sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Adeus 2011, Bem-vindo 2012!

Muita prosperidade, ventura, saúde, menor austeridade, muitos golos e triunfos a favor dos  nossos craques, são os votos do Olheiro Bonjardim para todos vós, mesmo para aqueles que (ainda) não torcem pelos nossos. Quem é amigo?

Um Réveillon em grande! Entrem em 2012, preferencialmente com os dois pés, mas sem falta, hein?!

Feliz Ano Novo!

sábado, 24 de dezembro de 2011

O Olheiro Bonjardim...

Deseja à equipa de craques, à UDPF e simpatizantes, aos cerca de 10 leitores assíduos e a todos os demais...

Um Feliz Natal 2011!!!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

TPC Férias de Natal

Este post é totalmente dedicado à maltinha, à rapaziada (mesmo) jovem.

Encarem-no com a admiração espontânea e assustadora que vos assombra, como que acabados de receber a notícia de um teste surpresa. Uma prova de diagnóstico à perspicácia, humor e sobretudo à vossa imaginação.

6 excitantes temas que, aposto, tanto adoram como a Matemática, História, Geografia, Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e, o mais chato, Futebol...

Então reza assim: lanço à demanda 1 questão de cada disciplina ou combinadas e proponho-me desafiá-los a conseguir as melhores respostas. Privilegia-se a objectividade e a criatividade.

Identifiquem-se com o vosso nome ou com um pseudónimo (nome falso) nas respostas para o e-mail do Olheiro Bonjardim (consultar perfil na barra do lado direito) ou através de comentários* neste post, até ao próximo dia 31 de Dezembro. Os resultados (incluindo as respostas correctas) são tornados públicos posteriormente, com a indicação do nome ou pseudónimo, se preferirem manter o anonimato.

Não há prémios, que os tempos são de austeridade. Só menções honrosas.

1ª Questão/Matemática - Começou a chover torrencialmente num treino e só há um balneário disponível para se abrigarem. Sabendo que o balneário pode levar 20 atletas infantis ou 24 atletas benjamins e tendo em conta que os 15 primeiros atletas que nele entraram são infantis, qual é o número de benjamins que ainda pode entrar?

2ª Questão/História - A 25 de Julho de 1139 deu-se uma das batalhas mais marcantes da História de Portugal. De que batalha se trata? Na tua opinião, que táctica achas que D. "Não Sei Das Quantas" utilizou para vencer o adversário e porquê?

3ª Questão/Geografia - Que rio nasce na Póvoa da Galega e desagoa no "Mar da Palha"?

4ª Questão/Língua Portuguesa - Mantendo numa só frase a afirmação: "Pela União: lutar, lutar, lutar!", altera-a para os tempos verbais do modo indicativo presente, futuro e gerúndio.

5ª Questão/Ciências da Natureza - Em sentido figurado, qual será para ti o habitat natural de um jogador da União Desportiva de Ponte de Frielas?

6ª Questão/Futebol - José Marca Dor, é um avançado exímio. Marca golos atrás de golos, é imparável e cobiçado por grandes emblemas mundiais. Todavia, para além das suas qualidades de jogador, desenvolveu o estranho dom de adivinhar todos os resultados dos jogos de futebol em que participa, mesmo antes de começarem. Qual o seu segredo para garantir 100% de fiabilidade dos resultados dos jogos sem errar?

Peçam ajuda aos graúdos, se assim o entenderem ou sentirem dificuldades. Ou então não: ajudem-nos a eles. Formem equipas.

Participem!

Duvidas para o e-mail do Olheiro.

* Alvo de análise prévia, só serão tornados públicos após aquela data e não necessariamente sob a forma de comentário.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Convívio de Natal 2011 da UDPF

Bar aberto, em regime all inclusive/
Agarra-me, quando puderes.
Foi no passado Domingo, na zona de Montemor, decorreu das tantas às tantas e contou com muita animação, comida, bebida, diversão, bebida, comida, futebol, bebida, comida, música, comida, bebida...

Espaço amplo e generoso, ideal para manifestações do género, com parque de estacionamento adaptado a campo da bola ou vice-versa.

A organização está de parabéns! E pela quantidade dos presentes, não aparentou ser tarefa fácil. Cansativa, no mínimo.

Venham mais, connosco lá! A repetir, decididamente.

Já referi comida e bebida?!

PontiRifas - Lotaria de Natal

Andou ontem à roda.

O n.º escrutinado para 1.º prémio foi o seguinte: 41153

Verifiquem os vossas apostas. Vale um (bem recheado) cabaz de Natal!

Resultados Lotaria de Natal

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Vai uma horilka?

