segunda-feira, 30 de abril de 2012

Campeonato distrital AFL - Ponto de situação

À 23 jornada do campeonato distrital da AFL e no que reporta à série 3, os dados estatísticos dos nossos atletas, são os seguintes:
  • 3.º lugar (ainda que ex aequo, pontualmente, com a  Associação Desportiva e Cultural de Encarnação e Olivais B, beneficia nos resultados do confronto direto, com 2 vitórias);
  • 3.º melhor ataque com um total de 126 golos marcados (66 em casa e 60 fora);
  • 4.ª melhor defesa com um total de 45 golos sofridos (3.ª melhor em casa com 21. Fora, 24 sofridos);
  • 2.ª melhor série de resultados com 9 vitórias consecutivas (apenas o Sporting Clube de Portugal se superiorizou neste aspeto) registo que, ao que tudo indica, permanecerá incólume até ao final da prova.
As 3 jornadas que restam da competição em causa reservam ainda um lote de jogos bastante interessantes no que respeita às equipas que, como a nossa, almejam alcançar a 3.ª posição e dos quais se particularizam os seguintes:

24ª jornada
  • Associação Desportiva e Cultural de Encarnação e Olivais B vs Grupo Sportivo de Loures
  • Clube Atlético e Cultural B vs Sport Grupo Sacavenense

25.ª Jornada
  • Grupo Sportivo de Loures vs UDPF

26ª jornada
  • Associação Desportiva e Cultural de Encarnação e Olivais B vs Sport Grupo Sacavenense

Em grande, equipa!

III Torneio de Futebol 7 das Escolas UDPF (Benjamins Sub. 11) - Vestígios do evento na comunicação social/outros

Jornal Record, edição impressa de
25.04.2012
Em complemento ao post de 16.04.2012

  • Site da Formação do Clube Futebol Benfica:


Uma salva de palmas

Para o nosso n.º 1, João Almeida, que ontem perfez 11 primaveras.

Votos de grandes vôos no presente e no futuro, com sucesso, jovialidade e longevidade incluída(o)s.

Muitos parabéns, João!

UDPF 7 - 2 Associação Desportiva e Cultural Encarnação e Olivais B - Chuva de estrelas

A 4 jornadas do fim da competição organizada pela AFL, o Bonjardim foi este sábado palco da partida mais aguardada da série 3 e que opunha o 4.º (nós) e o 3.º classificados.

Caso a nossa equipa alcançasse a vitória passaria para 3.º lugar em igualdade de pontos com o opositor, porém com a vantagem do confronto direto, já que na 1.ª volta, tinha ganho no reduto do adversário por 2-3, num jogo que ficou na memória por ter sido um dos mais difíceis da presente temporada.

Por outro lado, em caso de derrota, as possibilidades de alcançar o 3.º lugar ficariam praticamente arredadas. O empate não mataria as esperanças, todavia tornar-nos-ia totalmente dependentes dos resultados do nosso adversário.

Mas vamos aos factos.

Sob chuva torrencial que, momentos antes do início da partida, se abeirou para os lados da ribeira da Póvoa, os nossos craques apresentaram-se em pleno solo sagrado com um único propósito: ganhar.

E, meus caros, isso ficou provado pela forma direta como a nossa equipa abordou o jogo, onde a pressão alta, futebol de ataque e grande eficácia na hora da concretização foram disso exemplos. Ao ritmo da intensidade da forte chuvada, os golos foram aparecendo com naturalidade, culminando a 1.ª parte da partida com um surpreendente 4-0.

A 2.ª metade do jogo, apesar de menos intensa e mais enxuta (a chuva parou), não deixou de proporcionar aos presentes bons momentos de futebol e golos de parte a parte, onde, no final, os nossos atletas se evidenciaram com uma contundente vitória por 7-2.

Os goleadores do dia foram André Filipe (3), Diogo Nobre (2), Rodrigo Braga e José Maciel.

Num dos  jogos mais importantes da época, os nossos rapazes alcançaram novamente o 3.º lugar. Pelo menos, por ora.

