória interessava aos craques do Bonjardim.

Num jogo praticamente de sentido único, a nossa equipa apresentou-se calma, com uma dinâmica de ataque continuo que, desde logo, lhe permitiu assegurar mais que a vitória, um lugar no pódio de honra da classificação final: o 3.º lugar!

Sem oposição à qualidade e à eficácia demonstradas, o desempenho da nossa equipa repetiu (em diferença de golos) a goleada registada na 1.ª volta da competição, onde os craques com pontaria afinada foram os seguintes: André Filipe (3), Diogo Nobre (3), Rodrigo Braga (3), Gabriel Gonçalves e José Maciel.

De parabéns, equipa!

Restantes resultados no local do costume: Zero Zero.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Aviso à navegação

Sábado, após o último jogo dos nossos atletas na competição da AFL, há lugar ao clássico Pais/tios/padrinhos vs Filhos/sobrinhos/afilhados.

A ideia é mesmo essa: jogar com os miúdos, aproveitando o facto de já terem alguns km's nas "canetas".

O risco é menor. Pelo menos, aparentemente...

FootLoures 2012

A Câmara Municipal de Loures, vai promover a realização da 4.ª edição da FootLoures, prova dedicada ao futebol 7, em exclusivo para o escalão dos nossos atletas, e que pretende contar com a participação das 12 equipas (federadas) do concelho.

A edição deste ano está prevista decorrer nos dias 2, 7 e 9 de Junho, no campo Major Rosa Bastos, em Pinheiro de Loures, nos parques desportivos 1.º de Maio, no Catujal e municipal do Tojal, em St.º Antão do Tojal.

A competição será disputada em 3 fases distintas: a 1ª (2 de Junho) com recurso a 4 séries, de 3 equipas cada, defrontando-se entre si apenas a uma mão. A 2.ª (7 de Junho) terá em conta a classificação da fase anterior e oporá os 3.ºs classificados da série A com os da série C, os 3.ºs classificados da série B com os da série D e assim sucessivamente. A 3.ª fase (9 de Junho), reporta à fase final do torneio.

O sorteio da prova irá decorrer amanhã, dia 18, na Casa do Adro em Loures.

A nossa equipa estará presente!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Craques em campo

Edição impressa do jornal Correio da Manhã,
suplemento Sport de 12.05.2012
Afinal, a comissão técnica do III Torneio de Futebol 7 das Escolas da UDPF encontra-se tão habilitada para aferir e reconhecer talento e qualidade, quanto outros emblemas de projeção universal.

A notícia ao lado, confirma-o, colocando o mérito daquela comissão ao nível da capacidade de prospeção de alguns dos melhores clubes nacionais e internacionais, nomeadamente do Real Madrid, por muitos considerado o melhor clube do mundo.

Mas a verdadeira vedeta é, de facto, Bruno Tavares, cujo  virtuosismo surpreende pela tenra idade e que, ao que tudo indica, irá emigrar para Madrid na próxima época.

Porém, a notícia em foque peca por uma enorme imperfeição, considerando que o selecionador nacional não esteve presente no Bonjardim no dia 1 de Maio, mas sim a 25 de Abril, data em que efetivamente entregou ao craque, o troféu de melhor jogador do evento.

Nesse dia e apesar da merecida distinção, o Bruno não foi o único craque em campo. Outros houve que, à sua maneira, também espalharam atributos de igual epíteto e qualificação. E muita alegria, sobretudo.

Grupo Sportivo de Loures 8 - 0 UDPF - Reverso da moeda

Não há bela sem senão.

Uma semana depois de obtermos a maior vitória da época, eis que surge a derrota mais pesada na competição, ao que se lhe junta, convenhamos, uma grande dose de surpresa, já que é minha convicção que, na espetativa de ninguém passaria um resultado tão desnivelado, incluindo ao nosso adversário...

Ele há dias assim.

Rapazes, felizmente, esta temporada tem sido profícua em vivências e números bastante positivos, mas os maus momentos também contam para a construção do carater e para a assunção do sucesso. Encarem-no com naturalidade, numa perspetiva de melhoria. Ninguém gosta de perder, mas saber aceitá-lo é sinal de elevação e dignidade.

A 50 minutos do final da competição, há que recuperar o fôlego e animo para a última jornada, uma vez que aquele tempo também configura a distância que nos coloca a 1 vitoria de atingirmos, em definitivo, o 3.º lugar.

Força, equipa! Vocês são capazes!

Mais resultados aqui

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Tenha tudo de bom

Rodrigo Braga, o nosso n.º 6, faz hoje 11 anos.

Votos de grandes e exemplares sprints em velocidade, preferencialmente pelo corredor esquerdo e remates colocados e certeiros, doseados de felicidade, alegria e longevidade.

Muitos parabéns, Rodrigo!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Casa arrombada, quadras à porta

Eis o recado que se encontra afixado na porta da direção do nosso clube e que surgiu no âmbito de um furto àquelas instalações.

Após aturada pesquisa ao cancioneiro popular e face à análise de qualificação do extrato literário referenciado, fica  irremediavelmente de fora, pela falta de requisitos, respetiva analogia quer às cantigas de amigo, quer às de escárnio e maldizer (apesar de eventual proximidade a estas últimas).