Depois da Rússia, a Ucrânia, terra dos Cossacos, cuja independência da antiga União Soviética foi declarada a 24 de Agosto de 1991 e posteriormente reconhecida precisamente a 25 de Dezembro daquele mesmo ano, fazendo em breve 20 Primaveras. E atiram, V. Exas, o barro à parede: "É dia de Natal, pá!". Exacto, normalmente é... a menos que sejam oriundos de países eslavos, cuja calendarização se baseava no calendário juliano. Nestes, a festividade em causa comemora-se a 7 de Janeiro, ou seja, quando nós não eslavos, não ortodoxos, acabarmos de comemorar o Natal de 2011, eles prestam-se a festejar o de 2012.

Mas, cinjamo-nos ao que realmente é importante: os nossos craques, que são assunto prioritário, aguçam discussões e ribombam a oriente, na Crimeia e arredores, nação de futebol também, ou não fosse co-organizadora (com a vizinha Polónia) do Euro 2012, ainda que estreante ao nível de participações na mais importante competição europeia no que reporta às selecções.

Assim, de repente, por analogia, destacam-se duas correspondências em relação à nossa equipa: 1ª, são vistos como outsiders em relação aos seus (e pelos seus) mais directos adversários; 2ª, contam festejar a 7 de Janeiro. Nós também, em casa, com mais uma vitória.

Prepare-se a ialenka e venham de lá 2 horilkas e, já agora, um frango do campo, à Kiev, que no do Bonjardim só esporádicos deslizes e escassas desatenções. Frangos é que não!

Ласкаво просимо, повертаючись. Завжди підтримуйте нашу команду. Kурорти необхідності...

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Época 2011/12 - Por Toutatis! Eles somam e seguem!

As grandes exibições dos nossos artistas têm tido reflexo nos respectivos resultados desportivos.

Em jeito de balanço de final de ano, os números falam por si:
  • 17 jogos realizados (oficiais e não oficiais), 13 vitórias, 2 empates, 2 derrotas (ambas com a mesma equipa, Sporting Clube de Portugal), 89 golos marcados, 34 sofridos;
  • 1.º classificado (no respectivo escalão) do 4.º Torneio Mário Reis Futebol Jovem, organizado pela União Deportiva e Recreativa de Algés;
  • À 8ª jornada da série 3, do campeonato distrital da AFL, ocupa a 4ª posição, a 3 pontos dos 1.º e 2.º classificados, Sporting Clube de Portugal e Grupo Sportivo de Loures, respectivamente, com 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota, evidenciando-se como a 3ª melhor defesa (12 golos sofridos) e o 4.º melhor ataque (39 golos marcados).
Qual pequena aldeia gaulesa, os nossos "Astérix & Obélix" vão contendo, com gradual eficacia, as adversidades impostas pelos seus oponentes, impondo-se com uma natural e progressiva mestria, onde a  única poção mágica utilizada passa sobretudo pela confluência de factores como a humildade, crença e uma crescente auto-estima, que já se tornaram reflexo dos nossos craques e equipa técnica, no fundo, da nossa União.

Que se cuidem os "Romanos"...

Parabéns, equipa!

Mais estatísticas no Zero Zero

domingo, 18 de dezembro de 2011

Clube Atlético e Cultural B 1 - 4 UDPF - Lição de bom futebol

À 8ª jornada do campeonato distrital da AFL, o último jogo oficial de 2011, reservou-nos (mais) um excelente espectaculo de futebol, onde o controlo e consistência dos nossos craques se evidenciaram desde o 1.º minuto de jogo.

Pressão alta, muita personalidade e crença na vitória foram tónicos absolutamente irresistíveis para atingir o melhor objectivo possível, i.e., mais 3 pontos na tabela classificativa.

De uma forma geral, a nossa equipa ganhou desde cedo ascendente à equipa adversária, dominando sobretudo o meio campo adversário, por forma a bloquear-lhes a respectiva organização de jogo. E, com maior ou menor dificuldade, conseguiu, com distinção, levar a cabo esse intento. Prova disso foi o facto do Clube Atlético e Cultural apenas ter conseguido chegar à nossa baliza por intermédio de jogadas fruto de bola parada, nomeadamente através de livres e cantos.

A contrário, o futebol praticado pela nossa equipa foi mais atractivo e eficaz, com jogadas de futebol corrido a toda a largura, previligiando as alas com circulação de bola  para a zona central, tendo a 1ª parte terminado com a vantagem mínima, a nosso favor que, em face às oportunidades criadas, até pecou por escassa.