Grande jogo, grande vitória! De parabéns, equipa, numa semana sensacional!

Mais resultados

Para memória futura

É um facto insofismável...

A organização do III torneio de futebol 7 das Escolas UDPF está de parabéns!

Por tudo!

Na edição desta época desportiva, a organização arriscou e apostou na inovação e no incremento dos padrões de exigência habitualmente utilizados e, consequentemente, nos meios técnicos e humanos envolvidos: equipas históricas da região de Lisboa e de maior grau de dificuldade, divulgação do evento junto de órgãos de comunicação social e outras entidades, captação dum maior número de patrocínios, publicidade, árbitros filiados à Associação Futebol de Lisboa e, claro, a presença do Paulo Bento.

Tal minuciosidade obrigou a organização não só a um trabalho empenhado de planeamento prévio das atribuições e competências, com eventuais cenários de recurso,  que configurou uma maior responsabilização a todos os membros da comissão organizadora.

Outra particularidade que se salienta, traduziu-se numa maior dinamização do efeito visual do evento, com recurso a imagens estilizadas à edição em causa, com um design moderno e apelativo, como que elevado ao estatuto de marca e que se refletiu na produção duma maior variedade e quantidade de documentação produzida, sobretudo para efeitos de publicidade e divulgação.

Todavia, o mais importante foi a moldura humana, a entrega e investimento pessoal de cada elemento, onde sobreleva a entreajuda, a disponibilidade, a partilha e a amizade evidenciada por todos os que contribuíram ativamente para o legado da competição.

O êxito organizacional e o sucesso desportivo alcançado, são História com um final feliz.

E é isso que subsiste.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

III Torneio Futebol 7 das Escolas da UDPF (Benjamins Sub. 11) - Futebol total no Bonjardim

Benjamins sub. 11 União Desportiva de Ponte de Frielas,
equipa vencedora da competição
O campo de jogos da União Desportiva de Ponte de Frielas acolheu, ontem, 25 de Abril, a 3ª edição da competição em causa e que este ano contou com a bem-vinda presença do selecionador nacional, Paulo Bento.

Outra presença que se instalou praticamente durante toda a prova foi a chuva, inicialmente moderada, impôs-se como intensa, tendo obrigado a organização a alguns contextos de recurso.

Como já referido em posts anteriores, relacionados com o mesmo tema, as equipas convidadas foram o Clube de Futebol "Os Belenenses", o Clube Futebol Benfica e o Centro Escolar Republicano Tenente Valdez.

Com efeito, e para a maratona de futebol que se previa, contou-se ainda com a presença de 2 árbitros filiados à Associação Futebol de Lisboa (Marco Ferreira e Joaquim Matos).

Na generalidade e na especialidade, o desempenho dos nossos craques foi excelente, tendo arrecadado o 1.º lugar da prova com inteira justiça e dignidade, com 2 vitórias e 1 empate, superiorizando-se deste modo a qualquer um dos adversários.

Em suma, contra o Clube Futebol Benfica, durante todo o tempo de jogo, a supremacia da nossa equipa nunca foi beliscada, mesmo quando em campo se encontravam jogadores cuja titularidade é mais intermitente.

No embate com o Centro Escolar Republicano Tenente Valdez (que acabara de derrotar o Clube de Futebol "Os Beleneses") a nossa equipa entrou em campo exercendo pressão alta, remetendo o adversário a uma posição mais defensiva e facilitadora ao erro, o que, aliado a uma maior posse de bola, deu igualmente azo a uma maior quantidade de oportunidades criadas e cuja eficácia foi a que bastou para garantir uma vitória sem contestações.

No que reporta ao último jogo, e numa altura em que o Clube de Futebol "Os Beleneses", para vencer a competição, tinha obrigatoriamente de assegurar uma vitória com, pelo menos, 2 golos de diferença (a nós bastaria o empate), a atuação dos artistas do Bonjardim pautou-se por uma atitude de grande elevação, humildade e segurança, tendo inclusivamente disposto de melhores situações de golo eminente.