Imbuídos de alguma literacia e numa perspetiva lírica, debrucemo-nos, em síntese, à decomposição de cada frase:

1.ª: Identificação, com recurso à adjetivação e ainda que em abstrato, de um dos pressupostos essenciais da oração: o sujeito. Do género masculino, nomeadamente a alguém que se dedica à pratica do roubo ou furto.

Ainda que precedida de abreviatura demonstrativa de alguma polidez e cortesia, a utilização da palavra ladrão em detrimento de outros sinónimos tais como larápio ou gatuno, parece acentuar a ideia de uma maior reprovação social, ficando vincada a respetiva graduação antagónica.

Note-se a dimensão visual do termo pela utilização de maiúsculas a negrito sublinhado.

2.ª: Convite velado a eventual acesso, com utilização de vocábulo formal, de pronome de tratamento usado quando alguém se dirige a outrem, mas que obriga à concordância com o verbo na terceira pessoa.

Para que melhor se entenda, trata-se da contração de vossa mercê ou vossemecê que, em certas regiões de Portugal, é considerado depreciativo, diminuidor, como que dirigido a pessoas de condição inferior. Crê-se ser o caso.

3.ª: Utilização de ironia para com o sujeito, pela existência de um ato posterior, futuro, no caso uma caução, uma garantia, que desvaloriza a sua ação dolosa ou intenção aparentemente penalizadora.

4.ª: Repetição do vocábulo utilizado na 2.ª frase, seguido de nova verbalização na terceira pessoa, todavia pelo uso de dicção de intensidade dramática, num claro alerta para a possibilidade de desfecho trágico para o sujeito. À semelhança da 1.ª frase, é novamente utilizada parte da técnica de ampliação visual nos caracteres empregados.

A conclusão parece óbvia: trata-se de uma estrofe em quadra, constituída por 4 versos brancos ou soltos, já que os mesmos primam pela ausência de rima.

Digamos que, a linguagem é utilizada com fins estéticos, onde se retrata algo que pode eventualmente acontecer, dependendo tanto da imaginação do autor como da do leitor.

Poesia, meus caros.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

UDPF 15 - 0 Sporting Clube Pinheiro de Loures - Quinjajero

O jogo da 24ª jornada da competição organizada pela AFL, que envolvia os nossos craques, foi, digamos, frutuoso em números.

A equipa adversária resistiu durante cerca de 15 minutos ao primeiro golo da nossa equipa. A partir daí, o Bonjardim assistiu à maior goleada da época, num jogo praticamente de sentido único.

Os goleadores do dia foram: Diogo Nobre (4), André Filipe (2), Henrique Lopes (2), José Maciel (2), Gabriel Gonçalves (2), Diogo Carvalhinha, Eduardo Evangelista e Gonçalo Gonçalves.

Com este resultado a equipa consolidou a posição de 3.º melhor ataque da série em causa e o 11.º melhor ataque das 8 séries existentes na prova, num total de 104 equipas envolvidas!

De realçar ainda que, beneficiando do triunfo do Grupo Sportivo de Loures sobre a Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais, encontramo-nos a 1 vitória de garantir, em definitivo, a 3.ª posição na série a que reporta.

Nada mau, rapazes!

Próximo jogo: Grupo Sportivo de Loures.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Manual do riso aplicado ao futebol

Para V. total descontração, deixo-vos, de entre tantas que existem, uma compilação de hilariantes erros, gafes e perdidas escandalosas.

As cenas que se seguem são verídicas e foram executadas por profissionais responsáveis... pelo riso dos outros.

Rapazes, evitem fazê-las nos nossos jogos...

Preparem-se para rir.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Puto, suman, espasol, bibingka, sapin-sapine, biko e kakanin: 2-3-1 de ataque em hidratos de carbono

Fica longe e os habitantes têm nome de biscoito...

Sensivelmente a 12.156 km, a contar da lápide do Cabo da Roca a Intramuros, Manila, nesse país ao largo da Tailândia e Indonésia, vizinho da Malásia, local do qual já obtivemos (e continuamos a obter) vestígios de presença.

Descoberto há 591 anos pelo português Fernão de Magalhães, reportamo-nos ao arquipélago da República das Filipinas, e a distância que se refere no paragrafo anterior é praticamente idêntica à que a separa do 1.º classificado no ranking da FIFA e que a coloca entre as piores seleções do continente asiático e do mundo.

Com efeito, apesar de estar na origem da Confederação de Futebol da Ásia, nunca logrou obter qualificação para a fase final da Taça das Nações Asiáticas. Idem para o Campeonato do Mundo.

As principais figuras desportivas das Filipinas resumem-se, genericamente, a 2 craques do xadrez e ao boxer super campeão, Manny Pacquiao.

Que não se julgue que o futebol é ignorado e que não se pratica. Errado. Pratica-se, joga-se é mal. E muito! Daí o registo em busca da qualidade, classe e genialidade das vedetas do Bonjardim.

Vai uma aposta?

Babalik. Football ay kalidad sa aming koponan!