A segunda metade iniciou com um esperado crescendo da equipa contrária que, com o decurso da partida, foi esmorecendo contra a eficaz barreira defensiva dos nossos atletas, aliada a um querer obstinado e perseverante muito forte, chegando com mérito aos 0-3, apenas contrariado com o tento de honra na sequência de canto e pelo 1-4 com que finalizou o jogo, numa vitória totalmente merecida em prol de uma União cada vez mais sólida.

Os marcadores de serviço foram Diogo Nobre (hat-trick) e Miguel Loureiro.

Fomos melhores e provámo-lo integralmente: tão importante como aceitar a derrota com dignidade é saber ganhar com honorabilidade e respeito.

Em grande, equipa!

Mais resultados em Zero Zero

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Um pouco de História

O que há em comum entre a assinatura do Tratado Atlântico Norte, em Washington, dando origem à NATO; a proclamação da República Popular da China com Mao Tse-tung como líder; a atribuição do Nobel da Medicina ao nosso compatriota, Egas Moniz; o anuncio oficial da Irlanda como República independente; a antiga União Soviética desenvolve e testa a sua 1ª bomba atómica; o Óscar para "Hamlet" e o lançamento do Mercedes 170D?

Antes que não se escusem a respostas para além da racionalidade, imaginação e criatividade admissíveis, eu adianto-me: um número primo, o MCMXLIX. Convertam-no para árabe e resolvem a “charada”.

Exacto: um ano, meus caros.  E qual? 1949.

Precisamente o atribuído à fundação do nosso clube: União Desportiva de Ponte de Frielas, que nasceu da fusão entre o Grupo Desportivo de Ponte de Frielas (1949) e o Romeira Social Clube de Recreio e Cultura (1967).

Do 1.º, herdou a data, o símbolo e a devoção a uma só modalidade desportiva, o futebol.

Do 2.º, o legado de um passado ecléctico, filantrópico até, dedicado não só à prática desportiva relacionada com as demais vertentes que deteve (federadas ou não), nomeadamente futebol, ténis de mesa, basquetebol, voleibol, atletismo, xadrez e damas, que incluiu não só a dinamização da actividade desportiva com especial ênfase para as crianças e jovens, como também a uma componente social no auxílio a pessoas/publicos desfavorecidos ou com mais dificuldades.

A União Desportiva de Ponte de Frielas confunde-se com a própria localidade que lhe dá nome e, volvidas mais de 6 décadas após o nascimento da 1ª agremiação que lhe deu corpo, continua, todos os anos, a receber e a formar atletas, passando por todos os escalões de futebol, incluindo escolas de formação e seniores femininos.

Clube humilde e "familiar" cuja existência e subsistência resulta duma conjunção de factores que se repartem, com maior ou menor peso e entre outros, na persistência, altruísmo, carolice e afeição dos respectivos dirigentes e demais funcionários da colectividade, atletas, treinadores, associados e simpatizantes, a quem o Bonjardim exerce uma especial empatia e atracção que só quem as vive e sente, as compreende.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

UDPF 5 - 0 Sociedade Recreativa Catujalense - Vitória sem contestação

Manhã de chuva e nevoeiro, que não revelou a presença de nenhum D. Sebastião. Nem foi necessário. Os nossos craques chegaram e bastaram para garantir a 5ª vitória consecutiva (7ª, contando com jogos não oficiais) no Campeonato Distrital da AFL.

Não obstante o resultado alcançado, a nossa equipa entrou para o período complementar da partida com a vantagem mínima, muito por fruto da muralha defensiva instalada no último terço do terreno adversário que, resistindo à toada, foi adiando o inevitável.

Os goleadores do dia foram: Henrique Lopes, André Filipe, Rodrigo Braga, José Maciel e Vasco Pereira.

Mantendo o ímpeto, a alma, e sempre revelando um querer muito forte e personalizado, os nossos jovens craques vão fazendo História e, por ora, já se instalaram, isolados, no 4.º lugar da classificação geral. Efémero? Talvez, mas neste momento é nosso. E merecidamente.

Desfrutem, rapazes.

Próximo embate: Clube Atlético e Cultural, actual 1.º classificado.

Força, equipa!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

UDPF 8 - 1 Atlético Clube Tojal - Jogo de treino

Ainda que de um jogo de treino se tenha tratado, foi a 6.ª partida seguida sem conhecer outra realidade que não seja a vitória, com 41 golos marcados e 7 sofridos.

Os marcadores foram os seguintes craques: Henrique Lopes (2), Gabriel Gonçalves (2), Miguel Loureiro, Gonçalo Gonçalves, Eduardo Evangelista.

A manter, artístas! Sintam-se desafiados.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Petroleum & futebol: Que relação?