Campeões em pose para a posteridade, com o selecionador
nacional, Paulo Bento, em pano de fundo.
Num jogo muito disputado e com uma dinâmica no marcador imprópria para cardíacos (1-0, 1-1, 1-2 e 2-2) o apito final do arbitro soou qual grito de libertação para os nossos craques!

E para nós também...

Em apoteose, os nossos atletas receberam, pelas mãos do próprio Paulo Bento, a taça mais desejada da competição e exultaram à glória num momento único de grande felicidade e alegria, que perdurará na memória de todos.

Resultados:

1º Jogo: União Desportiva de Ponte de Frielas 6 - 1 Clube Futebol Benfica;
2º Jogo: Clube de Futebol "Os Beleneses" 3 - 4 Centro Escolar Republicano Tenente Valdez;
3º Jogo: Centro Escolar Republicano Tenente Valdez 2 - 4 União Desportiva Ponte de Frielas;
4º Jogo: Clube Futebol Benfica 1 - 7 Clube de Futebol "Os Beleneses";
5º Jogo: Centro Escolar Republicano Tenente Valdez 6 - 5 Clube Futebol Benfica;
6º Jogo: União Desportiva de Ponte de Frielas 2 - 2 Clube de Futebol “Os Belenenses”.

Melhor jogador: Bruno Tavares (Clube de Futebol “Os Belenenses)

Melhor guarda-redes: João Almeida (União Desportiva de Ponte de Frielas)

Melhor marcador: Miguel Lopes (Centro Escolar Republicano Tenente Valdez)

Troféu Disciplina: União Desportiva de Ponte de Frielas

Classificação final:

1.º União Desportiva de Ponte de Frielas, 7 pontos;
2.º Centro Escolar Republicano Tenente Valdez, 6 pontos;
3.º Clube de Futebol "Os Belenenses", 4 pontos;
4.º Clube Futebol Benfica, 0 pontos.

Muitos parabéns, campeões!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sport Clube Sanjoanense 2 - 4 UDPF - Postes e travessões: esses malditos elementos do jogo...

Tendo o rio Tejo como wallpaper, a 22.ª jornada do campeonato distrital levou-nos a S. João da Talha.

Após um atraso pouco habitual no arranque da partida e apesar de uma entrada no jogo um tanto ao quanto pouco aguerrida, os nossos craques demonstrarem sempre maior capacidade, habilidade e força para obter os 3 pontos desejados. Não obstante o empate ao intervalo a 1 bola (golo de André Filipe), os talentos do Bonjardim remeteram 5 bolas aos contornos metalizados das balizas, pelo que o resultado ao intervalo para além de injusto, pecava por escasso.

A segunda metade, começa praticamente com o nosso 2.º golo (Diogo Nobre), cuja vantagem viria a ser  posteriormente "anulada" por um momento de grande infelicidade da nossa equipa ao cometer autogolo. Ao improvável 2-2 que se registava a 15 minutos do final da partida, os nossos craques, não desistindo, acabaram por impor-se com a marcação de mais 2 golos (Vasco Pereira e Henrique Lopes, respetivamente), num resultado curto mas inteiramente merecido.

A continuar, equipa!

Próximo jogo: Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais B, atual 3.º classificado da nossa série.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Find Wally

A propósito de individualidades que já pisaram o solo sagrado do Bonjardim, deixo-vos esta pérola para V. deleite e observação atenta.

Reporta ao final do século passado, no ido ano de 1997, por ocasião do habitual torneio de futebol infantil do nosso clube.
Equipa de infantis do Sporting Clube de Portugal
Créditos: André Carreira Figueiredo. Retirado do site http://armazemleonino.blogspot.pt
Aproveitem e encontrem as diferenças que o tempo impôs 15 anos depois.

Did you find Wally?

