sexta-feira, 29 de julho de 2011

Belém Cup 2011 [18 a 25.06.2011]

A convite do Clube de Futebol "Os Belenenses", organizador e anfitrião da 1ª edição da Belém Cup, a participação da nossa equipa constituiu - ao contrário do que muitos podiam prever - um autentico sucesso desportivo, sagrando-se campeã no respectivo escalão, tendo ainda a respectiva claque ganho o título de "Melhor Claque" (diga-se, em abono da verdade, merecidamente!).

A nossa equipa destacou-se desde logo pela humildade que a caracteriza e, mais concretamente, pelo sentido prático do jogo pelo jogo.

Integrada na Série B - Associação Futebol de Lisboa, teve como oponentes as seguintes equipas: Lusitano Ginásio Clube, Sporting Clube de Linda-a-velha, Clube de Futebol da Trafaria, Clube Futebol Benfica e Clube de Futebol "Os Unidos".

O regulamento da prova previa que as equipas de cada série, na 1ª fase, jogassem entre elas (a uma só mão), sendo os 1.ºs e 2.ºs classificados de cada série apurados para a 2ª fase, constituída pelas meias-finais "Super Campeões" e os 3.ºs e 4.ºs para a as meias-finais "Campeões". Os 5.ºs e 6.ºs classificados, foram automaticamente excluídos.

Desta forma, os resultados da UDPF foram os seguintes:

UDPF 7-1 Clube de Futebol "Os Unidos (dia 18);

UDPF 4-0 Clube Futebol Benfica (dia 19);

Sporting Clube Linda-a-velha 6-0 UDPF (dia 22);

Clube Futebol da Trafaria 3-5 UDPF (dia 23);

Lusitano Ginásio Clube 2-0 UDPF (dia 24).


Desta forma, volvida a 1ª fase, garantem o 3.º lugar da série e respectivo acesso à meia-final Campeões e cujo oponente foi o Grupo Desportivo e Cultural do Alvito (dia 24, à tarde). Num jogo muito disputado e de resultado oscilante que, no final do tempo regulamentar, registava um 4-4, a derradeira carga dramática surgiu na marcação das grandes penalidades, onde os nossos atletas se superiorizaram alcançando o acesso à final Campeões por 3-1.

A final (dia 25), curiosamente, ditou o confronto contra o Clube Futebol da Trafaria, ao qual já haviamos ganho na 1ª fase e ao qual voltariamos a vencer por 3-2, noutro jogo impróprio para cardíacos, onde o tento vencedor foi alcançado mesmo ao cair do pano! É verdade que qualquer das equipas podia ter vencido o jogo, porém, aquela "estrelinha" que tantas vezes nos escapuliu durante a época, ficou-nos reservada para o último jogo... e de que maneira!

2.º Torneio de Futebol 7 das Escolas UDPF - Benjamins Sub. 11 [28.05.2011]

A 2.ª edição do Torneio de Futebol 7 das Escolas UDPF foi disputada em formato de campeonato a uma só mão e contou com a presença de 4 equipas, designadamente a União Desportiva de Ponte Frielas, a Associação Desportiva Bobadelense, o Atlético Clube do Tojal e o Sport Clube de Frielas.

Num dia que começou e acabou com chuva, os nossos atletas prestigiaram elevadamente o emblema que aconchegam ao peito: 3 jogos, 3 vitórias, 0 golos sofridos, arrecadando assim o merecido 1.º lugar, à semelhança do sucedido aquando da 1.ª edição da prova.

Os resultados foram os seguintes:

UDPF 1-0 Associação Desportiva Bobadelense

Sport Clube Frielas 4-1 Atlético Clube Tojal

Associação Desportiva Bobadelense 2-1 Sport Clube Frielas

Atlético Clube Tojal 0-2 UDPF

Associação Desportiva Bobadelense 2-5 Atlético Clube Tojal

UDPF 2-0 Sport Clube Frielas

Classificação final:

1.º UDPF, 2.º Sport Clube Frielas, 3.º Atlético Clube Tojal e 4.º Associação Desportiva Bobadelense.

Na atribuição dos prémios individuais, destacaram-se:

Melhor Jogador do Torneio - Afonso Mariano (União Desportiva Ponte de Frielas)

Melhor Marcador do Torneio - Diogo Nobre (União Desportiva Ponte de Frielas)

Melhor Guarda-redes do Torneio - Gonçalo Ferreira (Atletico Clube do Tojal)

Taça Disciplina - Associação Desportiva Bobadelense

Rescaldo Época 2010/2011

No computo geral, poder-se-á afirmar que a época transacta teve um saldo muito positivo, pese embora a equipa não tenha tido a estrelinha da sorte na 1ª fase do campeonato distrital da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), cujo resultado condicionou sobremaneira a classificação final que se pautou por um 98.º lugar, num total de 109 equipas participantes. Não obstante este resultado final, na 2ª fase do mesmo alcançou o 1.º lugar e na 3ª fase o 2.º.

À parte da classificação final atingida na prova organizada pela AFL, no decurso da época a equipa participou em mais três provas, tendo atingido um desempenho brilhante em duas delas, nomeadamente no 2.º Torneio de Futebol 7 das Escolas UDPF (vencedor) e na Belém Cup 2011 (campeão na respectiva categoria).

Notou-se que o desempenho dos jogadores foi crescendo, sobretudo ao longo da segunda metade da época, com uma fluidez de jogo mais assertiva, mais sólida, aliadas a um cada vez mais melhorado entrosamento entre colegas.

Apesar das muitas saídas de atletas, a cuja idade obriga à passagem de escalão (Infantis), espera-se que a época que se avizinha, à semelhança da transacta, nos reserve grandes momentos de convívio e, claro, de futebol!

Plantel Época 2010/2011



Em cima:
Fábio Almeida (treinador), Miguel Simão (18, avançado), Miguel Sanches (16, avançado), Afonso Simão (11, defesa), Hugo Marques (8, defesa), Diogo Nobre (17, médio), Ruben Rodrigues (14, médio) e Tiago Serôdio (Treinador Adjunto).

Em baixo:
Rodrigo Braga (6, médio), João Almeida (1, guarda-redes), Vasco Pereira (9, médio), Filipe Pedro (7, médio), Diogo Alves (10, médio) e Miguel Passos (12, guarda-redes).

Para além dos indicados, faça-se ainda a justa referência a mais três atletas não presentes na foto designadamente, Tomás Ferreira (19, defesa), Ricardo Silva (13, defesa) e Afonso Mariano (15, defesa), bem ainda de mais dois elementos da equipa técnica, nomeadamente ao Sr. Félix (Treinador Guarda-redes) e ao Sr. Horácio Almeida (Director).