Toda, meus caros. Numa palavra: dinheiro. Em duas? Muito dinheiro!

Sobretudo se nos referimos a países que constituem o chamado Médio Oriente, termo utilizado à área geográfica que circunda as partes leste e sul do Mar Mediterrâneo e que se estende até ao Golfo Pérsico. No caso, reportemo-nos ao Catar.

Nação próspera em crude refinado e gaz natural, sinónimo de muita capacidade financeira para aquisições de vulto no âmbito do desporto rei que, e sobretudo nas últimas 2 décadas, têm proliferado em clubes como, Al-Sailiya Sport Club, Al-Rayyan Sports Club, Al-Gharafa Sports Club, Al-Kagoy Tah Sports Club ou mesmo Al-Arabi Sports Club. Exemplos disso são nomes como Josep Guardiola, Gabriel Batistuta, Stefan Effenberg, João Tomás, Franck Lebœuf, Romário, Frank e Ronald de Boer, etc.

Exacto. Perspicazes, hein? Há portugueses em cena. O jogador que actualmente enverga a camisola do Rio Ave fez sucesso naquele país nos anos 2006/2007, tendo inclusivamente jogando em 2 dos clubes acima referenciados, marcando um total de 29 golos em 28 jogos. Nada mau para o Catar e região circundante ao Estreito de Ormuz.

Porém, razoável para a região de Ponte de Frielas e imediações da Ribeira de Frielas/Póvoa, quando confrontados aqueles números com os actuais dados estatísticos dos nossos craques: 72 golos marcados em 14 jogos. Média de 5,14 golos por partida, à razão de 4,23 tentos per capita!

São indicadores que tornam crível que a busca por jogadores portugueses talentosos, se estenda  novamente a ocidente, mais concretamente a território circunscrito ou adjacente à várzea de Loures, entre o km 4 e 5 da A8, região particularmente profícua no género.

Aos desatentos e ao contrário do que eventualmente possa parecer relativamente a todos os demais, o 4º clube acima referenciado, não existe. Não consegui resistir...

!ترحيب! دعم النجوم لدينا! نحن بحاجة إلى غرف تغيير الملابس الجديدة! أعود

Jogo de treino com o Atletico Clube Tojal

Amanhã, feriado da Imaculada Conceição, pelas 11.00, no nosso recinto desportivo.

Mantém-se o treino da tarde, às 18.10.

Cachecois ao alto... ou no pescoço que o frio aperta!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sport Clube Frielas 0 - 9 UDPF - Hegemonia total

Dia de berby na (ainda) freguesia de Frielas, cujos  5,63 km² de área começam a ser curtos para o talento da nossa equipa que, mais uma vez, demonstrou grande consistência e capacidade de finalização, sobretudo num piso sempre complicado como o do campo da Corredoura.

À semelhança do tem vindo a suceder nas últimas partidas, a pressão alta dos nossos craques logo à saída de jogo do adversário alicercou-se como uma das notas dominante do encontro, mantendo os oponentes afastados da nossa baliza praticamente toda a partida (recordo apenas um registo de livre e quase no final da partida), o que contribuiu em muito para a preponderância absoluta e para um jogo descansado no que reporta aos nossos guarda-redes de serviço.

Os goleadores foram Diogo Nobre (5 remates certeiros!), José Maciel, Henrique Lopes, Afonso Simão e Rodrigo Braga.

Em frente, rapazes! Próximo "nível": Sociedade Recreativa Catujalense.

Outros resultados e classificações no local do costume Zero Zero

UDPF 6 - 3 Grupo Sportivo de Loures - Jogo de treino

Como previsto, no passado dia 1, o Bonjardim acolheu o jogo de treino da nossa equipa contra o vizinho Grupo Sportivo de Loures, numa partida onde a nossa formação contou - e bem - com a utilização de jogadores habitualmente menos utilizados, nomeadamente ao nível do campeonato distrital da AFL.

Apesar de se tratar de um jogo de treino, a partida contou com bons momentos de futebol de parte a parte, quer no plano colectivo, quer no individual, sendo que a supermacia da nossa equipa nunca foi colocada em causa.

Saliente-se, que a formação adversária que se deslocou ao complexo desportivo do Bonjardim, não será a mesma que iremos defrontar na 12ª jornada, até porque, praticamente à mesma hora deste jogo, decorria em Loures o jogo em atraso da 1ª jornada e que opunha o Grupo Sportivo de Loures e a Sociedade Musical e Desportiva de Caneças.

Os nossos marcadores de serviço foram Diogo Nobre (3), André Filipe, Rodrigo Braga e Miguel Loureiro.

Força, equipa!