F1

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Prognósticos

  • 18ºC máxima, 11ºC mínima, 29% de probabilidade de precipitação, vento moderado a oeste, céu limpo (Meteo.pt);
  • 18ºC máxima, 11ºC mínima, 0% de probabilidade de precipitação, vento moderado a oeste/noroeste, céu limpo (Yr.no);
  • 19ºC máxima, 60% de probabilidade de precipitação, vento de oeste a 19 km/hora, 70% de humidade, céu nublado com aguaceiros (Weather.com);
  • 18ºC máxima, 11ºC mínima,  0% de probabilidade de precipitação, 65% de humidade, vento fraco de sudoeste a 19 km/hora, céu limpo com poucas nuvens (Tempo.pt).

São cenários possíveis da meteorologia para o próximo dia 25 de Abril e não estão previstas exceções para a zona circundante à rua do Campo da bola.

Levem resguardo-merchandising para aquela parte do corpo que, nos vertebrados, une a cabeça ao tronco.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Futebol com todos

Resume-se ao que de mais simples existe no desporto mais popular do mundo e pode ser preparado de várias formas consoante os gostos, hábitos, predileções pessoais, locais e regiões. Varia em função da qualidade dos ingredientes a utilizar.

Esta é apenas uma das formas admissíveis.

Tempo: variável, preferencialmente entre 40 a 90 minutos. Em situações excecionais, pode ir até aos 120 minutos;

Dificuldade: variável entre o básico e o muito difícil. Eventualmente gradual, num ou noutro sentido.

Ingredientes:

  • 10 a 22 jogadores/atletas;
  • 1 bola;
  • 1 árbitro;
  • 2 fiscais de linha, a gosto;
  • 4.º arbitro, a gosto;
  • Determinação;
  • Chispe com pés;
  • Vontade;
  • Criatividade;
  • Concentração;
  • Motivação;
  • Atitude;
  • Confiança;
  • Imprevisibilidade;
  • Espírito de sacrifício;
  • Talento, matreirice, agressividade, sorte q.b.

Preparação:

  1. Sempre que possível, mantenha os jogadores/atletas "de molho" durante as 24 horas anteriores;
  2. Prepare-os a preceito: mentalize-os, sensibilize-os, instrua-os, compreenda-os em conjunto ou individualmente, se necessário;
  3. Utilize um terreno de jogo com as condições e dimensões mínimas necessárias em função do n.º de jogadores/atletas a utilizar, para garantir a melhor qualidade da preparação e respetiva prática, preservando, sempre que possível, o espetáculo;
  4. Disponha os jogadores/atletas racionalmente no terreno de jogo, em função das suas atribuições, competências e capacidades, com vista ao melhor resultado possível;
  5. Junte a bola;
  6. Junte o árbitro;
  7. Adicione, a gosto, fiscais de linha e 4.º arbitro;
  8. Mantenha os jogadores em "lume brando". Junte-lhes, duma só vez, vontade e concentração;
  9. Faseie e intensifique a motivação dos jogadores/atletas, respeitando as diferentes sensibilidades e, quando estiverem no ponto, incuta-lhes confiança, atitude e espírito de sacrifício;
  10. Doseie a determinação;
  11. Junte imprevisibilidade e criatividade;
  12. Disponha talento, polvilhe agressividade e matreirice;
  13. Procure a sorte, arrisque;
  14. Incorpore todos ingredientes. Mantenha-os constantes, sem que percam as respetivas qualidades. Priorize a união e consistência dos jogadores/atletas. Observe, sinta e avalie a(s) respetiva(s) envolvência(s). Corrija-a(s), se melhor ou mais adequado;
  15. No final, passe os jogadores/atletas por água. Árbitros e fiscais de linha incluídos.
Dicas:

Sirva com estímulo e complacência.

Acompanhe, preferencialmente, com prazer, perseverança e paciência.

Não sendo um procedimento que interfira no resultado final, o ponto 15 não é de todo obrigatório. Todavia, conveniente.

O chispe com pés também não, mas imprime originalidade.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Wieliczka, Vistula, Tratas, Floresta Bialowieza e Auschwitz

O título não deixa margem para duvidas.

País que faz fronteira com outras 7 nações, banhado pelo mar Báltico a norte, que foi ocupado e severamente fustigado pela Alemanha nazi, aquando da 2.ª guerra mundial.

Falamos da Polónia.

À semelhança do nosso país, o desporto mais popular é o futebol, cujas equipas mais conhecidas são o Wisła Kraków e o Legia Warsaw, também conhecido por Légia de Varsóvia.

O ponto mais alto do seu palmarés futebolístico consiste, e bem, na medalha de ouro nos jogos olímpicos de Munique em 1972.

Como já referido quando do post relativo à aparição da Ucrânia, a Polónia será, juntamente com aquela, sede do Euro 2012.

Entre as figuras de maior relevo ao nível do futebol encontram-se , entre outros, Grzegorz Lato, Włodzimierz Lubański, Kazimierz Deyna, Zbigniew Boniek, Władysław Antoni Żmuda e Jerzy Dudek.

Mais uma nação para o lote de olheiros, cujas cores predominantes são as mesmas que os nossos craques envergam. E que bem lhes ficam.

Witamy! Wsparcie naszego zespołu! Zawsze wyświetlane

III Torneio de Futebol 7 das Escolas UDPF (Benjamins Sub. 11) - Publicitação do evento

Alguns efeitos da publicitação do nosso evento:

Notícia jornal Record, edição impressa
de 4 de Abril de 2012

  • Site Clube Futebol Benfica (formação):
Informação do torneio
Cartaz

III Torneio de Futebol 7 das Escolas UDPF (Benjamins Sub. 11) - Calendarização

A calendarização prevista já se encontra definida e é a seguinte:

1º Jogo—9.00—União Desportiva de Ponte de Frielas vs Clube Futebol Benfica;
2º Jogo—9.50—Equipa Clube de Futebol "Os Beleneses" vs Centro Escolar Republicano Tenente Valdez;
3º Jogo—10.40—Centro Escolar Republicano Tenente Valdez vs União Desportiva Ponte de Frielas;
4º Jogo—11.30— Clube Futebol Benfica vs Clube de Futebol "Os Beleneses";
5º Jogo—12.20—Centro Escolar Republicano Tenente Valdez vs Clube Futebol Benfica;
6º Jogo—13.10—União Desportiva de Ponte de Frielas vs Clube de Futebol “Os Belenenses”.

Após o final da competição haverá lugar à cerimónia de entrega das medalhas, taças e troféus.

A entrada é livre e o complexo desportivo do Bonjardim aguarda por todos aqueles que queiram e se encontrem na disposição de assistir a futebol de grande qualidade, jogado por pequenos grandes craques que configuram o futuro da modalidade desportiva mais popular de todas.

Apareçam e participem na festa!

UDPF 7 - 1 Clube Atlético e Cultural B - Sem apelo nem agravo

No passado sábado, a nossa equipa recebeu e venceu o respetivo adversário, cuja capacidade de resposta ficou efetivamente aquém da supremacia dos craques do Bonjardim.

A nossa equipa realizou um jogo algo pragmático, revelando um sentido prático muito apurado, agindo com uma eficácia demolidora, sobretudo na 1ª parte da partida, que se quedou pelos 5-1, com golos madrugadores e de belo efeito.

A ação ofensiva da nossa equipa, na segunda metade do jogo, foi um pouco mais comedida, considerando que a equipa adversária se revelou mais pressionante e mais afoita em termos atacantes, o que obrigou o nosso guarda-redes titular, João Almeida, a uma exibição memorável, com defesas de antologia.

Mais moderados, todavia sempre perigosos, os nossos craques conseguiram ainda marcar mais 2 tentos: em contra-ataque e outro num grande remate do "meio da rua" com a bola a alojar-se no canto superior direito da baliza contrária, sem qualquer hipótese de defesa!

Os marcadores de serviço foram: André Filipe (3), Diogo Nobre (2), Henrique Lopes e Afonso Simão.

Grande jogo, grande resultado!

A manter, equipa!

Mais resultados e estatísticas Aqui

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Precisão, neutralidade, tulipas e tamancos

Precisão e neutralidade: duas características bastante úteis num jogador de futebol: a primeira, no passe e na finalização, a segunda, nas questões subjetivas do jogo em si, nomeadamente, no não envolvimento em atitudes provocatórias, ignorando-as, recusando-as.

Todavia reportam a um destino mais laboral que turístico para muitos portugueses, o suficiente para se justificarem como uma das maiores comunidades de estrangeiros na terra do canivete mais famoso de todos: a Suiça.

Sem expressão futebolística digna de registo, foi, juntamente com a Áustria, organizadora do campeonato europeu de futebol de 2008, não tendo conseguido passar a inicial fase de grupos. Crê-se que, provavelmente, tem em Stéphane Chapuisat,  a figura maior de que há memória.

Tulipas e tamancos, à primeira vista, nada conferem ao futebol ou sequer à respetiva utilidade para à pratica. No entanto, ninguém diria, que se tratam de 2 dos símbolos culturais de um país com grande tradição futebolística: a Holanda.

2 vezes campeão europeu sub. 21, 3 vezes finalista vencido no campeonato do mundo, campeão europeu em 1988, deu à luz jogadores de renome mundial e germina em continuidade: Johan Cruyff, Marco van Basten, Frank Rijkaard, Ruud Gullit, Ruud van Nistelrooy, Ronald Koeman, Edwin van der Sar e Dennis Bergkamp, são alguns dos grandes exemplos (os maiores, talvez) do passado. Do presente, Clarence Seedorf, Rafael van der Vaart, Robin van Persie, Klaas-Jan Huntelaar e Arjen Robben serão, provavelmente, os nomes mais sonantes.

2 países de antagonismo latente no que reporta ao futebol e que em comum têm a coincidência do fabrico de queijo, mas que não se esqueceram de se atualizar nas notícias dos verdadeiros craques. O nossos, pois claro.

Herzlich Willkommen! Immer unterstützen Sie unser Team!
Welkom! Altijd steunen ons team!

Sociedade Recreativa Catujalense 2 - 5 UDPF - Glória em Unhos

No 5.º e último sábado de Março passado, o parque desportivo 1.º de Maio, no Catujal (já foi Catejal, Catijal e Catojal. Só resta uma vogal...), foi palco de mais um jogo de futebol que contou com a presença dos craques da nossa agremiação desportiva, no caso, como tudo indica, com a equipa da casa.

Em causa estava mais uma partida da série 3, na 20ª jornada do campeonato distrital da AFL.

O jogo em causa, não tendo sido dos mais brilhantes na competição em causa por parte da nossa equipa, proporcionou aos presentes momentos de bom futebol, com boas jogadas que, sobretudo, proliferaram nomeadamente pelas alas, alguma intensidade e golos de belo efeito.

Em determinados períodos da partida, notou-se alguma insegurança e ansiedade nos nossos craques que com o evoluir da mesma, se foram dissipando, pese embora as melhores e maior quantidade de oportunidades criadas tenham surgido por intermédio da nossa equipa.

Abreviando: até cerca de 15 minutos do final da contenda, o resultado encontrava-se empatado a 2 bolas, denotando alguma indefinição quanto ao resultado final. Todavia, os nossos atletas aceleraram o ritmo e, no timing certo e providencial, superiorizaram-se com alguma naturalidade e espontaneidade bastante para garantirem a tão desejada vitória. Com justiça, diga-se.

Marcadores de serviço: Diogo Nobre (3), Miguel Loureiro e Gonçalo Gonçalves.

A 6 jornadas do final da prova, a nossa equipa mantém viva a luta por almejar subir na tabela classificativa, tanto quanto sinta e acredite que o possa fazer e atingir.

E "nós" também.

Próximo adversário: Clube Atlético e Cultural B.

Força, equipa!

Mais resultados... onde? Aqui.